quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DCM SELECIONA OS 11 MELHORES MOMENTOS DO DEPOIMENTO DE LULA A MORO

Reprodução

Do DCM – Abaixo, os 11 trechos imperdíveis do depoimento:
  1. “Conheço o Palocci bem. O Palocci, se não fosse um ser humano, seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade.”
  2. “O Palocci é médico, é calculista, é frio.”
  3. “Fiquei vendo o Palocci falar. Ele inventou a frase de efeito ‘pacto de sangue’. Ele fez um pacto de sangue com os delatores, com os advogados deles e talvez com o Ministério Público. Porque ele disse exatamente o que o powerpoint queria que ele dissesse.”
  4. “Há muito tempo eu leio, escuto, converso com advogado e fico sabendo: todo mundo que é preso, a primeira pergunta é: E o Lula? Você conhece o Lula? O Lula estava lá? Diga alguma coisa do Lula”.
  5. “Não tenho raiva do Palocci, eu tenho pena dele. Porque o Palocci é um quadro político excepcional, do qual esse país não tem muitos.”
  6. “O instituto tem o meu nome, mas eu não sou diretor. Eu sou presidente de honra. O dia em que o senhor for nomeado presidente de honra de alguma coisa, você vai perceber que não vale nada ser presidente de honra, tá?”
  7. “Vocês do Ministério Público Federal viraram reféns da imprensa. Todo dia tem 20, 30 minutos de noticiário com denúncias infundadas contra mim nos telejornais”.
  8. “O que me deixa pasmo, doutor Moro, é que eu estou sendo acusado do segundo prédio que eu não requeri, que não é meu, que eu não aceitei, como se fosse meu. O MP vai querer encontrar uma rota de fuga, para saber como eles vão sair da encalacrada em que se meteram.”
  9. “Se o senhor lê o jornal O Globo… aliás, o senhor se baseia muito no Globo. O senhor cita o jornal O Globo 15 vezes e não cita… acho que cita cinco testemunhas minhas que vieram aqui”.
  10. “Olha, eu não uso e-mail, porque não uso computador por segurança, tá? Tinha um presidente da República que dizia assim: ‘se você quiser fazer as coisas e não quiser ser bisbilhotado por ninguém, não fale por telefone e não converse em restaurante. Caminhe com a pessoa e vá falando na estrada’. 
  11. “Eu vou terminar fazendo uma pergunta ao senhor. Vou chegar em casa amanhã e vou almoçar com oito netos e uma bisneta de seis meses. Eu posso olhar na cara dos meus filhos e dizer que vim a Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial?

Confira, abaixo, um dos trechos:


Blog do BILL NOTICIAS

LULA A MORO: POSSO OLHAR NOS OLHOS DOS MEUS NETOS E DIZER QUE PRESTEI DEPOIMENTO A UM JUIZ IMPARCIAL?

Reprodução

 Em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira, 13, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que é inocente das acusações e criticou a perseguição do Ministério Público Federal contra ele. 
"Eles [a força-tarefa da Lava Jato] inventaram que o triplex era meu porque 'O Globo' disse e não é, o senhor sabe disso. Agora, inventaram que o apartamento é meu, e não é, e eles sabem disso. Como inventaram a história do sítio, que é meu, e não é. Ou seja, três denúncias do Ministério Público por ilação, porque eles têm a ideia de transformar o Lula no power point deles", afirmou Lula. 
O ex-presidente disse que vai provar ser inocente e espera um dia receber desculpa do MPF. "Eu poderia ficar zangado, nervoso, mas eu quero enfrentar o Ministério Público, sobretudo a força-tarefa, para provar minha inocência. Eu só espero que eles tenham grandeza de um dia pedir desculpa".
Ao final do depoimento, Lula questionou a imparcialidade do juiz Sérgio Moro. "Posso olhar nos olhos dos meus netos e dizer que prestei depoimento a um juiz imparcial?", perguntou o ex-presidente. 
É a segunda vez que Lula presta depoimento como réu em um processo da Lava Jato conduzido por Moro. A acusação é sobre um suposto pagamento de propina por parte da construtora Odebrecht.
Segundo a denúncia, a empresa comprou um terreno para a construção de uma nova sede para o Instituto Lula. A empreiteira também teria comprado um apartamento vizinho ao que o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo (SP). O imóvel é alugado desde 2002 e abriga, principalmente, os seguranças que fazem a escolta de Lula.(247).
Assista a trechos do depoimento de Lula: 


