sábado, 9 de setembro de 2017

No México, sobre para 61 o número de mortos no maior terremoto em 32 anos

O terremoto de magnitude 8,1 ocorrido no litoral sul na noite de quinta-feira (7) foi mais forte do que um tremor devastador de 1985 (Foto: Reprodução)


Pelo menos 61 mortos, mais de 250 feridos e 159 municípios em estado de emergência é o saldo preliminar do terremoto que na noite da última quinta-feira (7) atingiu o México e uma parte da América Central.
De acordo com presidente Enrique Peña Nieto, 45 pessoas morreram em Oaxaca (sul), 12 em Chiapas (sudeste) e quatro em Tabasco (sudeste). As estimativas iniciais indicam que até 50 milhões de pessoas foram expostas ao terremoto no México e 37 milhões perceberam de maneira moderada ou forte.
A magnitude do terremoto, cujo epicentro ficou a 133 quilômetros ao sudoeste de Pijijiapan, em Chiapas, superou o que foi registrado em 19 de setembro de 1985 (de 8,1 na escala Richter). Embora não haja mortes ou danos maiores na capital, o som do alerta sísmico fez com que voltassem os fantasmas de 1985, quando milhares de pessoas morreram na cidade.
O Ministério do Interior emitiu uma declaração de emergência para 41 municípios do estado de Oaxaca. A região mais atingida pelo terremoto é a do Istmo de Tehuantepec, especialmente Juchitán.  As informações da Agência EFE, (waldineypassos).

Blog do BILL NOTICIAS

DIAS: POUCOS SERES HUMANOS SÃO TÃO DESAPEGADOS DE RIQUEZA MATERIAL COMO LULA

Ricardo Stuckert :

O governador do Piauí, Wellington Dias, colocou um sua página no Facebook, na noite de quarta-feira (6), nota de apoio ao ex-presidente Lula, após novo ataque dos investigadores da Lava Jato com base em suspeita delação do ex-ministro Antônio Palocci.
Enquanto o ex-ministro não acusou Lula, a força tarefa de Curitiba não aceitou fechar qualquer acordo com Palocci, que está preso por ordem do juiz Sérgio Moro, em Curitiba.
A nota do governador é a seguinte:
"Conheço o presidente Lula há muitos anos e, após tomar conhecimento do depoimento do ex-Ministro Antônio Pallocci - imagino as circunstâncias que o levaram a isto, afirmo que o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva é um homem digno. São poucos os seres humanos tão desapegados de riqueza material como ele. Reafirmo minha confiança na inocência de Lula. Quero acreditar na Justiça deste país e espero que, de forma apartidária, seja garantido o respeito à Constituição Brasileira sem paixões, preconceitos e ódio.(247).
Por fim, também espero que a verdade seja reposta.
Wellington Dias
Governador do Estado do Piauí".

Blog do BILL NOTICIAS

FILME SOBRE A LAVA JATO FRACASSA NOS CINEMAS

Divulgação

A estréia do polêmico filme sobre a Operação Lava Jato, no dia 7 de setembro, foi marcada pelo silêncio nas redes sociais e na imprensa. Segundo informações preliminares, a bilheteria deste fim de semana prolongado promete um retumbante fracasso.
Segundo o jornal paranaense Gazeta do Povo, o filme estreou em 16 salas de Curitiba e contou com uma média de 60 pessoas por sessão, "sem a lotação esperada".

Parece que, neste caso, considerando as últimas reviravoltas da política brasileira, a vida tem sido bem mais interessante, do que a sua dramatização, mesmo com toda a propaganda da "Lava Jato – Polícia Federal, a lei é para todos".
​Parece que mesmo a internet, sempre rápida em proporcionar um impressionante volume de comentários e conteúdos, teve dificuldade em reagir à peça, acusada de propaganda política por uns, e comemorada por outros.
De todo modo, o fraco desempenho da película nos cinemas foi notado, por enquanto, com bastante parcimônia.
​Como era de se esperar, os políticos alinhados ao atual governo aplaudiram a peça.
​E as principais figuras da oposição ao Temer e alinhados de alguma forma ao PT não pouparam críticas.
​Os memes, certamente, não devem demorar a chegar. Se o filme for visto por um número suficiente de pessoas.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Os Frias, da ditabranda à democradura


