sábado, 2 de setembro de 2017

DILMA: “QUEM BATEU PANELA FOI CONTRA OS PRÓPRIOS INTERESSES”

Rede TV

Um ano após a consumação do golpe parlamentar, a presidente deposta Dilma Rousseff avalia que quem bateu panela à época, saindo às ruas para protestar pelo impeachment, "foi contra os próprios interesses".
"Porque você veja... a bandeira 'por que tirar a presidente? Ah, acabará a corrupção'. Pelo contrário, colocaram no meu lugar um governo explicitamente corrupto", lembrou Dilma, em entrevista ao programa da jornalista Mariana Godoy na noite desta sexta-feira 1º (assista aqui).
Segundo Dilma Rousseff, "este governo é dirigido desde a prisão em Curitiba, pelo Eduardo Cunha". "Hoje, continua sendo o Eduardo Cunha o grande construtor das vitórias do governo Temer no Congresso", afirmou, sobre o controle do ex-deputado sobre o chamado 'Centrão', que ela define como um "agrupamento extremamente fisiológico".
Sobre o impeachment, ela comentou: “Eu estou carta fora do baralho indevidamente. Eu devia estar no Palácio do Planalto e no Alvorada, e não aqui. Isso é uma questão óbvia”. E disse que tem recebido convites para se candidatar em 2018, mas que analisa todos com "muita calma".
Dilma faz críticas ao combate à corrupção da forma como é praticado pela Operação Lava Jato, que em sua avaliação "saiu do controle". E rebate argumentos de que o BNDES tenha praticado atos ilícitos ao financiar projetos de empresas envolvidas na investigação.
"Desde quando financiar empresas neste país é corrupção? Que distorção é essa? Pelo contrário. O crédito é um dos instrumentos de crescimento econômico. Nenhum país cresce sem crédito", opinou. "Não há provas de que o BNDES tenha praticado corrupção", ressaltou Dilma.
"Só há uma forma de combater a corrupção, pegando o caso concreto e punindo quem a praticou. Agora você não pode criminalizar uma instituição", defendeu a presidente deposta. "Executivos têm que pagar, mas não se pode destruir a Odebrecht", criticou.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

FERNANDO MORAIS: NINGUÉM JUNTOU TANTO LADRÃO NUM GOVERNO COMO O TEMER


Ex-deputado federal pelo PMDB, o jornalista e escritor Fernando Morais conviveu durante mais de quarenta anos com Michel Temer, a quem chama de "postiço", por ter usurpado a presidência da República.
Em entrevista aos jornalistas Leonardo Attuch e Renato Rovai, da TV 247 e da revista Fórum, Morais afirma que Temer conseguiu um prodígio. "Nunca alguém havia conseguido juntar tanto ladrão e tanto batedor de carteira num único governo".
O escritor, autor de clássicos como "Olga", "A Ilha" e "Chatô, o rei do Brasil", enxerga Temer como "chefe da quadrilha" e diz que se ele conseguir chegar ao fim do seu mandato, não restará um figo podre nas mãos do Estado brasileiro.
Na entrevista, ele disse que a direita, que hoje instrumentaliza o Poder Judiciário, dificilmente permitirá a candidatura do ex-presidente Lula. "Não fizeram essa confusão toda no País para depois devolver o poder ao Lula", afirma.
Morais, no entanto, ainda não enxerga um plano B e diz que os brasileiros terão que se mobilizar para garantir a candidatura Lula.
Além de editor do Nocaute, Morais se dedica a escrever uma biografia do ex-presidente Lula e diz que ele será lembrado pela História como um nome ainda maior do que Getúlio Vargas.
Em relação ao golpe, ele, que entrevistou Julian Assange, fundador do Wikileaks, diz estar convencido da participação dos Estados Unidos nesse processo.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