Blog do BILL NOTICIAS



Família procura estudante de enfermagem desaparecida em Jaboatão

Andressa Santos, 18 anos, saiu de casa, no último sábado (9), dizendo que iria numa lan house e não voltou mais

Andressa Santos, 18 anos, desapareceu no último sábado (9)
Andressa Santos, 18 anos, desapareceu no último sábado (9)Foto: Cortesia/Whatsapp


Wellington à esquerda, Andressa no meio e Lucivânia à direitaWellington à esquerda, Andressa no meio e Lucivânia à direitaFoto: Cortesia/Whatsapp


Andressa e a mãe, Lucivânia
Andressa e a mãe, LucivâniaFoto: Cortesia/Whatsapp






Familiares procuram por uma jovem de 18 anos desaparecida desde sábado (9), no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Wellington Faustino Silva, padrasto da garota que se chama Andressa Santos, informou que ela saiu de casa por volta das 18h, dizendo que iria a uma lan house, próxima à residência, para uns imprimir trabalhos e não voltou mais. "Ela saiu toda arrumada, com identidade e mais de R$100,00", contou.

A desaparecida é estudante de enfermagem, mora com sua mãe, padrasto e irmão mais novo. Segundo o padastro, após o sumiço, um colega de sala de Andressa comentou que a jovem estava agindo de maneira estranha na última quarta-feira (6). "Ela sempre volta com uns colegas para casa quando larga do curso, e um colega dela me disse que, ao invés de desembarcar na estação de Cajueiro Seco, ela desceu duas estações antes, no Monte dos Guararapes, e ficou lá esperando alguém", relatou Wellington.

Leia também:
Vendedor desaparecido é achado em hospital após surra em assalto
Adolescentes desaparecidas em Jaboatão são encontradas em Carpina
Universitário recupera filhote de pitbull que estava desaparecida

Ao tentar contato, a família percebeu que a estudante deixou o celular em casa. O padrasto relata que adolescente é calma, não tem namorado e não passou por relacionamentos conturbados. A mãe de Andressa, Lucivânia Santos, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Prazeres. Quem tiver informações pode ligar no celular de Lucivânia (81) 98833-5075 ou de Wellington (81) 98765-9821. (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

FORTALECIDO, JANOT DENUNCIARÁ TEMER POR OBSTRUÇÃO E QUADRILHA


Depois de ser derrotado por unanimidade no pedido de suspeição contra o procurador-geral Rodrigo Janot, Michel Temer será denunciado nesta quinta-feira por organização criminosa e obstrução judicial.
A peça tem de mais de 200 páginas e a previsão é que seja apresentada até o fim da tarde desta quinta-feira e também deverá ser denunciada toda a cúpula do PMDB.
Temer já foi carimbado como chefe do quadrilhão do PMDB e beneficiário de propinas de R$ 31,5 milhões pela própria Polícia Federal. Do quadrilhão, já foram presos Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves. Estão soltos Eliseu Padilha e Moreira Franco, porque têm foro privilegiado.
Nessa parte da acusação, o delator Lúcio Funaro afirma que vendeu seu silêncio ao empresário Joesley Batista, que gravou Temer pedindo que essa operação de obstrução judicial fosse mantida.
Rejeitado por 97% dos brasileiros, segundo pesquisa Vox Populi, Temer terá que reabrir o balcão de compra e venda de deputados para se manter no poder.
Nunca, em toda a sua história, o Brasil viveu uma situação tão vexatória, sendo comandado por um ocupante da presidência que é acusado de vários crimes após conquistar o poder por um golpe.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, construtores deixam os proprietários do condomínio ´Morada Nobre`, desamparados e sem moradia”, diz empresário em artigo