Os Frias nunca tiveram uma boa relação com a democracia. Em 1964, no momento mais importante da história do Brasil até aquele momento, participaram da preparação e apoiaram o golpe militar que liquidou tudo o que havia de democracia no pais.
Instalada a ditadura e destruída a democracia, a empresa dos Frias protagonizou um dos mais escandalosos crimes de conivência da mídia privada com o terrorismo de Estado, ao emprestar carros com o nome da empresa para que as ações de perseguição dos que lutavam contra a ditadura estivesse disfarçada e pudesse agir com maior impunidade, prendendo e levando à tortura e à morte a militantes da democracia.
Crime que deveria ter sido apurado e gerado processo de violação dos direitos humanos, mas que foi banido pela anistia que os militares impuseram, para se livrar de todos os crimes cometidos.
No fim da ditadura, para limpar a imagem da empresa, ela passou a pregar a transição democrática e a campanha pelas diretas. Foi o momento de prestigio da empresas, que durou pouco, porque em seguida ela se jogou com tudo no governo neoliberal de FHC.
A empresa criou um suplemento chamado A era FHC, acreditando que o pais seria outro, muito melhor, com o seu candidato preferido. Um suplemento que foi desaparecendo aos poucos, sem nunca confessar que era uma era de continuidade com a de Collor e que não mudaria nada no Brasil.
Nas bastasse o fracasso do seu candidato preferido e as derrotas do seu colunista, José Serra, veio o triunfo de Lula. Aquele que o editor da Folha acreditava que não poderia ser presidente do Brasil se não soubesse falar inglês e recebeu a resposta devida do Lula, nas palavras e no governo de maior sucesso da história do país.
Com Lula a empresa se enxovalhou definitivamente, porque não poderia aceitar o sucesso de um governo dirigido por um dirigente sindical, do PT, imigrante nordestino. A elite paulista se sentia derrotada e desmoralizada e teve na empresa seu órgão de resistência ao maior processo de democratização social que o Brasil havia vivido.
Tentaram desmoralizar o Lula, apoiaram acusações sem fundamento, publicaram mentiras sobre o Lula, a Dilma e o PT, mas foram sempre derrotados democraticamente pelo povo brasileiro nas urnas.
Incomodados com a marca do seu passado inglório na ditadura, tentaram reescrever a história do país, passando a versão de que não teria havido uma ditadura, mas uma "ditabranda". Foram vilipendiados de todos os lados e acabaram voltando atrás, confessando que a operação de limpeza da ditadura e da própria empresa tinha falhado.
Derrotada quatro vezes para o PT, a empresa dos Frias se jogou com tudo no golpe contra a Dilma, coerente com seu apoio ao golpe militar de 1964. Com raras exceções, seus colunistas obedeceram às ordens da empresa e aderiram ativamente a golpe contra a democracia.
Da mesma forma que tentaram passar a ideia de uma "ditabranda", tentam passar a ideia de que não houve golpe e que existe democracia no Brasil, por meio de uma espécie de "democradura", uma ditadura disfarçada de democracia.
Tiveram que passar a vergonha de que todos os grandes órgãos de prestigio da mídia internacional, entre eles o New York Times, o Le Monde, o The Guardian, entre tantos outros, desmentiram frontalmente as versões dadas pela mídia nacional, incluída a empresa dos Frias, sobre o que acontecia no Brasil. O Le Monde chegou a fazer um editorial com autocritica por ter confiado nas versões da imprensa brasileira sobre o golpe.
Reduzido à mínima expressão de tiragem, tendendo a desaparecer na sua edição impressa e se reduzir à versão virtual, com perda total do prestigio que chegou a ter, a empresa dos Frias chegou a seu final, depois de longo processo de decadência, enquanto Lula e o PT sobrevivem a tudo isso, na luta pela democracia, contra a qual a empresa dos Frias dilapidou tudo o que tinha.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

MP CONFIRMA MASSACRE DE ÍNDIOS ISOLADOS NO AMAZONAS

G. Miranda/FUNAI/Survival

Rede Brasil Atual - À agência Amazônia Real, o Ministério Público Federal (MPF) confirmou que mais de 20 indígenas de uma tribo isolada do extremo oeste do estado do Amazonas foram assassinados por garimpeiros ilegais. O assassinato teria acontecido no último mês de agosto.
Conhecidos como "flecheiros", os índios teriam sido mortos na cidade de São Paulo de Olivença, na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia.
O massacre vem pouco tempo depois de outro ataque de garimpeiros que matou mais de vinte indígenas isolados da tribo Warikama Djapar, no Vale do Javari – este caso aconteceu em maio.
Em nota, a ONG Survival colocou na conta do governo Temer as recentes mortes de indígenas.
"Caso tais relatos sejam confirmados, o Presidente (Michel) Temer e seu governo possuem uma grande responsabilidade por este ataque genocida. Todas estas tribos deveriam ter tido suas terras devidamente reconhecidas e protegidas há anos – o apoio aberto do governo àqueles que querem violar territórios indígenas é extremamente vergonhoso", diz o texto.(247).

Blog do BILL NOTICIAS




Aulão temático para a prova do Enem e do vestibular com inscrição aberta em Petrolina


Realizado pelo Sesc, a iniciativa acontece de 13 a 26 de setembro. Os interessados em participar podem se cadastrar doando 1kg de alimento não perecível
Com o propósito de preparar os feras para a prova do Enem e do vestibular, que acontece em novembro, o Sesc Petrolina está com inscrição aberta para aulão temático. A partir desta quarta-feira (13/09) até o dia 26 de setembro, a iniciativa levará aos participantes conhecimentos de português, inglês, história, geografia, biologia, química, física, matemática e literatura, abordando questões atuais.
Entre os assuntos que serão discutidos estão: democracia e movimentos sociais na conquista de direitos, desequilíbrios ambientais, eletricidade, técnicas de leitura e interpretação textual, além língua portuguesa e literatura. As aulas terão início sempre às 19h e os interessados em participar podem se inscrever no Ponto de Atendimento da Unidade, localizado na Rua Pacífico da Luz, nº618, no Centro. Para fazer o cadastro é preciso doar 1kg de alimento não perecível, que será destino ao Banco de Alimentos do Sesc.
Serviço:
Aulão para o Enem
Local: Sesc Petrolina – Rua Pacífico da Luz, nº618
Preço: 1kg de alimento não perecível
13/09/17
Tema: Democracia e movimentos sociais na conquista de direitos
Língua Portuguesa / História / Geografia
15/09/17
Tema: Desequilíbrios Ambientais
Biologia/ Química
18/09/17
Tema: Eletricidade
Física
22/09/17
Tema: Técnicas de Leitura e Interpretação Textual: Skimming and Scanning
Inglês
25/09/17
Tema: Desvendando os mistérios da prova de matemática no Enem
Matemática
26/09/17
Tema: Língua e Literatura: das cartas ao texto publicitário
Literatura e Língua Portuguesa (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Petrolina; ex-marido é o principal suspeito do crime


