domingo, 18 de junho de 2017

Acabou! Correios anunciam que e-Sedex será encerrado de vez na segunda (19)


Não anda fácil a vida do consumidor que escolher fazer as suas compras através de lojas online no Brasil. Além de ter que lidar com as eventuais greves e aumento de preços no serviço postal, agora vai ser preciso recorrer a outras soluções para garantir que a sua encomenda chegue em casa. Isso porque, na última quarta-feira (14), às vésperas do feriado, os Correios decidiram encerrar oficialmente a modalidade e-Sedex em todo o país.
De acordo com um documento divulgado pelo site e-Commerce Brasil, o órgão enviou um comunicado a todas as suas agências para que o serviço fosse descontinuado a partir da próxima segunda-feira (19). Na prática, isso faz com que o serviço dedicado especificamente ao comércio eletrônico brasileiro não aceite nenhum envio desse tipo a partir da data marcada, finalizando também qualquer contrato desse tipo feito com lojas nacionais e fechando as portas para que esses acordos sejam renovados. Confira: 10 motivos para usar a Mandaê como solução logística para o seu e-commerce Patrocinado).

                           Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Isso não é exatamente uma surpresa para quem acompanha essa novela desde o início. Em novembro de 2016 os Correios já haviam anunciado que o e-Sedex seria finalizado, mas uma ação movida pela Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) acabou postergando esse término e obrigando judicialmente a ECT a continuar prestando esse serviço. Na época, os Correios alegavam que a extinção da modalidade era uma forma de conter a crise e reduzir custo internos de operação, visto que o e-Sedex trabalhava com logística de Sedex e preço de encomendas comuns – com maior prazo.
Com a mudança em definitivo, é claro que haverá um impacto nas operações do e-commerce brasileiro como um todo, já que muitas das lojas virtuais tinham a modalidade como uma de suas principais e mais econômicas formas de envio de produtos. Enquanto muitas das grandes grifes do comércio eletrônico nacional já se preparavam para isso desde o ano passado e firmaram parcerias com transportadoras e outros serviços de entrega, o restante das marcas vai precisar optar rapidamente por Sedex ou PAC para pedidos a serem enviado a partir do próximo dia 19.
Seja como for, é certo que a medida vai ser sentida no seu bolso, já que o repasse desse tipo de mudança logística é quase sempre repassado para o consumidor final. Confira abaixo o texto enviado pelos Correios para que seus funcionários comuniquem a decisão aos clientes, leia neste link o comunicado completo do órgão às agências e não esqueça de deixar a sua opinião sobre o fim do e-Sedex na seção de comentários do TecMundo.
“Prezado cliente,
Em virtude da aprovação da nova Política Comercial pelo Conselho de Administração dos Correios, informamos que o serviço e-SEDEX será descontinuado a partir de 19/06/2017. Portanto, todas as postagens deverão ser realizadas nos códigos de SEDEX ou PAC ativos no contrato.
Acrescentamos que as pré-listas de postagem (PLP) e e-tickets (autorizações de postagem para logística reversa) geradas e não utilizadas até o dia 18/06/2017 terão os códigos de e-SEDEX substituídos pelo código SEDEX. Caso não seja do seu interesse a postagem com SEDEX, será necessário gerar nova PLP ou autorização de postagem com código de serviço PAC. (Via: tecmundo.com).

Blog do BILL NOTICIAS

DILMA, VÍTIMA DA QUADRILHA MAIS PERIGOSA DO BRASIL


A entrevista bombástica do empresário Joesley Batista à revista Época, que aponta Michel Temer como chefe da maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil (saiba mais aqui), confirma o que o mundo inteiro já sabe. O Brasil foi palco do mais extravagante golpe de estado de todos os tempos. Aquele em que uma presidente legítima e honesta foi derrubada por uma legião de corruptos, com uma população manipulada por meios de comunicação comprometidos com esse processo vergonhoso.
Enquanto foi presidente, Dilma sempre foi acusada de ser "inábil politicamente". Traduzida para o português, essa expressão significa apenas que ela era refratária à corrupção endêmica de seus aliados. Ou seja: Dilma não roubava nem deixava roubar. Por isso mesmo, tantos esquemas de corrupção foram fechados em sua administração. Um contrato na área internacional da Petrobras, que renderia uma propina de US$ 40 milhões para o PMDB, foi cortado pela metade. Aliados de Michel Temer, como Moreira Franco, Eliseu Padilha e Geddel Vieira Lima, ocuparam cargos em sua administração, mas foram demitidos.
Hoje já se sabe que, de acordo com as delações da Odebrecht, Moreira Franco operava nos aeroportos. Ele foi acusado de receber propinas quando nem era candidato a nada. De outro, Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima atuavam na Caixa Econômica Federal. Enquanto isso, Henrique Eduardo Alves recolhia propinas numa das arenas da Copa do Mundo. Em paralelo, Michel Temer e Eliseu Padilha conspiravam no Congresso.
Hoje, Cunha está preso, condenado a mais de 15 anos. Henrique Alves também foi detido, na mais recente fase da Lava Jato. Temendo ser a "bola da vez", Geddel entregou seus passaportes à Polícia Federal. Como disse Joesley, quem não está preso, hoje está no Palácio do Planalto. Com o golpe dos corruptos contra a presidente honesta, o Brasil passou a ser comandado diretamente pelo crime e milhões de pessoas perderam seus empregos. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