Resultado de imagem para denuncia

O empresário, Joselito Brandão, denúncia que os moradores do Edifício Morada Nobre, na Cidade de Petrolina, tomaram ciência através de comunicado da Defesa Civil do município, que o prédio corre risco de desabamento, por vícios de construção. A situação se arrasta já há alguns meses e os moradores buscam uma possibilidade de acordo com os construtores.
O empresário Joselito Brandão é um dos prejudicados, ele aponta como responsáveis pela obra, os construtores: WALTAIR DIAS (TATA); PAULO JOSMAR (ENGENHEIRO DA OBRA); SR. ISNARD CAVALCANTI e ALEXANDRE MENDES, que no ano de 2010, venderam oito Apartamentos do Condomínio Morada Nobre, a Empresários, Profissionais Liberais e Servidores Públicos, e poucos anos depois de estarem alojados, começaram a aparecer “Problemas na Estrutura do Prédio”.
No mês de janeiro de 2017, houve uma reunião dos proprietários dos apartamentos com os construtores/vendedores, e os advogados das duas partes.  Os construtores assumiram o compromisso de pagarem aluguéis de imóveis, como também despesa de mudanças e instalações, enquanto o problema fosse solucionado. Resultado, eles pagaram apenas o primeiro mês dos aluguéis, não pagaram as despesas, e mandaram que procurássemos entrar na justiça que não iriam mais assumir nada.
Com o imbróglio anunciado, os moradores encaminharam comunicação ao Ministério Público, ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de Pernambuco e aos Bancos que operam crédito para os construtores responsáveis, sem ter recebido qualquer posição desses órgãos, esperando que medidas sejam adotadas para assegurar a reparação aos moradores, bem como o impedimento de novas construções que coloquem pessoas em risco.
E diante da impossibilidade de acordo, bem como sem qualquer atenção dos órgãos procurados, os moradores ingressaram com ação judicial, tendo os processos sido distribuídos para a 3ª Vara Cível da Comarca de Petrolina com Audiência prevista para o dia 25 de setembro.
O prédio foi construído no ano de 2010 no modelo caixão, sem vigas estruturais, sendo que os construtores se utilizaram de blocos de vedação ao invés de blocos estruturais, como determinam as normas técnicas de segurança. Os construtores são investidores, no ramo imobiliário em Petrolina, que agora terão que responder ao processo judicial.
Os moradores estão desalojados de suas moradas há mais de 60 (sessenta) dias, morando em apartamentos alugados, sem assistência dos construtores, alguns pagando inclusive prestações de financiamento para aquisição do imóvel. (C.Geral).
Por Joselito Brandão, empresário

Blog do BILL NOTICIAS

Salvação de Temer na Câmara já não é segura

REUTERS/Adriano Machado

A flecha de Janot será grossa ou fina?  Disso também vai depender o resultado da apreciação da segunda denúncia contra Temer pela Câmara. Muitos deputados estão insatisfeitos com o governo pelo descumprimento de promessas feitas para a rejeição da primeira denúncia.   Janot se enfraqueceu com a crise da delação da JBS mas saiu fortalecido ontem, com a derrota de Temer no Supremo, na arguição de sua suspeição.  Se o novo libelo acusatório for consistente, desta vez  a denúncia tem chances de ser acolhida. Se a votação fosse ontem, o governo já não teria os 263 votos obtidos em 2 de agosto. 
Esta a era conversa que animava as rodas de deputados na noite de ontem, no plenário, no café e no fumódromo, enquanto se arrastava o esforço para a aprovação de uma reforma eleitoral  baseada na adoção do voto distritão misto e do fundo eleitoral.
A denúncia de Janot deve ser apresentada de hoje para amanhã.  Na prática, ele foi liberado pelo STF a fazê-lo, na medida em que o plenário, depois  de rejeitar o pedido de sua suspeição apresentado pela defesa de Temer, adiou para quarta-feira próxima a decisão sobre o segundo pedido de Temer. O de que o STF imponha uma  “suspensão prévia” de qualquer denúncia contra Temer, até que haja uma decisão sobre a validade das provas colhidas no âmbito da delação da JBS. E isso depende da conclusão das investigações sobre as negociações do acordo e a participação que nelas teve o ex-procurador Marcello Miller.  Janot  apresentará a denúncia e passará o cargo a Raquel Dodge na segunda-feira, 18. A peça será recebida pelo STF mas só depois da quarta-feira será tomada, possivelmente pelo relator da Lava Jato, ministro Luiz Fachin, a decisão de enviá-la ou não à Câmara. Se houver o acolhimento do pedido de “suspensão prévia”, ela ficará retida no Supremo. O mais provável, entretanto, é que o Supremo imponha nova derrota a Temer,  rejeitando este pedido de “suspensão prévia”. Fachin estará então liberado para enviar a denúncia à Câmara.
E aí, começará tudo de novo mas agora em outras condições. Foi de um deputado da base governista que ouvi a seguinte avaliação: a insatisfação agora é grande, não pagaram o que prometeram e agora já não têm espaço fiscal para fazer novas promessas.
De um tucano, ouvi que a bancada continua dividida mas que pode ter crescido o número dos que estão dispostos a votar pelo acolhimento da denúncia. Em dois de agosto, 22 votaram com Temer, e 21 contra.
Mas para que a licença seja concedida, Temer seja processado e em decorrência afastado do cargo, diz outro governista aborrecido, a flecha de Janot precisa ser grossa e rombuda. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Frente Parlamentar em Defesa da Chesf participará de audiência pública em Petrolina