Uma mulher foi encontrada morta dentro da própria residência, na manhã de hoje (8), no distrito de Nova Descoberta, zona rural de Petrolina. De acordo com informações da Polícia Civil (PC), o principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, que está foragido.
Mariselma Conceição Pereira, de 32 anos, foi encontrada por vizinhos, já sem vida. “Todas as medidas estão sendo tomadas para a decretação da prisão do suspeito. Testemunhas estão prestando depoimento neste momento”, informou o delegado Marceone Ferreira.
O corpo de Mariselma foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), que disse que a vítima foi morta por asfixia. Não há informações, no entanto, se ela foi violentada sexualmente, mas novos exames deverão ser feitos. (C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

Medições para titularização de terra são retomadas em Juazeiro


O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) retomou as medições de pequenas propriedades rurais de Juazeiro, dando continuidade ao Projeto de Regularização Fundiária, que tem o objetivo de proporcionar aos agricultores a regularização do seu imóvel rural através do título de terra na modalidade doação. Até o momento, 62% das medições já foram concluídas em todo o território composto por 10 municípios.
Cada município do território do São Francisco será atendido com 200 títulos de terra, totalizando duas mil famílias beneficiadas. Após as medições, os títulos de posse de terra serão emitidos pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
As medições estão acontecendo no Distrito de Carnaíba do Sertão e chegarão também a outras comunidades de Juazeiro. “Nós já medimos 46 propriedades rurais em Juazeiro e mediremos agora mais 154, fechando a nossa meta. As próximas comunidades a receberem os nossos técnicos são: Abóbora, Massaroca, Itamotinga, Mandacarú, Pinhões e Salitre. Vale ressaltar que todos esses proprietários de terras que estão recebendo esse benefício passaram pela fase de cadastramento e avaliação de documentação no início do projeto”, explicou a coordenadora do projeto, Ítala Damasceno.
A Regularização fundiária garante ao trabalhador rural o acesso à terra e a inserção nas políticas públicas dos governos estadual e federal, fortalecendo a agricultura familiar.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Proposta do SINDSEMP em conjunto com o Executivo é concretizada através do programa “Cartão do Servidor”


O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), avança em mais uma discussão com o Executivo Municipal, com a instituição do Clube de Benefícios do Servidor, conforme decreto já publicado pelo prefeito Miguel Coelho.
Para a condução do programa “Cartão do Servidor” será instituída uma comissão técnica composta por um membro do SINDSEMP, um membro do SINDLOJAS, um membro do CDL e a Secretária de Gestão Administrativa, Luísa Leão.
A proposta do programa é voltada a descontos para o servidor municipal, no comércio de Petrolina e região, tanto atacadista como varejista, além de outras parcerias com instituições de ensino superior, buscando subsidiar a formação permanente do servidor com graduação e pós-graduação, a exemplo da negociação, nesse sentido, já em andamento com a Faculdade Anchieta.
Para o presidente do SINDSEMP, Walber Lins, esse é mais um passo no sentido de beneficiar o servidor municipal, dentre muitos projetos que estão sendo estudados. “O SINDSEMP tem outras propostas dentro dessa perspectiva, a exemplo desse cartão de benefícios ser vinculado ao CPF do servidor, para que os serviços prestados sejam com nota fiscal, para que se promova uma maior arrecadação ao município, com o objetivo de resgatar o Programa Nona 10, que gera um cupom, para no final do ano o servidor participar de sorteios e descontos em tributos municipais”, esclarece. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Arquivado inquérito contra Dilma, Cardozo, Falcão e Navarro

Ministro Edson Fachin acolheu pedido formulado por Rodrigo Janot e arquivou inquérito da Lava Jato
Ex-presidenta Dilma Rousseff


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido formulado por Rodrigo Janot, procurador-geral da República, e arquivou inquérito contra a ex-presidente da República Dilma Rousseff, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Francisco Falcão e Marcelo Navarro.

Eles foram acusados de tentar embaraçar a Operação Lava Jato por meio da nomeação do ministro Navarro para o STJ em 2015. O STF tem entendimento pacífico sobre a obrigatoriedade do deferimento dos pedidos de arquivamento feitos pela PGR, independentemente da análise das razões apresentadas, à exceção dos casos fundamentados na atipicidade da conduta ou da extinção da punibilidade.

Leia também:
Janot denuncia Lula, Dilma e ex-ministros ao Supremo
Janot e JBS já discutem revisão de acordo


O ministro ressaltou que o arquivamento deferido com fundamento na ausência de provas suficientes não impede o prosseguimento das investigações, caso futuramente surjam novas evidências. Neste mesmo inquérito, a PGR ofereceu denúncia contra os ex-presidentes Lula e Dilma e o ex-senador Aloísio Mercadante por três conjuntos de fatos.