JOESLEY: TEMER É O CHEFE DA MAIOR E MAIS PERIGOSA QUADRILHA DO BRASIL


O empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, que controla a JBS, decidiu quebrar o silêncio e afirmou que o Brasil é hoje presidido por seu maior e mais perigoso criminoso. Sim, ele mesmo, Michel Temer.
"O Temer é o chefe da Orcrim da Câmara. Temer, Eduardo, Geddel, Henrique, Padilha e Moreira. É o grupo deles. Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muita perigosa. Não pode brigar com eles. Nunca tive coragem de brigar com eles. Por outro lado, se você baixar a guarda, eles não têm limites. Então meu convívio com eles foi sempre mantendo à meia distância: nem deixando eles aproximarem demais nem deixando eles longe demais. Para não armar alguma coisa contra mim. A realidade é que esse grupo é o de mais difícil convívio que já tive na minha vida", disse Joesley, em entrevista à revista Época.
Na entrevista, Joesley falou sobre sua relação com Temer, sempre baseada na troca de favores. "Nunca foi uma relação de amizade. Sempre foi uma relação institucional, de um empresário que precisava resolver problemas e via nele a condição de resolver problemas. Acho que ele me via como um empresário que poderia financiar as campanhas dele – e fazer esquemas que renderiam propina. Toda a vida tive total acesso a ele. Ele por vezes me ligava para conversar, me chamava, e eu ia lá."
Ele menciona o caso em que Temer o pediu para ajudar a financiar a guerrilha na internet, para ajudar a golpear a presidente legítima Dilma Rousseff, a quem devia lealdade institucional, e financiar o golpe de 2016. "Sempre estava ligado a alguma coisa ou a algum favor. Raras vezes não. Uma delas foi quando ele pediu os R$ 300 mil para fazer campanha na internet antes do impeachment, preocupado com a imagem dele. Fazia pequenos pedidos. Quando o Wagner saiu, Temer pediu um dinheiro para ele se manter. Também pediu para um tal de Milton Ortolon, que está lá na nossa colaboração. Um sujeito que é ligado a ele. Pediu para fazermos um mensalinho. Fizemos. Volta e meia fazia pedidos assim. Uma vez ele me chamou para apresentar o Yunes. Disse que o Yunes era amigo dele e para ver se dava para ajudar o Yunes", afirma.
Segundo Joesley, Temer acredita que os empresários lhe devem favores em razão do cargo que ocupa. "Há políticos que acreditam que pelo simples fato do cargo que ele está ocupando já o habilita a você ficar devendo favores a ele. Já o habilita a pedir algo a você de maneira que seja quase uma obrigação você fazer. Temer é assim", diz ele.
"Temer é o chefe de Cunha"
O empresário afirma ainda que Eduardo Cunha, o ex-presidente da Câmara que aceitou o impeachment fraudulento e hoje está condenado a mais de 15 anos de prisão, é subordinado a Temer. "A pessoa a qual o Eduardo se referia como seu superior hierárquico sempre foi o Temer. Sempre falando em nome do Temer. Tudo que o Eduardo conseguia resolver sozinho, ele resolvia. Quando ficava difícil, levava para o Temer. Essa era a hierarquia. Funcionava assim: primeiro vinha o Lúcio [o operador Lúcio Funaro]. O que ele não conseguia resolver pedia para o Eduardo. Se o Eduardo não conseguia resolver, envolvia o Michel", afirma. "Em grande parte do período que convivemos, meu acerto era direto com o Lúcio. Eu não sei como era o acerto do Lúcio do Eduardo, tampouco do Eduardo com o Michel. Eu não sei como era a distribuição entre eles. Eu evitava falar de dinheiro de um com o outro. Não sabia como era o acerto entre eles. Depois, comecei a tratar uns negócios direto com o Eduardo. Em 2015, quando ele assumiu a presidência da Câmara. Não sei também quanto desses acertos iam para o Michel. E com o Michel mesmo eu também tratei várias doações. Quando eu ia falar de esquema mais estrutural com Michel, ele sempre pedia para falar com o Eduardo."
Joesley relembra que a eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara institucionalizou o achaque. "O mais relevante foi quando Eduardo tomou a Câmara. Aí virou CPI para cá, achaque para lá. Tinha de tudo. Eduardo sempre deixava claro que o fortalecimento dele era o fortalecimento do grupo da Câmara e do próprio Michel. Aquele grupo tem o estilo de entrar na sua vida sem ser convidado", afirma. Ele enfatizou ainda que a turma que governo o Brasil pós-golpe "é a maior e mais perigosa organização criminosa deste país, liderada pelo presidente."(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Forró estilizado e sofrência marcam a segunda noite do São João de Petrolina