Deputado Lucas Ramos
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participará da audiência pública marcada para esta quarta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Petrolina que irá discutir os efeitos da privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco na utilização dos recursos do Velho Chico.
“Vender a Chesf é vender o São Francisco. Não podemos deixar que a companhia vá para as mãos da iniciativa privada, colocando o controle do rio nas mãos de empresários e pondo em risco os usos múltiplos das águas”, argumenta Lucas. “Trata-se de um patrimônio de todos os brasileiros e que tem papel fundamental para o desenvolvimento do Nordeste”, avalia.
O parlamentar defende que a proposta seja amplamente debatida. “É um tema que deve ser discutido com a sociedade, em especial nos municípios que necessitam diretamente dos recursos do rio, como Petrolina”, afirma. A audiência pública foi convocada pelos vereadores Cristina Costa (PT) e Paulo Valgueiro (PMDB) e terá início às 9h. Ascom,(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Hospital Dom Malan/IMIP: Há 86 anos cuidando da saúde das pessoas


Nesta quarta-feira (13 de setembro), o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina completou 86 anos a serviço da população usuária do SUS do submédio São Francisco. São mais de oito décadas fazendo parte da vida e da história de muitas famílias que pela unidade passaram, e anos a fio cuidando da saúde das pessoas.
Tudo começou lá atrás, em 1931, quando o Dom Malan surgiu como hospital geral integrando a rede estadual de saúde de Pernambuco. Apenas em 2008 essa realidade mudou e já sob a gestão do IMIP Hospitalar passou a cuidar exclusivamente da saúde da mulher e da criança, como permanece até hoje.
Durante essa trajetória muitos momentos não foram fáceis e as dificuldades ainda existem por se tratar de um hospital de referência para 53 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). “O Dom Malan sempre trabalhou acima da sua capacidade resolutiva e atualmente essa realidade não é diferente. Mas, nós temos superado os problemas com muita vontade de oferecer a melhor assistência dentro das nossas possibilidades e acredito que temos conseguido”, reflete o superintendente Etiel Lins.
Não há dúvidas quanto à importância da unidade de saúde materno-infantil. Mesmo depois de tantos anos, o HDM/IMIP ainda é o único hospital público a contar com uma UTI neonatal e pediátrica, UTI materna (única do interior do nordeste) e um Banco de Leite Humano (Biama). Além disso, o Dom Malan também é bom de bater recordes. Em Pernambuco, é reconhecidamente a maternidade que mais faz partos, com 7.282 realizados somente no ano passado.
Ainda em números, outros indicadores merecem destaque para uma boa visualização dos serviços prestados. Em 2016, foram contabilizados 77.996 atendimentos ambulatoriais, 116.066 atendimentos de urgência e emergência, 12.903 internações, 288.494 exames laboratoriais, 23.821 exames de imagem, 5.194 cirurgias de urgência e 1.062 cirurgias eletivas. Tudo isso realizado dentro de uma estrutura que dispõe de 255 leitos, divididos entre o alto risco, maternidade, ginecologia, berçário, alojamento canguru e pediatria.
“Nós temos um complexo de saúde aqui dentro e muitas pessoas nem sabem disso. Somos um Hospital Amigo da Criança reconhecido pelo Unicef; estimulamos e apoiamos a prática da amamentação, inclusive com a implementação dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; promovemos o cuidado humanizado com a mulher; criamos protocolos próprios e instalamos a comissão de investigação de óbitos, que nos ajudaram a diminuir os índices de morte materna e neonatal; prestamos serviços de oncologia hospitalar adulto e infantil e mantemos um dos melhores programas de residência de Pernambuco, cita Etiel como exemplos positivos.
Por tudo isso, os 86 anos do Hospital Dom Malan precisam ser comemorados e compartilhados com a sociedade. “A gente deve dar o devido valor a essa instituição, que é pública, presta um grande serviço às famílias e faz parte do dia a dia de centenas de usuários. O nosso desejo de aniversário é que o Dom Malan permaneça firme na sua missão de garantir, de forma inovadora e sustentável, assistência à saúde materno-infantil com qualidade, de forma humanizada, integrada ao ensino e à pesquisa, contando com o empenho e a satisfação de todos os colaboradores”, finaliza o superintendente. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS


Procurador Janot 9 x 0 Presidente Teme

Resultado de imagem para janot e temer

Bernardo Mello Franco – Folha de S.Paulo
Às vésperas de virar alvo da segunda denúncia, Michel Temer sofreu uma dura derrota no Supremo. Por unanimidade, a corte negou o pedido para afastar Rodrigo Janot das investigações que o envolvem. O procurador venceu o presidente de goleada: 9 a 0.
A defesa queria que Janot fosse declarado suspeito por “ausência de imparcialidade”. Se o tribunal aceitasse a tese, os dois inquéritos contra Temer iriam para as calendas. Assim, ele não teria mais motivos para se preocupar com a Lava Jato.
O advogado Antônio Cláudio Mariz disse que seu cliente “quer trabalhar, mas não consegue”, porque “a cada momento uma nova denúncia aparece”. Ele ainda acusou a imprensa, a culpada de sempre, de “dar eco para propagar o mal” contra Temer.
“Deixem-no em paz!”, suplicou o causídico, antes de dizer que as acusações de corrupção têm causado grande “sofrimento” ao presidente, à mulher e a um “irmão doente”.
Se a ideia era arrancar lágrimas, não funcionou. Os nove juízes presentes ouviram o discurso sem demonstrar qualquer emoção. O ministro Gilmar Mendes, que costuma se sensibilizar com os dramas de Temer, preferiu não aparecer para votar.
“Os fatos descritos não configuram causa de suspeição”, resumiu a ministra Rosa Weber. “O presidente não foi o alvo exclusivo do procurador. Outros partidos e outros políticos foram igualmente atingidos”, endossou Ricardo Lewandowski.
A sessão ganhou tom de desagravo ao procurador. “Não posso deixar de reconhecer a atuação responsável, legítima e independente de Janot, que tem exercido a chefia do Ministério Público com grande seriedade”, disse o decano Celso de Mello.
Os elogios não livram Janot de explicar melhor as relações suspeitíssimas entre seu ex-auxiliar Marcello Miller e a JBS. Mesmo assim, o procurador venceu de lavada. Para Temer, fica um lembrete: a vida pode ser mais difícil quando os julgadores não trocam votos por cargos e emendas.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

ONTEM, CHEFE DE QUADRILHA. HOJE, TRAIDOR. E AÍ, TEMER?



Terça-feira, 12 de setembro de 2017: a Polícia Federal retrata Michel Temer como o chefe de uma organização criminosa que há anos assalta o Brasil. As propinas pagas a Temer somariam R$ 31,5 milhões (saiba mais aqui).
Quarta-feira, 13 de setembro de 2017: o delator Lúcio Funaro confirma um segredo de Polichinelo, o de que Temer conspirou dia e noite contra a presidente legítima e honesta Dilma Rousseff, manchando a República e história do Brasil (saiba mais aqui).
Quinta-feira, 14 de setembro de 2017: Michel Temer será denunciado por obstrução judicial e organização criminosa pelo procurador-geral Rodrigo Janot, mantido à frente do seu caso por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (saiba mais aqui).
Ontem chefe de quadrilha, hoje traidor, amanhã denunciado. Eis a realidade vivida por Temer.
Em qualquer país do mundo, como disse o ex-ministro Joaquim Barbosa, Temer já teria renunciado ou sido expulso da presidência que usurpou.
Mas como controla um parlamento apodrecido, ele vai se mantendo no poder.
Se tivesse um pingo de dignidade, como escreveu Tereza Cruvinel, ele renunciaria agora (saiba mais em De quantas denúncias Temer precisa para renunciar?).(247).