Primeiro, pelo oferecimento de apoio político, jurídico e financeiro, por parte de Mercadante, ao ex-senador Delcídio do Amaral para evitar que ele celebrasse acordo de colaboração premiada no âmbito da Operação Lava-Jato. Segundo, pela troca de informações sigilosas sobre a operação entre Dilma Rousseff e Mônica Moura e, terceiro, pela nomeação de Lula para o cargo de ministro da Casa Civil, em março de 2016, para conferir ao ex-presidente prerrogativa de foro perante o STF.

O procurador pediu, ainda, que o processo permanecesse no Supremo, uma vez que haveria conexão com os fatos investigados no INQ 4325, no qual se imputa a uma parte dos réus o crime de pertinência a organização criminosa.

Com o arquivamento do inquérito quanto aos ministros do STJ, o ministro explicou que nenhuma autoridade com foro por prerrogativa de função perante o STF permaneceu no processo. Sendo assim, a declinação de competência é medida que se impõe, não sendo suficiente, para manutenção do trâmite processual no Supremo, a alegação de conexão dos fatos remanescentes com os fatos narrados no INQ 4325.

Diante dessa constatação, o ministro declinou da competência do STF para processar e julgar os fatos narrados na denúncia para a Justiça Federal do Distrito Federal. O relator ainda acolheu pleito formulado por Rodrigo Janot para retirada de sigilo do inquérito.(Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

À FRENTE DE SEU TEMPO


No terceiro artigo da Série Em Defesa de Lula, divulgada pela página do PT neste sábado, 9, a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello defende na história de um "líder visionário" chamado Lula. 
"Lula sempre esteve à frente de seu tempo. É um estadista. Um líder visionário que usou sua trajetória de retirante nordestino e de operário para compreender as dores e necessidades dos milhões de brasileiros excluídos, que só precisavam de oportunidade. Uma pessoa como Lula, em qualquer outro país teria sido reconhecido como foi Mandela, pelas transformações realizadas com sua visão generosa de país, onde cabem todos, e onde a busca pela igualdade é princípio superior. Mas não, ele está sendo condenado exatamente por isto", diz Campello.
A série será publicada até 13 de setembro. Já foram publicados artigos do ex-chanceler Celso Amorim e do professor de Ciência Política Juarez Guimarães
Leia, abaixo, o artigo na íntegra:
À frente de seu tempo 
Por Tereza Campello  
O crescente avanço no desmonte do Estado de Bem-Estar Social, lamentavelmente, não é uma exclusividade brasileira. Em vários países estamos assistindo ataques permanentes aos direitos sociais e restrição de acesso à bens e serviços públicos, especialmente, para os mais vulneráveis, que apontam para um aumento da desigualdade.
Frente a este horizonte, o arcabouço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que definem metas globais até 2030, é uma agenda da ONU para todos os países e tornou-se importante referencial para unificar os que acreditam e lutam por um mundo mais justo e igualitário.
É importante registrar que a maioria destas metas foi lançada no Brasil com mais de uma década de antecedência, quando o Presidente Lula iniciou seu primeiro governo. E também foi quando, pela primeira vez na história brasileira, se construiu uma política pública, o Programa Bolsa Família, voltada ao combate à pobreza, exatamente como preconiza a ONU no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 1. O ODS Nº 2 "Zero Hunger" tem seu nome copiado do Fome Zero, tão criticado no Brasil e que hoje inspira e batiza programas de combate à fome e à pobreza em mais de 40 países no mundo.
Em todos os 17 ODS vemos a iniciativa pioneira do Presidente Lula, inclusive em áreas como energia limpa e mudanças climáticas, sendo o Brasil, por decisão do Presidente Lula, o primeiro país a assumir metas voluntárias de emissões de carbono.
Mais importante que ter se antecipado, liderando políticas de combate à pobreza e à desigualdade – que são exemplos e marcas de exportação de tecnologia social "made in Brasil", como o Bolsa Família, o Cadastro Único, o Programa de Cisternas, o Programa de Aquisição de Alimentos, por exemplo – foi ter conseguido resultados que mostram que é possível: tirar o Brasil do Mapa da Fome; universalizar o acesso à energia elétrica chegando a 14 milhões de brasileiros pobres e excluídos do direito de ter lâmpada acessa à noite e geladeira para conservar os alimentos; construir 1 milhão e 200 mil cisternas dando acesso à água para 4,6 milhões de sertanejos que vivem no semiárido; livrar 36 milhões de brasileiros da miséria. Sim, um outro mundo é possível.
Cheios de orgulho podíamos dizer, em qualquer fórum internacional, que no Brasil já havia nascido a primeira geração livre da fome e com acesso garantido à escola.
Não conseguimos apurar quantos jovens pobres, negros, excluídos, são os primeiros de suas famílias a entrar para a universidade. Milhares deles tem se somado à caravana que Lula fez pelo Nordeste para dar seu testemunho e se colocar como prova viva da transformação que estava em curso no Brasil.
Lula soube ser visionário, acreditar no nosso povo e nos liderar numa marcha civilizatória onde o Brasil teve a primeira chance de reparar sua história de país escravocrata e dominado por uma elite atrasada.
O que mais surpreende e inova no modelo liderado pelo estadista Lula é ter um projeto de justiça social intrinsecamente colado ao modelo de desenvolvimento.