MP ISENTA LULA E ESTEVES E PODE DERRUBAR DELAÇÃO DE DELCÍDIO AMARAL


André Richter - Repórter da Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) pediu hoje (1º) à Justiça Federal a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves no processo que apura a suposta tentativa do ex-presidente de obstruir o andamento da Operação Lava Jato. No mesmo pedido, o procurador responsável pelo caso também pede a suspensão dos benefícios concedidos com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

Nas alegações enviadas ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, responsável pelo caso, o procurador da República Ivan Cláudio Marx concluiu que não há provas de que Lula e Esteves participaram dos supostos crimes imputados pelo ex-senador nos depoimentos de delação.
"Para o procurador, ao contrário do que afirmou Delcídio do Amaral - tanto na colaboração quanto no depoimento dado à Justiça -, o pretendido silêncio de Cerveró, que à época cumpria prisão preventiva, não foi encomendado ou interessava a Lula, mas sim ao próprio senador", diz nota do MPF.
O procurador afirmou ainda que Delcídio mentiu em seus depoimentos e que os fatos citados por ele levaram à abertura de ação penal contra sete pessoas. De acordo com Marx, o ex-senador escondeu a origem dos recursos que teriam sido providenciados supostamente para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
"No entanto, atribuiu falsamente a Lula a ordem para a prática do crime, e falsamente à família Bumlai [ligada a Lula] o pagamento da quarta e quinta entregas de valores para comprar o silêncio de Cerveró. Assim agindo, escondeu do Ministério Público Federal sua real função de chefe no esquema referido, angariando benefícios que não receberia se a verdade prevalecesse", sustentou o MPF.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Caminhão que transportava combustível pega fogo na BR-101, em Escada

Motorista do veículo não sofreu ferimentos. Sinistro aconteceu na tarde desta sexta
Caminhão pegou fogo
Caminhão pegou fogoFoto: Divulgação/PRF

Um caminhão que transportava combustível pegou fogo na tarde desta sexta-feira (1º), no quilômetro 134 da BR-101, em Escada, na Mata Sul de Pernambuco. O sinistro aconteceu no sentido Alagoas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as chamas foram controladas e o fogo não atingiu os tanques. O incêndio atingiu a parte da frente do caminhão (cavalo-trator).  O motorista do veículo não sofreu ferimentos. 

Ele informou que dirigia o caminhão quando sentiu um cheiro de queimado. Em seguida, o motorista viu fumaça no painel e parou o veículo. A equipe da PRF contou com a ajuda de um caminhão que transportava água para apagar o incêndio. A rodovia foi interditada por alguns instantes. As causas do incêndio ainda não foram informadas.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Taxa de doadores de órgãos sobe no primeiro semestre, diz ABTO