Blog do BILL NOTICIAS

STF AFASTA CINCO CONSELHEIROS DO TCE DE MATO GROSSO

Divulgação

Do Mídia News - O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado: Antônio Joaquim, José Carlos Novelli, Valter Albano, Sérgio Ricardo e Valdir Teis.
Eles também são alvos de busca e apreensão, suspeitos de receberem dinheiro de propina do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).
A Polícia Federal continua a cumprir mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos conselheiros; os funcionários do TCE-MT foram dispensados do expediente.
A expectativa é que os agentes continuem na sede do TCE-MT até o final da manhã.
Em delação premiada, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) acusou o conselheiro José Carlos Novellli, do Tribunal de Contas do Estado, de pedir R$ 53 milhões em propina, em 2012, para não prejudicar o andamento de obras do programa MT Integrado, de pavimentação de rodovias.
Em delação homologada pelo STF, Silval disse que o dinheiro seria dividido entre Novelli e os quatro conselheiros que são alvos da PF nesta quinta.
Segundo o ex-governador, o conselheiro exigiu a assinatura de 36 notas promissórias, como garantia do pagamento da propina.
De acordo com o que relatou ao Ministério Público Federal, a propina aos conselheiros seria paga por meio de contratos do Governo com a empresa Gendoc Sistemas e Empreendimentos Ltda.
Apenas um dos contratos com a empresa era no valor de R$ 50 milhões, e tinha como objeto a digitalização, arquivamento e acondicionamento de documentos, como publicações no Diário Oficial do Estado.
Silval relatou que entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões teriam sido pagos em propina pela Gendoc - outros R$ 15 milhões foram pagos a partir de uma desapropriação no bairro Renascer, em Cuiabá.
O ex-governador disse ainda que a negociação com o TCE-MT teria sido intermediada pelo ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, e pelo deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), que também teriam recebido propina. Bezerra teria recebido R$ 1 milhão no esquema.
Silval disse que 2014 houve atraso nos pagamentos das propinas e o conselheiro Sérgio Ricardo, atualmente afastado do TCE-MT, paralisou as obras.
O ex-governador teria prometido que o restante da propina seria pago aos conselheiros até o final de 2014, por meio de uma suplementação no duodécimo ao Tribunal de Contas.
Segundo ele, na decisão que paralisou as obras, o conselheiro apontou irregularidades no MT Integrado e, em seguida, foi feito um TAC para o reinício das obras.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Câmara de Olinda faz vistorias em postos de saúde

Queixas vão da falta de limpeza à segurança e estrutura precária
Exames com resultado positivo ainda não haviam sido entregues
Exames com resultado positivo ainda não haviam sido entreguesFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco



Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Postos de saúde em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, passaram por vistorias na manhã desta quarta-feira (13) durante uma blitz realizada pela Câmara Municipal. 

A fiscalização é realizada por vereadores e enfermeiros, que também identificaram problemas na estrutura e na limpeza das unidades. Na USF Beira Mangue I e II, havia muita sujeira. A limpeza, segundo os funcionários, só acontece duas vezes por semana. No local, faltam materiais básicos para atendimento odontológico e também não possui profissional de odontologia. A coleta de sangue no local é realizada por técnicos em enfermagem. 

"Por coincidência, depois que a gente chegou, chegou um carro da prefeitura para reabastecer a parte da vacina (que estava faltando). O que a gente espera é que a população seja atendida e que a prefeitura tome providências", comentou o vereador Jesuíno Araújo.

Na Policlínica da IV etapa de Rio Doce, a maior reclamação é a falta de funcionários. Segundo os pacientes, só há uma despachante, que atua no período da manhã, para atender a população da área; e das comunidades vizinhas que reclamam da falta de materiais nos postos, como Paulista. Há também uma enorme área subutilizada na unidade. Quase metade da estrutura está fechada e abandonada, acumulando poeira e água, que atrai mosquitos da dengue. 

Outra reclamação é a falta de segurança na policlínica. Segundo os funcionários do local, moradores de uma comunidade próxima à policlínica tentam invadir a área abandonada e retiram as telhas do local. Na unidade de saúde, também foram encontrados remédios vencidos.