"A maior riqueza do Brasil é seu povo", sempre afirmou o Presidente Lula. E ter milhões de pessoas excluídas que passam a contar com uma renda, que além do direito ao acesso à bens e serviços (sim, nosso povo tem direito à geladeira, carne, iogurte, cortar o cabelo, comprar perfume e viajar de avião), é uma oportunidade de ampliar o mercado de consumidores de alimentos e bens produzidos internamente ao país.
Sim, outro Brasil é possível. A fome e a pobreza nunca foram fenômenos naturais, derivados da seca ou de atributos da nossa gente. A fome e a pobreza resultavam de decisão política e começaram a ser revertidos por decisão política quando Lula assume: "colocar o pobre no orçamento" é a frase síntese desta opção.
Lula sempre esteve à frente de seu tempo. É um estadista. Um líder visionário que usou sua trajetória de retirante nordestino e de operário para compreender as dores e necessidades dos milhões de brasileiros excluídos, que só precisavam de oportunidade. Uma pessoa como Lula, em qualquer outro país teria sido reconhecido como foi Mandela, pelas transformações realizadas com sua visão generosa de país, onde cabem todos, e onde a busca pela igualdade é princípio superior. Mas não, ele está sendo condenado exatamente por isto.
Brasília, 9 de setembro de 2017
Tereza Campello, economista e ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

APÓS PRISÃO DE GEDDEL E DENÚNCIA CONTRA CÚPULA DO PMDB,TEMER ALMOÇA COM ALIADOS

REUTERS/Adriano Machado

Iolando Lourenço, repórter da Agência Brasil - O presidente Michel Temer recebe ministros e aliados para um almoço na residência oficial do Palácio do Jaburu. O intuito do encontro é discutir temas como reformas em tramitação no Congresso e o momento econômico vivido pelo país.
Participam do almoço o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, e os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Justiça, Torquato Jardim, da Secretaria Geral, Moreira Franco, da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI).
O encontro, segundo a assessoria do Planalto, é uma espécie de confraternização e de retribuição pelo almoço oferecido ao presidente Temer, na última quinta-feira (7), pelo deputado Rodrigo Maia.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Janot pede ao STF prisão de Joesley, Saud e Miller

Pedido ainda precisa ser analisado pelo ministro Edson Fachin, 
que é relator da Lava Jato na Corte
Rodrigo Janot
Rodrigo JanotFoto: Lula Marques/AGTP


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu no final da noite de sexta-feira (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do empresário Joesley Batista, do ex-executivo da JBS Ricardo Saud e do ex-procurador da República Marcelo Miller.

A prisão foi solicitada ao ministro Edson Fachin, relator das investigações da JBS, após o procurador concluir que os colaboradores esconderam do Ministério Público fatos criminosos que deveriam ter sido contados nos depoimentos.

Leia também
Após defesa de Joesley, Janot decide revogar imunidade e avalia prisão
Joesley nega atuação de ex-procurador e minimiza citação a ministros do STF
Em áudio, Joesley demonstra confiança de que não seria preso
A estratégia de Joesley Batista para o depoimento à PGR


A conclusão de que os delatores omitiram informações passou a ser investigada pela PGR na segunda-feira (4) a partir de gravações entregues pelos próprios delatores como forma de complementação do acordo, firmado também com Ricardo Saud, ex-executivo da empresa, e Francisco e Assis e Silva, advogado do grupo empresarial.

A PGR também suspeita que o ex-procurador da República Marcelo Miller atuou como “agente duplo” durante o processo de delação. Ele estava na procuradoria no período das negociações e deixou o cargo para atuar em um escritório de advocacia em favor da JBS.

Em uma das conversas, Joesley e Saud afirmam que atuariam para usar o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo com objetivo de atingir ministros da Suprema Corte. A ideia era gravar uma conversa com Cardozo na tentativa de identificar os ministros sobre os quais ele poderia ter influência. “Depois vamos botar tudo na conta do Zé", diz Joesley no áudio divulgado pelo STF.(Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Alunos de escola municipal de Petrolina recebem visita de jogadores de futebol americano



Os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo CAIC), na Cohab Massangano, em Petrolina, tiveram uma aula diferente. Nessa semana, os alunos foram visitados pelos jogadores do Carrancas, time de futebol americano da cidade. A ida dos atletas até a sala de aula foi organizada depois que os alunos do 6º C fizeram uma homenagem ao time durante as aulas de Inglês e artes da professora Daniela Vieira.
Os jogadores receberam o vídeo dos alunos prestes a viajar para um jogo e se sentiram motivados pela atitude e resolveram retribuir o gesto com uma aula diferente. Segundo o treinador e presidente do Carrancas, Victor Porto, o incentivo e participação da sociedade  são fundamentais para o time. “Quando vimos o trabalho da turma, o time todo ficou muito feliz e emocionado em saber que temos torcida, em especial das crianças da cidade. Por isso, resolvemos fazer essa retribuição na escola para mostrar que, também, torcemos por eles”, frisou.
Na quadra, os atletas apresentaram o esporte e demonstraram um pouco dos passes usados em campo. Os estudantes conheceram de perto os equipamentos utilizados pelo time durante as disputas, inclusive a bola oval, e tiveram a oportunidade de treinar com os jogadores. “Foi muito legal a surpresa, uma emoção muito grande poder jogar com eles”, destacou o estudante, Tayson Gabriel.
Surgido nos Estados Unidos, o futebol americano vem crescendo e criando mais torcedores. Com três anos de atividade e 60 atletas, o Carranca vem se destacando no cenário nacional. Atualmente, o time disputa a Liga Nacional e, no próximo dia 16, no estádio de Petrolina, enfrenta a equipe Recife Apaches pela 4ª rodada do campeonato. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Senador Fernando Bezerra já admite candidatura do Ministro Fernando Filho ao governo de Pernambuc