Segunda Noite São João de Petrolina (3)
A cantora Marcia Felipe fez sucesso na segunda noite do São João de Petrolina

Segunda Noite São João de Petrolina (2)

O início da noite de sábado (17) parecia ser de frio e chuva, mas assim que os portões foram abertos, o que se viu foi um público bastante animado e na maior expectativa por mais uma noite de festa do São João de Petrolina, no Sertão pernambucano. Em poucas horas o Pátio de Eventos Ana das Carrancas já estava tomado de petrolinenses e turistas de vários lugares do Brasil.
Como a optometrista, Vera Lúcia Mamédio, que veio de Fortaleza para curtir o São Joao perto da família e amigos, e aproveitou para parabenizar a prefeitura pela organização do evento. “É a primeira vez que venho com a intenção de curtir todos os dias da festa. A programação está maravilhosa, mas o que mais me chamou a atenção foi a preocupação da prefeitura com a segurança das pessoas. Por isso eu vou me divertir bastante com a minha família e amigos”, afirmou.
Segunda Noite São João de Petrolina (1)
A segunda noite do São João de Petrolina começou ao som de Jonathan Araújo. O cantor, natural de Senhor do Bonfim-BA, mas que há muitos anos adotou Petrolina como sua cidade de coração, apresentou seu novo projeto no ritmo do forró estilizado. “O pessoal já me conhece do axé e do pagode. Agora estou montando meu trabalho solo, entrando no ritmo do forró. É maravilhoso poder lançar um trabalho com uma estrutura fenomenal dessa. Estou abrindo essa minha nova fase com chave de ouro”, comemorou Jonathan.
Conhecido como “o Imperador”, Iohannes subiu ao palco já por volta das 21 horas e, com um show para lá de dançante, fez o público entrar no clima da noite junina. “Preparei um show realmente muito especial para hoje, no clima do São João. Tenham certeza que sempre farei jus a presença de todos”, garantiu o Imperador.
Logo em seguida, foi a vez de umas das atrações mais esperadas da noite. Tayrone já chegou no clima e nem o chuvisco que teimava em cair foi o suficiente para esfriar os corações mais apaixonados e fãs do cantor. “A mensagem que eu passo é de gratidão. Obrigado, Petrolina, mais uma vez pelo showzaço que vocês fizeram hoje. Eu estou muito feliz com o resultado do nosso trabalho novo, as músicas do nosso CD na ponta da língua da galera. Isso é o que importa: o reconhecimento”, agradeceu.
Já era madrugada de domingo (18) quando Márcia Fellipe esquentou de vez o São João de Petrolina, e o público mais uma vez não decepcionou. “Muitos artistas maravilhosos já passaram por aqui e agora chegou a minha vez. A nossa intenção é sempre dar o nosso melhor, e hoje não será diferente, porque essa plateia merece sempre o melhor de mim”, afirmou a cantora, que ainda emocionou o público quando dividiu o palco com um artista local conhecido como Samuel ‘Menino de Rua’. Os dois cantaram junto a música “Tempo de Partida”, sucesso na voz da cantora.
Finalizando a noite, a banda  Forró Pegado fez uma apresentação marcante numa perfeita sintonia entre artista e público. O show da banda seguiu madrugada adentro num ritmo alucinante, sem deixar ninguém parado, deixando um gostinho de quero mais.
A festa segue com a sua programação, e neste domingo (18) Pega Leve, Magníficos, Matheus & Kauan, Solange Almeida e Jonas Esticado fazem a alegria dos amantes do São João. Os portões serão abertos a partir das 18h. (Via: C. Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

