sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ainda em fase experimental, grupamento da Guarda Municipal de Petrolina já contabiliza números importantes


Ainda em fase experimental, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), mais novo grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, já contabiliza números importantes. A ideia da formação do grupo é de que agentes com treinamento diferenciado possam atuar no policiamento municipal de forma especializada e integrada ao Sistema de Segurança Pública Municipal. Em apenas quatro meses, a ROMU já participou de 596 operações relacionadas à segurança pública.
Desse total, foram registradas, entre a segunda quinzena de setembro de 2017 e quarta semana de janeiro deste ano, 391 abordagens e 115 boletins de ocorrência com 68 pessoas detidas. Entre os materiais apreendidos estão 29 trouxas de maconha, 123 pedras de crack, 24 gramas de cocaína, 9 facas, 3 bicicletas, 1 aparelho de som e 1 estilete. Foram 90 incursões em apoio à Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e a participação em ações de segurança institucional, a exemplo da escolta de autoridade, além do apoio à diversas secretarias, órgãos e entidades do município.


Destaque também para a atuação da ROMU em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas operações ‘Finados’, em novembro do ano passado, e ‘Rodovida’, que segue até depois do Carnaval para garantir a segurança de condutores que trafegam pelas rodovias federais que cortam a cidade. Outro relevante trabalho em conjunto foi o combate ao furto de água no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
ROMU

A ROMU iniciou seu trabalho no dia 14 de setembro de 2017, com uma proposta de realizar um trabalho de ronda ostensiva e preventiva em Petrolina. Contando com um efetivo de 20 guardas civis municipais especialmente selecionados para a atividade, atua no policiamento municipal em situações diferentes do patrulhamento preventivo, a exemplo de conflitos familiares e repressão ao tráfico de drogas. A ROMU dispõe de sete viaturas, sendo uma picape e seis motocicletas. (fotos/divulgação) (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...