USP

A taxa de doadores de órgãos no Brasil subiu de 14,6 pessoas por milhão de habitantes para 16,2 no primeiro semestre deste ano, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). A expansão atingiu 11,8%, o que leva o país a ficar bem próximo da meta prevista para este ano de 16,5 doadores efetivos por milhão de habitantes.
“A taxa mostra que o número de doadores efetivos voltou a crescer de forma significativa, o que não estava acontecendo nos últimos semestres”, disse à Agência Brasil o cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da ABTO.
O médico afirmou que o principal entrave ao aumento do número de doadores no país é a recusa das famílias quando abordadas após a constatação da morte encefálica de algum parente. Atualmente, no Brasil, de cada 100 famílias, 43 recusam fazer a doação. “Esse é o principal entrave hoje”. Essa taxa de recusa familiar varia de estado para estado. Na Região Norte, em alguns estados, a recusa alcança 90%. “De cada dez famílias abordadas, nove recusam a doação”.
A situação é melhor na Região Sul, onde os estados do Paraná e de Santa Catarina apresentam taxas de recusa entre 22% e 23%, próximas da média de países desenvolvidos como os Estados Unidos, a Austrália, Espanha e o Canadá, cuja taxa oscila em torno de 20%.
O estudo mostra baixo aproveitamento de órgãos dos potenciais doadores notificados. No acumulado janeiro-junho de 2017, 31% dos 5.309 potenciais doadores notificados foram aproveitados. O índice é bastante inferior ao de países desenvolvidos, que varia entre 60% e 70%, segundo a entidade.
Por outro lado, a pesquisa da ABTO indica que a taxa de notificação de potenciais doadores aumentou 4,5% no primeiro semestre deste ano, enquanto a taxa de efetivação da doação de órgãos cresceu 7,2%. Foi registrado no período crescimento no número de transplantes de rim (5,8%), fígado (7,4%) e córneas (7,6%). Em contrapartida, ocorreu redução nos transplantes de coração (-3,6%), pulmão (-6,5%) e pâncreas (-6%). Oliveira Júnior esclareceu que pulmão e coração são órgãos mais difíceis de serem transplantados porque há recusa técnica, devido à viabilidade do órgão. “São órgãos mais sensíveis”.
De acordo com o cirurgião, quase 35 mil brasileiros estão na fila à espera de um órgão. “A fila só aumenta ou diminui em função das pessoas que entram na fila e morrem, aguardando por um órgão, ou das pessoas que são transplantadas e não continuam na fila”. A maioria das pessoas na fila aguarda doação de rim (20.523 pacientes).
Campanha
Este mês de setembro, a ABTO promove em todo o país a campanha Setembro Verde. Criado em 2012 por José Lima Oliveira Júnior, o projeto visa estimular a doação de órgãos, além da busca de direitos para os pacientes em fila de espera e para os transplantados.
“Esses pacientes não conseguem trabalhar no dia a dia, têm uma expectativa de vida extremamente reduzida, muitas vezes eles têm que migrar do seu estado natal e ir para fila de espera em outro estado, já que as filas no Sul e Sudeste acabam andando mais rápido porque se fazem mais transplantes. É uma realidade que a gente procura amenizar”, disse Oliveira Júnior.
Vários monumentos e pontos turísticos no país estarão iluminados de verde durante todo o mês de setembro, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da doação de órgãos. Um deles é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A campanha tem como lema “Doe órgãos, a vida continua!” e destacará também o Dia Nacional da Doação de Órgãos, no dia 27 deste mês.
A campanha, que está na quarta edição, contará com diversas ações de conscientização em 22 estados que já aprovaram o projeto de lei que institui o Setembro Verde. Distribuição de folhetos, colocação de totens eletrônicos, além de eventos em agradecimento aos doadores estão agendados, entre outras iniciativas.
Na cidade de São Paulo, abrigos de ônibus e alguns pontos turísticos também ficarão coloridos de verde. No dia 30, haverá celebração ecumênica na Catedral da Sé, além de distribuição de material explicativo sobre a doação de órgãos.
Para Oliveira Júnior, a campanha mostra balanço positivo. Quando criou o projeto, ele não imaginava que fosse crescer de forma tão rápida, comentou. “Nós temos hoje vários estados que têm a campanha no seu calendário oficial e mais de 200 municípios no Brasil todo. Tudo isso chama a atenção das pessoas para esse problema. O movimento está crescendo”. Acrescentou que o objetivo da campanha é levar a doação de órgãos como pauta para a discussão da sociedade no dia a dia. (EBC).



Blog do BILL NOTICIAS

Xique-Xique: Plano de emergência é elaborado para recuperar Lagoa de Itaparica

(fotos/divulgação)
Um plano de ação emergencial para tentar reverter o dramático quadro de seca da Lagoa de Itaparica, uma das maiores da Bacia do São Francisco, foi elaborado após reunião realizada ontem (31/08), no município de Xique-Xique, norte da Bahia. Entre as dez ações previstas no plano “SOS Lagoa de Itaparica”, têm destaque a elaboração de um projeto de monitoramento das lagoas marginais da região, de um plano de fiscalização de ações impactantes na lagoa, mapeamento dos impactos causados à população do entorno e a criação de uma comissão permanente para acompanhar o andamento do plano emergencial.