ZONA SUL DE TERESINA TERÁ POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ


Piauí Hoje - A zona Sul de Teresina será contemplada com um polo de ensino superior da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que teve, na última quarta-feira (15), o lançamento do edital do vestibular realizado pelo Governo do Estado. O polo da UAPI será instalado no Caic do bairro Promorar.
Durante a solenidade, o governador Wellington Dias ressaltou que escolha do local se deu a partir da articulação do vereador Deolindo Moura, que nos primeiros dias de seu mandato como parlamentar solicitou, entre outras melhorias para o bairro, a criação de uma Escola Técnica Profissionalizante na zona Sul da capital.
O edital oferece cerca de 3 mil vagas para o curso de Administração em 60 municípios piauienses, com possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento.
O objetivo do novo Sistema da Universidade Aberta do Piauí é ampliar o ensino superior à distancia e expandir a educação em todo o Estado.
“Essa luta é de todos nós. Também queremos destacar a participação dos lideres da comunidade Ascânio Sávio, Balalão, Valdemir Carvalho, as professoras Marlene Lima e Ariadne Alves e entidades como a UNECOST. A UAPI representa um ganho educacional para o desenvolvimento da educação piauiense. Agradecemos ao governador Wellington Dias e à secretária Rejane Dias por atender nosso pedido. Somos parceiros do Governo nessa luta pela qualidade na educação pública e parabenizamos a iniciativa”, diz o vereador Deolindo Moura.
A quantidade de vagas ofertadas será de 50 alunos por turma. Os polos contam com salas equipadas, que apresentam programas do Canal Educação, onde será transmitido o conteúdo para todas as regiões beneficiadas, permitindo, assim, a interação ao vivo do aluno com o professor. As inscrições terão início no dia 26 de junho e vão até 7 de julho. As provas acontecem no dia 6 de agosto e as aulas já iniciam em setembro. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Expoleite Afrânio surpreende e já é a maior feira de animais da região

2017-06-17-PHOTO-00000025

e1

2017-06-17-PHOTO-00000026


“Juntando este montante ao que já existe investido na Expoleite, temos um volume de R$ 3 milhões circulando em nossa economia local, o que garante uma forte geração de renda em nosso município”, destaca o prefeito.
A Expoleite 2017 é uma realização da Prefeitura de Afrânio, em parceria com a Univasf, IF Sertão, Sebrae, IPA, Adagro, Governo de Pernambuco e Embrapa, tendo ainda como apoiadores o comércio local da cidade.(Ascom),(C. Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

JOESLEY DERRUBA O MITO DA LIGAÇÃO LULA-FRIBOI


 A entrevista bombástica do empresário Joesley Batista, em que ele apontou Michel Temer como chefe da "maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil" (saiba mas aqui), também serviu para desmontar uma lenda urbana: a de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus parentes seriam sócios da JBS, dona da marca Friboi.
Num determinado trecho, o jornalista de Época questiona por que Joesley nunca gravou Lula e a resposta veio direta.
– Porque eu nunca tive uma conversa não republicana com o Lula.
Joesley disse ainda que só esteve com Lula uma única vez enquanto ele foi presidente – o encontro ocorreu em 2006, quando assumiu o comando da empresa. Depois, eles só voltaram a se encontrar em 2013. A interlocução com o PT, segundo o empresário, era feita por meio do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
– O que eu posso fazer se a interlocução era com o Guido? Aí inventaram que a Blessed (acionista da JBS), aquela empresa que temos nos Estados Unidos, seria do Lula, do Lulinha, de político. Esse negócio de Lula ou filho de Lula é fruto de um imaginário de alguém que quis nos prejudicar.
Em sua nota, Temer diz que Joesley protegeu o PT, alegando que a JBS que a empresa cresceu no governo Lula e não no dele (leia aqui sobre a nota do Palácio do Planalto). A realidade, no entanto, mostra que praticamente todas as empresas brasileiras cresceram com Lula e afundaram com o golpe. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