A dona de casa Nelma da Silva, que é paciente da Policlínica da IV Etapa de Rio Doce, se queixa da demora na entrega dos exames. "O resultado dos exames demora muito para sair. Tem muita coisa para mudar aqui. A gente espera qualidade no atendimento e não temos", comentou a dona de casa. 

A mulher também informou que já precisou comprar medicamentos para um parente dele poder ser atendido na unidade de saúde. "Faltou algodão. Meu tio fez cirurgia, precisou tirar os pontos e não tinha soro e nem algodão. Tive que sair para comprar", completou a dona de casa.

Exames de HIV e Próstata
Após a fiscalização, no fim da manhã da quarta (13), vereadores afirmaram ter encontrado uma caixa com exames realizados em 2016 e que ainda não haviam sido entregues aos pacientes, na Unidade de Saúde da Família (USF) Beira Mangue I e II, no bairro de Rio Doce. Alguns dos documentos apresentavam resultados positivos para câncer de próstata e HIV. No começo da noite, vereadores de Olinda procuraram a reportagem para retirar a denúncia de que havia resultados positivos para HIV, afirmando que existiam apenas para câncer de próstata.

Em nota enviada às 18h40 desta quarta ao portal FolhaPE, a Secretaria de Saúde de Olinda afirma que os exames encontrados na caixa não eram de resultados positivos para câncer de próstata e de HIV. São exames realizados em 2016 por pacientes que não foram buscar o diagnóstico até o momento. 

Ainda na nota, a Secretaria de Saúde informou que em casos de exames de HIV com resultado positivo, um agente comunitário de saúde vai até a residência do paciente e o convida a comparecer ao posto para receber as orientações devidas.

Sobre a questão da limpeza nesses locais, está em curso a contratação de profissionais de serviços gerais que irão atuar nas duas unidades. Segundo a pasta, a Policlínica da IV Etapa de Rio Doce estava com o processo administrativo atrasado e que foi destravado pela atual gestão, que já revisou e requalificou o telhado no local.

A secretaria disse que um projeto arquitetônico foi enviado para aprovação da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 700 mil, que irá melhorar a estrutura física do prédio. Outro convênio em parceria com o Ministério da Saúde também está em curso para a aquisição de novos equipamentos.

No que diz respeito à segurança no prédio, a Secretaria disse que vigilantes atuam 24 horas por dia no local.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Setembro Amarelo: Palestra na Facape debate valorização da vida


A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) promove no dia 18 de setembro (segunda) no auditório, às 19h, a palestra Setembro Amarelo: Valorização da Vida, Acolhimento e Prevenção. As inscrições podem ser feitas gratuitamente  pelo link https://www.even3.com.br/facapesetembroamarelo.
A palestra será ministrada pelos membros do grupo de suicidologia no Vale do São Francisco, Silvio Guimarães e Grace Barros e a coordenadora do Centro de Valorização da Vida em Petrolina (CVV) Francisca de Andrade. Participam ainda do evento a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Município, Ana Célia de Almeida Carvalho e a coordenadora do CAPS AD III, Walquíria Brito Pinheiro.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. No Brasil são 32 mortes por dia. A questão, que já se tornou problema de saúde pública e afeta também o Vale do São Francisco, é a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Atenta a estes índices, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape abraçou o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
Para o presidente da Facape, Antonio Habib, esta é uma temática que precisa ser debatida com seriedade. “Os números são alarmantes e é necessário quebrarmos o tabu e falar sobre suicídio. Precisamos estabelecer um sistema de prevenção e proteção a pessoas que estão em vulnerabilidade emocional  e a academia deve ser um local para abordar um assunto delicado, mas necessário”, destaca Habib. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Diretório regional do PMDB também decide fechar as portas para o senador FBC