Resultado de imagem para fernando bezerra e fernando filho

Em entrevista a Rádio Jornal do Comercio, programa Geraldo Freire dessa sexta-feira(08), o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) reafirmou que o grupo Coelho terá candidatura ao Governo de Pernambuco em 2018 e apontou o seu filho, ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, ainda no PSB, como potencial postulante, em oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). Ele afirmou que as conversas ainda devem passar pelo DEM, PSDB e PTB, já bem adiantadas com as lideranças desses partidos, nos últimos dias.
O Senador não quer cometer erros com a possível coligação das forças de oposição ao governador Paulo Câmara em Pernambuco, já que tem que se defender de processos no Supremo Tribunal Federal (STF), que fazem parte da ´Lava Jato´por isso confirmou a alternativa de Fernando Filho disputar o governo estadual. “É um quadro muito promissor pelo trabalho feito a frente Ministério e Minas e Energia e creio que o nome dele vai estar posto dentro desta frente política que deve oferecer a melhor proposta para Pernambuco”, declarou ele à Rádio Jornal.
 Claro está que muitas decisões ainda deverão ser tomadas com a união dos partidos, discussões essas que vão passar pela definição de nomes para o senado e para o governo do estado.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Nota de repúdio contra secretário de segurança de Petrolina

Resultado de imagem para cut pernambuco

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) manifesta repúdio à Prefeitura de Petrolina, por conta da agressão produzida pelo secretário Municipal de Segurança, José Silvestre, contra diversos participantes do Grito dos Excluídos. no último 7 de setembro. Em particular a agressão sofrida pelo Coordenador Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco- Sintepe, Robson Nascimento.
Durante a parada pacifica que a passeata do Grito dos Excluídos fez em frente ao Palácio da Prefeitura, o secretário lançou spray no chão nas proximidades das pessoas, causando transtornos às mesmas. Diante disso, Robson perguntou ao citado secretário o motivo para tal atitude. Porém, ao invés da resposta o companheiro recebeu no rosto um jato do citado spray, isso na presença de dois vereadores e um deputado estadual.
A atitude do secretário José Silvestre não condiz com o cargo que ocupa, pois, agrediu um ato pacífico, colocou em risco a saúde de várias pessoas e potencializou um grande tumulto, o que não ocorreu em virtude dos propósitos do próprio Grito dos Excluídos e da intervenção de diversas pessoas, ente elas os citados parlamentares. Tal atitude não condiz com um cargo que é responsável por zelar pela segurança das pessoas, pela liberdade de expressão e pela democracia.
Diante dos fatos e seus significados, faz-se necessário que o Governo Municipal de Petrolina tome medidas urgentes para evitar a ocorrência de fatos semelhantes, seja através do atual Secretário Municipal de Segurança ou de outra pessoa que por ventura a venha substituir. CUT Pernambuco.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Estudo aponta que grande maioria dos brasileiros com problemas urinários não se trata corretamente


  • Sintomas afetam 60% da população idosa
  • Apenas 30% dessa população está sendo tratada
  • Problemas impactam na qualidade de vida, autoestima e produtividade profissional
 