FHC JÁ ADMITE UNIÃO COM LULA PARA SALVAR O PAÍS

Ricardo Stuckert

O PSDB, maior responsável pela presença de Temer no Palácio do Planalto, continua garantindo a sua permanência no cargo, mesmo contrariando a vontade da esmagadora maioria do povo, do qual se diz representante. As principais lideranças do partido, na verdade, estão completamente tontas e confusas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, que muda de posição todo dia, ao sabor dos acontecimentos. Ao mesmo tempo em que  querem continuar dividindo o poder com Temer, usufruindo das  benesses, entre outras coisas,  com quatro ministros, estão preocupados em segurar seus eleitores que, decepcionados com o engajamento num governo podre, estão debandando. E isso certamente terá efeitos desastrosos para o seu projeto de poder em 2018. Afinal, como é que pretendem conquistar a Presidência da República se hoje contrariam precisamente quem poderia lhes dar os votos necessários à materialização desse sonho: os eleitores? 
Poucos dias após a reunião da cúpula do partido, que decidiu ficar na base do Congresso e manter o apoio a Temer, FHC, que apoiou o golpe e sempre defendeu a permanência do peemedebista no Planalto, divulgou nota no Globo revelando que só agora, surpreendentemente,  percebeu a gravidade da situação. Diante disso, defendeu um gesto de grandeza de Temer e a antecipação das eleições gerais. “Ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder, pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto”, ele disse. Mais adiante, o tucano-mor vaticinou que “ou se pensa nos passos seguintes em termos nacionais e não partidários nem personalistas ou iremos às cegas para o desconhecido”. O ex-presidente, na verdade, fez uma verdadeira acrobacia com as palavras para  justificar sua nova posição. Se quisesse, efetivamente, dar sua contribuição para solucionar o problema, bastaria levar o partido a romper com Temer. Simples e  prático. 
O fato é que os tucanos sabem que precisarão suar a camisa para tentar recuperar os eleitores  e sua imagem, bastante abalada com a participação no golpe que derrubou Dilma e, consequentemente, com  a ascensão de Temer, que vem destruindo o país de modo acelerado. E dificilmente conseguirão apagar da memória popular o estigma de que foi o presidente da legenda, o senador Aécio Neves, que deflagrou tudo isso, ao perder as eleições presidenciais de 2014. Inclusive, só “para encher o saco” dos petistas, ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a cassação do mandato da chapa Dilma-Temer, o que acabou se voltando contra os seus próprios interesses, salvos pelo voto de  minerva do ministro Gilmar Mendes. E Aécio, que posava de vestal com discursos inflamados apontando o dedo sujo e pedindo a condenação e prisão de adversários acusados de corrupção, acabou desmascarado como um dos maiores corruptos do país, afastado do mandato de senador e ameaçado de ser preso a qualquer momento. Está colhendo o que plantou.
Esperto como é, Fernando Henrique, que sempre acusou o que chamou de “lulopetismo” pela corrupção no país, agora, depois da descoberta das traquinagens de Aécio,  prefere fingir que não o conhece. E passou a defender veladamente a união de todos, sem partidarismos e personalismos, para que o país reencontre o seu rumo. Aparentemente, isso significa que ele já admite implicitamente uma possível aliança com Lula para “devolver a legitimação da ordem à soberania popular”. Na realidade, ele sabe, como de resto todo o Brasil, que  se as eleições diretas forem antecipadas o líder petista voltará ao Palácio do Planalto, conforme atestam as pesquisas de intenção de votos , que o colocam na liderança em todos os cenários. FHC sabe, também – na verdade sempre soube mas preferiu tentar levar seu partido ao poder por um atalho – que a única solução para os problemas do país é a eleição direta, devolvendo ao povo o direito de escolher o seu governante, o que dará ao novo Presidente a legitimidade necessária para promover as medidas indispensáveis ao fim da recessão, à retomada do crescimento e a volta dos empregos. 
Essa nova posição de FHC, adotada depois que finalmente percebeu com bastante atraso não haver outra solução para os problemas do país a não ser o afastamento de Temer e a convocação de eleições gerais, não deve porém ficar apenas em palavras. É imperioso partir para ações concretas, pois de outro modo ficará parecendo mais uma demagogia do tucano-mor. Considerando que o PSDB é quem está segurando a escada de Temer, basta retirá-la para que ele caia de uma vez, não existindo mais nenhum pincel em que possa segurar-se. Chega de posições dúbias, do tipo  “estamos na base mas não ficaremos”, pois desse modo não terão nem o reconhecimento de Michel Miguel e muito menos do eleitorado. Torna-se urgente a admissão e votação do impeachment pela Câmara dos Deputados ou, então, a aprovação do seu afastamento,  conforme o esperado pedido do Supremo Tribunal Federal. O momento é tão grave que não comporta mais hesitações ou adiamentos. É preciso por um fim nessa agonia do povo brasileiro. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA VAI PREJUDICAR MAIS POBRES, MULHERES E NEGROS, DIZ ESTUDO