Resultado de imagem para PMDB


Reunido nessa terça-feira(12), no Recife, o diretório regional do PMDB decidiu também fechar as portas para o ingresso no partido do senador Fernando Bezerra Coelho (ex-PSB).
A reunião foi presidida pelo vice-governador Raul Henry, também presidente do partido, que na véspera, em várias entrevistas que deu para rádios e jornais, confessou-se “indignado” pelo fato de o senador ter negociado com o presidente nacional da legenda, senador Romero Jucá, sua destituição do comando partidário.
Ao final da reunião, o diretório do PMDB divulgou a seguinte nota, intitulado “Exigimos respeito”:
A história do PMDB de Pernambuco começou em 1966, quando foi fundado como MDB. Nesses mais de 50 anos de trajetória, nosso partido caracterizou-se pela combatividade, pela resistência ao autoritarismo, pela postura republicana na relação com o patrimônio público e pela defesa dos interesses do povo.
A síntese dessa história e desses valores se materializa em um nome: o do ex-governador Jarbas Vasconcelos. Jarbas foi fundador do MDB e do PMDB. Foi também seu presidente estadual e nacional, companheiro leal do inesquecível Ulysses Guimarães. Sua vida é exemplo de coragem cívica, retidão de caráter, honestidade e espírito público. Por isso, para nós do PMDB de Pernambuco, Jarbas é mais que uma liderança, é um símbolo da nossa identidade política.
Nosso partido, seguindo sua índole democrática, sempre procurou cultivar, ao longo do seu caminho, um tratamento respeitoso com as lideranças políticas do estado e manteve-se aberto a todos que o quisessem integrar e defender suas bandeiras.
Não aceitamos, no entanto, a atitude indigna, traiçoeira, torpe e repulsiva daqueles que querem entrar no partido para promoverem uma intervenção em sua direção estadual e em sua orientação política.
Não admitiremos, jamais, a destituição de Jarbas Vasconcelos da direção política do PMDB de Pernambuco. A biografia e a liderança de Jarbas, reserva moral da vida pública do país, será defendida por nós incondicionalmente.
Não permitiremos que usurpem a nossa história de mais de 50 anos de luta e de resistência. Este diretório estadual foi eleito de maneira legítima e democrática. Dele, participam, sem distinção, todas as lideranças políticas que fazem o PMDB de Pernambuco, em todas as regiões do Estado.
O senador Fernando Bezerra Coelho ainda tem tempo para aprender a lidar com gestos de grandeza, elegância e generosidade, como foi o de Jarbas ao admitir seu acolhimento no partido. Aprender também que a nossa história é de lealdade, não de traição. De coerência, não de oportunismo. De decência, não de incorreção.
Por todas essas razões, exigimos respeito! Declaramos nosso irrestrito apoio a Jarbas Vasconcelos. E manifestamos à opinião pública do Estado nossa indignação e a disposição de lutar em todas as frentes para preservar a identidade, a história e o patrimônio político do PMDB de Pernambuco.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Após várias mortes por afogamentos, ‘Prainha’ na Orla de Juazeiro ganha placas informativas e terá guarda-vidas

(fotos/divulgação)
O local conhecido como ‘Prainha’, na Orla II de Juazeiro (BA), palco de várias mortes por afogamentos, agora tem placas informativas alertando as pessoas que utilizam o local para banho. Ontem (13), vereadores da cidade estiveram presentes na instalação dos equipamentos, que têm o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os riscos do local. O assunto já foi bastante discutido no plenário pelos representantes da Câmara Municipal.
Além dos vereadores Domingão da Aliança (PRTB), Joseílson Marcelino (PTB), anastácio (PCdoB), Gleidson Medrado (PSD), Bertinho de Carnaíba (PR), Agnaldo Meira (PCdoB) e Hélio (PCdoB), também acompanharam a instalação das placas os representantes da Secretaria de Turismo de Juazeiro, Corpo de Bombeiros e Marinha.
(fotos/divulgação)
Domingão da Aliança, que proferiu discurso na sessão ordinária da última terça-feira (12), ressaltou que “é de grande importância termos levantado, na Câmara de Vereadores, este assunto. Acredito que essas placas informativas colocadas aqui na prainha são um grande avanço para a conscientização. E agora vamos solicitar que o próprio Corpo de Bombeiro e a Secretaria de Turismo possam realizar trabalho de orientação durante os finais de semana, através de uma campanha educativa. A Câmara está sempre atenta e fiscalizando, este é o papel do vereador”, disse. O vereador perdeu um filho vítima de afogamento no mesmo local, no final do ano passado.
Salva-vidas
O vereador destacou que a prainha terá também a presença de salva-vidas. “A partir do próximo domingo esta área contará com dois guarda-vidas fazendo a segurança. A gente vai marcar uma reunião com o prefeito Paulo Bomfim, tenho certeza que ele vai ser sensível e contratar guardas civis capacitados para ficarem aos finais de semana e feriados nestas áreas de risco”, disse. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...