São Paulo, setembro de 2017 – Pela primeira vez, um estudo populacional epidemiológico sobre a prevalência dos sintomas urinários é realizado no Brasil. A pesquisa, conduzida pela Astellas Farma Brasil, com o apoio de cinco investigadores externos, contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, entre homens e mulheres com 40 anos no mínimo, representantes de todas as regiões do país. “Para nós foi uma surpresa comprovar um índice tão alto de prevalência dos sintomas e a falta de tratamento”, explica Machado Moura, diretor médico da Astellas.
Em geral, os resultados do estudo revelam, entre outras coisas, que a taxa de busca de tratamento entre indivíduos com sintomas urinários é baixa no Brasil: 60% das mulheres e quase 70% dos homens não procuram tratamento, apesar de reconhecerem os sintomas. Além disso, cerca de 50% dos homens e 70% das mulheres relatam pelo menos um sintoma urinário. Entre os sintomas, alguns exemplos são a urgência para urinar, o jato fraco, a necessidade de fazer força para urinar e a perda de urina. “Apesar de não termos levantado isso no estudo, a vivência clínica nos indica que a população em geral acaba acreditando que esse tipo de problema é natural do envelhecimento e descarta a possibilidade de tratamento, o que poderia ajudar a melhorar sua qualidade de vida”, afirma o médico do Hospital das Clínicas, Cristiano Gomes, um dos investigadores que participaram da pesquisa.
O estudo, no entanto, mostra que aproximadamente 50% das pessoas relatam que seus sintomas urinários geram incômodo significativo. “É sabido que os que sofrem com problemas do trato urinário podem ter que fazer mudanças nos comportamentos e hábitos sociais, além da perda de produtividade, ” explica o especialista. A qualidade de vida, nesse caso, é afetada por distintos fatores, como físicos (limitações ou interrupções de atividades físicas), psicológicos (baixa autoestima, depressão, medo do odor da urina), sociais (redução da interação social, necessidade de planejar viagens e limitação no deslocamento distante de banheiros), domésticos (roupas íntimas especializadas, precauções com roupas), sexuais (fuga do contato sexual e intimidade) e ocupacionais (absenteísmo e redução de produtividade).
Entre os principais problemas relatados na pesquisa, estão a bexiga hiperativa, a incontinência urinária e os sintomas urinários associados à hiperplasia benigna da próstata.
A bexiga hiperativa resulta da contração involuntária do músculo da bexiga, durante a fase do seu enchimento com urina. Entre os seus principais sintomas, destacam-se a necessidade súbita de ir ao banheiro, o aumento da frequência de micção e a perda de urina (incontinência urinária). Ela atinge cerca de 25% dos homens e das mulheres, conforme dados da pesquisa. Já incontinência urinária, caracterizada pela perda de urina involuntariamente, pode ser um sintoma de bexiga hiperativa ou ocorrer com o esforço (tossir, espirrar, exercícios físicos). Os índices de incontinência urinária chegam a 15% e 45%, respectivamente.
A hiperplasia benigna da próstata (HBP), é uma condição masculina caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata com características benignas, portanto, sem qualquer relação com o câncer no órgão. O aumento da próstata, que envolve a porção inicial da uretra, faz com que ocorra uma compressão desse canal, o que pode atrapalhar a saída da urina. Em alguns casos, pode causar obstrução do esvaziamento da bexiga, levanto à retenção de urina, infecções do trato urinário e em alguns casos podendo levar à piora da função renal. Os sintomas podem incluir diminuição da força do jato urinário e a necessidade de fazer força para urinar, urinar frequentemente, entre outros. A pesquisa demonstrou que mais de 20% dos homens possuem sintomas moderados a graves de HPB.
“Esse estudo é uma forma de a Astellas contribuir para o maior conhecimento sobre a prevalência de doenças comuns do trato urinário e seu verdadeiro impacto na vida dos brasileiros”, explica Machado Moura. “Esperamos gerar uma discussão em torno da relevância de se conhecer esse público, aumentar o diagnóstico e o tratamento dessa população, melhorando, portanto, a qualidade de vida do adulto jovem e da terceira idade”. A pesquisa completa foi apresentada no Congresso Brasileiro de Urologia, realizado esta semana no Ceará. A Astellas Farma Brasil é uma empresa dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo por meio do desenvolvimento de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. No Brasil, tem como principais áreas terapêuticas urologia, oncologia, Imunologia e doenças infecciosas. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

MÉDICO QUE ATENDEU LULA NA CARAVANA RECEBE ATAQUES NO FACEBOOK


Revista Fórum - “É como pisar em baratas”. Foi dessa forma que o médico Luis Henrique Correia Lima de Oliveira reagiu frente aos ataques e às ameaças que vem sofrendo, via Facebook, depois de postar em sua página um texto, no qual revela a experiência de ter atendido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a passagem de sua caravana pelo Ceará. “Resolvi escrever e publicar um texto emocionado sobre isso e passei a receber inúmeras ofensas, tanto no público quanto no privado. O pior é que 90% são pessoas que se identificam como médicos”, revela o médico, que reside e atua em Sobral, no Sertão do Ceará.
Luis Henrique não pretende, ao menos por enquanto, tomar alguma medida jurídica, em relação às ameaças. “Os ataques não partiram de nenhuma entidade de classe. São pessoas fascistas, que transitam por um ambiente rasteiro, no qual não estou acostumado. São covardes, que não têm condições de manter um diálogo de nível e só usam argumentos rasos. Por isso, a princípio, não pretendo fazer nada, a não ser se ocorrer alguma postagem que fira minha imagem pessoal ou profissional. Caso contrário, não vejo o menor sentido em discutir com esse tipo de gente”.
Tudo começou com a publicação do texto. “Realmente, a experiência de acompanhar a caravana com Lula foi extremamente impactante para mim. Isso me motivou a escrever uma mensagem, que acabou viralizando e compartilhada, inclusive, pela ex-presidenta Dilma Rousseff, pela Gleisi Hoffmann, entre outras pessoas”.
Em contrapartida, o médico passou a sofrer ataques na rede, a maioria por parte de “colegas” de ofício. “São médicos que desejam o retorno de privilégios que tinham no passado e são contra o fortalecimento do sistema de saúde universal. Além disso, o Lula, quando foi presidente, inaugurou muitas universidades, o que deixou o mercado mais competitivo, e não agradou esse pessoal. Outro aspecto que explica isso é o programa Mais Médicos. Os cubanos aceitaram trabalhar nos lugares mais afastados do Nordeste, o que não acontece com todos, que acham uma humilhação. Acredito que o médico tem um papel social importante de modificador, buscando, sempre contribuir para que se chegue a uma sociedade mais justa e igualitária. Esses que me ofendem não pensam assim”, analisa.
Convite
Luis Henrique não se cansa de lembrar a experiência de estar ao lado de Lula na caravana. “Quando recebi o convite não imaginava que ficaria tão próximo dele. Minha função era examiná-lo uma vez por dia e atendê-lo caso precisasse. Mas foi muito mais intenso do que eu esperava. E a reação do povo é algo inesquecível. Não tinha a noção e a dimensão da paixão das pessoas pelo Lula. A TV não mostra, apenas algumas páginas do Facebook. Mas ao vivo é diferente. Vi gente desmaiando depois de tocar nele. É uma troca de energia incrível entre o povo e Lula”, recorda.