ANTONIO CRUZ/ABR

Uma análise feita por consultores legislativos do Senado aponta que alguns aspectos da reforma previdenciária apresentada pelo governo Temer terão impacto negativo no País, sobretudo na vida dos trabalhadores em situação precarizada, que possuem menor nível de escolaridade e de menores rendimentos, mulheres e negros.
As críticas estão no relatório "(Des)proteção social: impactos da reforma da Previdência no contexto urbano", de autoria dos consultores Joana Mostafa e Mário Theodoro. Confira aqui a íntegra do documento.
As principais críticas dos consultores no texto são o fim da modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição (ATC) para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e a ampliação de 15 para 25 anos do tempo mínimo de contribuição para o acesso ao benefício da aposentadoria.
Eles preveem, com isso, a exclusão de "altos patamares de exclusão previdenciária", principalmente entre mulheres, negros e trabalhadores menos escolarizados e de menores rendimentos. A proposta da reforma está em tramitação na Câmara e deve chegar ao Senado no segundo semestre. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Sobe o número de mortos em incêndio de Londres

Grande incêndio atingiu prédio de 24 andares em Londres
Grande incêndio atingiu prédio de 24 andares em LondresFoto: Natalie Oxford/AFP
A polícia de Londres anunciou neste sábado (17) que o número de mortos no incêndio na Grenfell Tower subiu para 58, após assumir como vítimas fatais os desaparecidos na tragédia. Depois de distúrbios no bairro onde ocorreu o incêndio e de críticas à reação do governo conservador, a rainha Elizabeth II pediu união nacional.

"Cinquenta e oito pessoas que, segundo nossas informações, encontravam-se na torre naquela noite estão desaparecidas, por isso, tenho que assumir, com tristeza, que estão mortas", declarou o representante da polícia de Londres Stuart Cundy. Os 30 mortos confirmados fariam parte do novo saldo. "Este número poderá mudar. Espero que não, mas poderá aumentar", indicou.

A imprensa britânica fala em até 70 desaparecidos. O governo do Marrocos informou que seis cidadãos de seu país foram identificados entre as vítimas. Cerca de 600 pessoas viviam no prédio, de 120 apartamentos, devastado por um incêndio na madrugada da última quarta-feira.

'Humor nacional sombrio'

Um porta-voz do governo anunciou que a premier britânica, Theresa May, receberá em Downing Street "um grupo de moradores, vítimas, voluntários e líderes da comunidade local", após uma reunião ministerial sobre a tragédia.

"Este é, tradicionalmente, um dia de festa", disse a rainha Elizabeth II numa mensagem em que usou um tom pouco habitual, coincidindo com a comemoração de seu 91º aniversário.

"Mas este ano é difícil não sentir o sombrio humor nacional", acrescentou, pedindo que os britânicos não desmoronem ante "a sucessão de desgraças terríveis dos últimos meses", referindo-se a três atentados e ao incêndio ocorridos em Londres.

"Quando é posto à prova, o Reino Unido se mostra determinado frente à adversidade", publicou a rainha, que observou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. "Unidos em nossa dor, também estamos, sem medo nem preferência, no apoio que damos a todos que reconstroem suas vidas", acrescentou.

A rainha visitou sobreviventes ontem. A imagem de Elizabeth II conversando com membros da comunidade local contrastou com a reação da primeira-ministra Theresa May, que, depois de ter ido ao local da tragédia sem se reunir com os moradores, foi vaiada.

"A história de duas líderes", publicou hoje o "Daily Mirror" em sua capa, que exibia as duas fotografias, enquanto o "Times" assinalava que a premier se cercou de forte proteção policial durante sua visita. A causa do incêndio ainda não foi determinada.

'Vergonha'

Segundo o serviço de saúde pública NHS, 19 vítimas permaneciam internadas, 10 delas em estado crítico. Autoridades temem que algumas vítimas não possam ser identificadas, devido às altas temperaturas alcançadas no incêndio.

Ontem, sobreviventes da tragédia, amigos de vítimas e membros da comunidade local invadiram a sede administrativa do bairro de Kensington e Chelsea, onde fica a torre. "Exigimos justiça!", "Vergonha!", "Assassinos!", gritavam os manifestantes, somando palavras de ordem contra a premier: "Theresa May, é hora de você ir!"

Os manifestantes criticam autoridades locais por não terem dado ouvido a seus alertas sobre a segurança do prédio, de 24 andares, porque vinham de uma população majoritariamente de baixa renda.