(fotos/divulgação)
A reunião foi convocada pelo Ministério Público estadual, por meio do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (NUSF), coordenado pela promotora de Justiça Luciana Khoury, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Ela contou a com participação dos prefeitos de Xique-Xique e Gentio do Ouro e representantes do Ibama, Inema, Adab, Codevasf e da comunidade local.
O mapeamento será da responsabilidade da Prefeitura de Xique-Xique, que também ficará a cargo do projeto de monitoramento junto com a Uneb, com o apoio da Comitê. O plano de fiscalização deverá ser executado pelo MP, Inema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Ibama e pelos Municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. Já a comissão de acompanhamento será composta por representantes da sociedade civil, do MP, dos dois municípios – entre outras instituições.
Mortandade de peixes
Devido à seca da lagoa, centenas de peixes morreram nesta semana. Situada às margens do “Velho Chico”, a Lagoa de Itaparica é a maior lagoa marginal da bacia do rio, com 24 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. Ela fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Itaparica, sendo um dos principais reservatórios hídricos naturais e o principal berçário da ictiofauna do São Francisco. Em razão da produtividade pesqueira, a Lagoa de Itaparica era conhecida como “mãe da pobreza”. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Deputado Fernando Monteiro anuncia recursos para a saúde e infraestrutura de Santa Filomena e Dormentes

Deputado Fernando Monteiro com o Prefeito Cleomatson de Santa Filomena e com a vice-prefeita Josimara Cavalcanti em Dormentees



SANTA FILOMENA E DORMENTES – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) anunciou, nesta sexta (1º), recursos para a saúde e infraestrutura de Santa Filomena e Dormentes. As duas cidades fizeram parte de uma maratona de dez municípios que o parlamentar está percorrendo no Sertão pernambucano.
Recebido pelo prefeito Cleomatson (PMN) e todo seu grupo político, Fernando assumiu compromissos com Santa Filomena. De acordo com o prefeito, ao contrário de outros deputados, Fernando já assegurou recursos para a cidade.
“Colocamos as horas máquinas, colocamos o dinheiro para o asfalto. E chegou! A ambulância está garantida. Recebi uma ligação de Brasília que garantia também um aparelho de ultrassonografia, um aparelho de radio x e outro de eletrocardiograma. Esses aparelhos estarão aqui no hospital servindo ao povo de Santa Filomena”, destacou Fernando, adiantando que em 2018 colocará uma emenda para aquisição de uma perfuratriz.
Em Dormentes, mais cedo, o deputado federal reuniu-se com a vice-prefeita Josimara Cavalcante (PTB) e seu grupo político. “Também vamos trazer para Dormentes uma ambulância e uma máquina perfuratriz para perfurar poços e assegurar o acesso à água para mais pessoas; além das horas máquinas, a exemplo de Santa Filomena”, explicou Fernando Monteiro.
MARATONA – A sexta foi de muito trabalho para Fernando Monteiro. O parlamentar também esteve em Santa Cruz conversando com Teão Marinho e lideranças ligadas à ele.
Ontem, o deputado também manteve conversas em Bodocó e Parnamirim, nessa última com o ex-vereador Múcio Angelim (PTB). À noite, Fernando esteve em Ipubi para a Festa de Agosto, ao lado do prefeito Chico Siqueira (PSB).
O sábado também será de encontros políticos e com o povo. Pela manhã, Fernando irá a Ouricuri, para ato do vereador Iran Severo (PP). À tarde, o deputado estará em Afrânio, onde será recebido pelo prefeito Rafael Cavalcanti (PMDB) e seus aliados.

“Eu aprendi a fazer política perto do povo, ouvindo as pessoas. Eu me orgulho em ser um político do bem; que quer realmente transformar a vida das pessoas. É importante a gente olhar nos olhos das pessoas”, pontuou Fernando Monteiro.(Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS


VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...