O médico relembra de uma passagem que exemplifica bem o que ele diz: “Quando havíamos passado por três cidades do Ceará e em todas ele discursou. Quando estávamos saindo de Quixadá, pedi a ele que descansasse e poupasse a voz, porque teria outro discurso mais à frente, em Juazeiro do Norte. A resposta dele foi a seguinte: ‘Não posso. Preciso falar com eles. São essas pessoas que me motivam. São essas pessoas que fazem com que eu esteja firme aqui, apesar dos 71 anos’. É assim que ele encara o povo. O olhar das pessoas para ele é o mesmo de um filho para o pai. Por isso que Lula representa a esperança e o sonho de uma Nação melhor, pois ela anda muito maltratada”, completa Luis Henrique.
Confira a íntegra do texto do médico Luis Henrique Correia Lima de Oliveira:
Foi amor sim, amor à primeira consulta

Por Luis Henrique Correia Lima de Oliveira*
Acompanhei o presidente Lula como médico da sua comitiva durante toda a sua travessia no estado do Ceará. Depois da solicitação na noite anterior, compareci ao quarto do presidente às 8h da manhã acompanhado da médica do MST.
Entrei no quarto e meu coração estava muito acelerado, senti minhas mãos trêmulas e minhas pernas bambas. Olhei pra ele, ele abriu um sorriso, o quarto estava iluminado com a sua presença; sim, ele estava muito feliz com o resultado da caravana até aquele momento, apesar das constantes falhas na voz, ele estava feliz, era visível, era transparente e verdadeiro o que ele sentia.
Sentamos todos numa mesa no meio do quarto, com quatro cadeiras milimetricamente dispostas em volta daquele cômodo. Sem pensar muito no que dizer, eu disse: “Presidente, eu estou em choque, pois eu estou diante da figura histórica mais importante do país”. Ele olhou pra mim, sorriu e disse: “Que nada! Eu sou só um homem do sertão que foi pra São Paulo num pau de arara em busca de um sonho!”.
Após essas breves palavras que tocaram meu coração, a médica que me acompanhava perguntou como ele tinha passado a noite, se a garganta de estava melhor… Após outras breves perguntas sobre a saúde dele, eu iniciei um exame físico: auscultei seu coração, auscultei o seu pulmão, vi sua pressão, sua frequência cardíaca, sua glicemia e sua oxigenação do sangue. Estava tudo incrivelmente dentro dos conformes, apesar dos seus 71 anos. Terminamos a avaliação clínica e ele começou a puxar conversa comigo, perguntou de onde eu era, se eu trabalhava no sistema público ou privado, quantas filhas eu tinha…
E muitas outras perguntas de ordem muito pessoal e a cada pergunta que ele fazia, eu me perguntava por que um homem da sua magnitude estava me fazendo tantas perguntas – esse foi um questionamento que ele me respondeu minutos depois sem que eu perguntasse (ele disse que antes de iniciar uma conversa, ele precisava conhecer a história de vida daquela pessoa pois, numa conversa, ele gostava de ver o interlocutor com os olhos dele!).
Depois de me desarmar por completo e conseguir se conectar com as coisas mais íntimas da minha vida, ele começou a falar de política e da sua forma de ver o mundo e que era necessário promover mudanças muito profundas na nossa sociedade para acabar com síndrome da casa grande e que era necessário um certo tempo até as pessoas mudarem culturalmente e começarem a olhar pro mundo sob uma nova ótica, onde todos servissem ao bem comum, sem individualismos e mesquinharias.
E depois de falar durante quase uma hora, ele nos olha e diz: “bom gente, eu acho que eu já tomei bastante tempo de vocês”. Nos levantamos, eu olhei pra sua mão que ajeitava a barba e sem conter o ímpeto da fala, pego sua mão, digo que era uma honra estar ali naquele momento e dou um beijo na sua mão, prontamente ele puxa a minha cabeça e me dá um beijo no rosto.
Mas antes de nos despedirmos para cair na estrada, eu falo: “Presidente, eu posso tirar uma foto com o senhor? Pode ser naquele quadro com aqueles cactos?”. E ele: “Companheiro, já vi que você não entende de planta! Aquilo é um pé de palma. Vamos tirar a foto”. E tiramos essa foto linda… Sim, foi amor à primeira consulta, foi amor e dava pra ver nos meus olhos! O Lula é um ser humano lindo, carinhoso, atencioso e sobretudo empático! Ele olha pra gente como se estivesse olhando para nossa alma, ele é sincero e verdadeiro nas palavras, por isso, ele comove tanto as multidões. Ele não faz tipo, ele é só um sertanejo que foi do sertão de Pernambuco para São Paulo em busca de um sonho… Ele é só um filho do Brasil e muito provavelmente a nossa última esperança por dias melhores! (247).
*Luis Henrique Correia Lima de Oliveira é médico

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...