Muitos denunciaram que não havia saídas de emergência, extintores ou alarmes de incêndio. Além disso, o revestimento instalado na fachada no ano passado teria facilitado a propagação do fogo, segundo eles.

O incêndio gerou um forte movimento de solidariedade, em que foram arrecadadas mais de 3 milhões de libras para as vítimas, bem como roupas e alimentos. O Papa Francisco transmitiu seus pêsames às famílias das vítimas. (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

É grave! Velho Chico terá uso restrito. Captação de água será suspensa no São Francisco uma vez por semana a partir desta terça(20)

rio são francisco
Rio São Francisco com suas águas muito baixas

Imagem relacionada
Lago de Sobradinho deve usar o seu volume morto nesses próximos meses

A resolução da Agência Nacional de Água (ANA) é um prelúdio do que estar para vir, caso continuem as condições adversas de chuvas ao longo da Bacia do Rio São Francisco. Com apenas 12,8% do seu volume útil de água, o lago da Barragem de Sobradinho, que regula todo o sistema hidrelétrico das barragens que formam o complexo de Paulo Afonso e Xingó, de onde são gerados 60% da energia que abastece a região Nordeste, caminha para o volume morto.
Em decorrência disso, a ANA proibiu que todas as captações de água ao longo do rio, desde a sua nascente em Minas Gerais até a sua foz, entre os estados de Alagoas e Sergipe, sejam suspensas em um dia da semana, começando já na próxima terça-feira. Somente a água destinada ao abastecimento da população e de animais poderá ser retirada neste dia. Com isso, todos os projetos de irrigação e, sejam de pivôs ou de bombeamento direto da calha do rio ficam proibidos, o que, segundo a ANA, permitirá uma economia de 40 metros cúbicos por segundo de água.


Segundo informou a ANA, através de nota da Assessoria de Comunicação, a medida denominada ” Dia do Rio” vai ser aplicada para todos os usos, menos para consumo humano e dessedentação animal. Objetivo é preservar o estoque de água armazenado nos reservatórios e evitar que Sobradinho alcance o Volume Morto antes do início do período chuvoso, em dezembro.
Conforme nota emitida anteriormente, a própria agência trabalha com um possível cenário de que Sobradinho chegue ao Volume Morto, quando não é possível a geração de energia a partir do uso da barragem, ainda em agosto deste ano. A medida inclui retiradas para todos os usos, dos perímetros de irrigação, mesmo que sejam oriundas de volumes de água reservados previamente.
Alerta vermelho
As restrições ao uso das águas do Rio São Francisco vão vigorar a partir da próxima quarta-feira e até 30 de novembro, quando se espera a chegada das chuvas ao longo da bacia. A regra vale para aquelas captações que ainda não estejam submetidas a regras mais restritivas de uso e caso não haja uma melhoria significativa nos níveis de aguados reservatórios do São Francisco, as restrições serão prorrogadas.
Essa situação acendeu o alerta vermelho para os empresários que lidam com projetos de irrigação na Bahia. Na região Oeste, onde 60% da produção de grãos está concentrada, os 1.200 pivôs, que irrigam 130 mil hectares de área plantada, poderão sofrer impactos ainda mais severos, com a prolongada seca na região. Isso porque é da região os únicos afluentes perenes do Rio São Francisco na Bahia: Corrente, Carinhanha e Grande.
Conforme explicou o diretor de Águas da Associação dos Irrigantes da Bahia (AIBA), José Isino, existe o risco de que as captações nesses três rios também sejam suspensas, como forma de garantir o fornecimento de água para a calha do Velho Chico. “Por enquanto é uma decisão que cabe apenas ao rio de Domínio da União, o São Francisco, mas pode valer para toda a bacia, o que afetaria os rios baianos que são seus afluentes”, disse.
José Isino explica ainda que há o temor de um agravamento da seca ao longo da Bacia do Rio São Francisco, já que as próximas chuvas só são aguardadas ao final de novembro. “Nós fomos alertados pela ANA, em uma reunião ocorrida em Recife, de que esse volume zero pode ser antecipado para agosto, já que a vazão (saída de água) da Barragem de Sobradinho tem sido maior que a afluência (chegada) do lago”, adverte.
No próximo dia 06, em Barreiras, empresários irrigantes vão se reunir para discutir a gravidade da situação. No Oeste, os irrigantes contam com a captação de água para irrigação com as águas dos rios Grande e Preto, nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barra e Santa Rita de Cássia. E nas cidades de Correntina, Santa Maria da Vitória e São Felix do Coribe, com os rios Correntina e Carinhanha, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco, além de projetos que captam água diretamente do São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato e Paratinga.
Vazão já foi reduzida em mais de 50%
Para tentar evitar que o Lago de Sobradinho chegue ao volume morto antes da chegada do período das chuvas, a Agência Nacional de Água já reduziu a sua vazão de água em mais de 50% do final do ano passado até agora. O lago funciona como uma grande caixa d‘água, onde são armazenadas toda a água que segue em direção aos complexos hidrelétricos de Itaparica, Paulo Afonso e Xingó, de onde saem mais der 60% de toda a energia que abastece a Região Nordeste.
Atualmente chega ao lago um volume médio de 500 metros cúbicos de água por segundo, e sai pelos vertedouros 600 m³/s, gerando um déficit de 100 metros cúbicos de água à cada segundo. No último dia 11 o lago estava com 12,92% do seu volume útil de água e na terça-feira esse volume tinha caído para 12,86%. No mesmo período do ano passado o Lago de Sobradinho estava com 22,70% do seu volume útil de água.
Desde o início do mês, a vazão média diária de defluência, autorizada pela ANA, nos reservatórios de Sobradinho e Xingó é da ordem de 600 m³/s, o menor patamar já praticado. Em 11 de junho, o volume equivalente dos reservatórios (Três Marias, Sobradinho e Itaparica) era 18,6%. Na mesma época do ano passado, o volume útil equivalente armazenado era 29,21%.
Fonte: Tribuna da Bahia,(Via: C. Geral).


Blog do BILL NOTICIAS

Tragédia: Acidente envolvendo ônibus deixa 08 mortos até o momento

Acidente envolvendo ônibus deixa mortos e feridos (Foto: Divulgação/PRF)

Mais uma tragédia registrada na BR-135, região sul do Estado, dessa vez envolvendo um ônibus de turismo, no trecho que ficou conhecido como “rodovia da morte”. O acidente ocorreu no início da manhã deste sábado (17/06), na zona Rural do município de Monte Alegre do Piauí.
Até o momento oito mortes foram confirmadas no local pela Polícia Rodoviária Federal, contudo, mais corpos podem estar presos às ferragens. Cerca de 10 pessoas foram levadas em estado grave para hospitais de cidades vizinhas. Uma mulher, que chegou a ser atendida no hospital de Redenção do Gurgueia, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo, elevando para nove o números de mortos.
Informações dão conta de que, entre os feridos, há pessoas que tiveram membros amputados. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Polícia Rodoviária Federal estão no local.
O ônibus, que vinha do Ceará com destino a São Paulo, teria sobrado em uma curva e acabou tombando fora da pista. O acidente aconteceu bem próximo aos povoados Paus e Estiva, a 150 km do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. O motorista ainda não foi identificado.
Alguns feridos estão sendo encaminhados para o Hospital de Redenção do Gurgueia. Já as vítimas mais graves estão sendo transferidas para o Hospital Regional de Bom Jesus. O prefeito da cidade de Redenção do Gurgueia, Ângelo José Sena Santos, o Dr. Macaxeira, que é médico, está atendendo as vítimas que chegam ao hospital.
A PRF informou que só poderá precisar o número de mortos após destombar o veículo. (Via:C. Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

ALIADOS PENSAM EM ESVAZIAR SESSÃO PARA SALVAR TEMER DE DENÚNCIA

Aliados de Michel Temer pensam em esvaziar a sessão que votará se a Câmara dará ou não prosseguimento à denúncia que deve ser apresentada nesta semana contra o peemedebista pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informa reportagem de Ranier Bragon, da Folha.
Pela Constituição, a ação penal contra o presidente da República só pode ser aberta no Supremo Tribunal Federal com o aval da Câmara. Para isso, é preciso que ao menos 342 deputados, do total de 513, votem a favor do avanço da ação.
Integrantes da base aliada temem se desgastar ao discursar no microfone contra o prosseguimento da ação, e por isso planejam nem aparecer na sessão. Temer precisa ter ao seu lado ao menos 172 deputados, mas não necessariamente de seus votos – a ausência já seria algo favorável ao peemedebista.
A expectativa é de que, após Janot oferecer a denúncia, o ministro Luiz Edson Fachin, do STF, ainda fique ao menos 20 dias com ela, período em que pedirá a manifestação das partes. Temer é acusado de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. É possível que Janot o acuse ainda de lavagem de dinheiro. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...