sexta-feira, 16 de junho de 2017

Paulo Câmara determina adiantamento de 50% do 13º salário de servidores dos municípios mais atingidos pelas enchentes


Em nova medida para restabelecer a normalidade nos municípios atingidos pelas chuvas e movimentar a atividade econômica, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou hoje (15/06) que antecipará o pagamento de 50% do 13º salário para servidores de 23 cidades da Mata Sul e do Agreste declaradas em “Situação de Emergência” no Estado. 
O decreto será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (16/06). O pagamento será efetuado pelo Governo no próximo dia 29 de junho, injetando R$ 8 milhões na economia da região. O anúncio foi feito durante reunião do governador com a Comissão Especial da Câmara Federal de Acompanhamento das Enchentes, no Palácio do Campo das Princesas.
Estão sendo beneficiados os municípios com maior quantitativo de habitantes diretamente afetados pelas chuvas de maio. Assim, receberão antecipadamente o benefício servidores residentes em Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

“O adiantamento de 50% do 13º salário é muito importante para as famílias neste momento de emergência. Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para que estes municípios afetados pelas chuva retomem seu dia a dia, o comércio e as escolas voltem a funcionar, os alunos retomem as aulas e os hospitais retomem atendimentos, como vem acontecendo aos poucos. Já fizemos a antecipação do pagamento do Chapéu de Palha e agora vamos adiantar metade do 13º. É um esforço grande que estamos fazendo nas contas do Estado, neste momento de crise econômica, mas que o nosso povo merece, precisa e é isso que esperam de nós, governantes”, afirmou Paulo Câmara.
 A gratificação natalina, mais conhecida como 13º, será concedida exclusivamente aos servidores, empregados públicos e militares do Estado, ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual residentes nos referidos municípios com Situação de Emergência declarada mediante decreto.
Entre as medidas que já foram anunciadas pelo Governo de Pernambuco dentro da Operação Prontidão, criada para atender de imediato e amenizar os danos causados à população, estão a postergação da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os comerciantes das áreas atingidas; o cancelamento da cobrança da conta de água para os locais abastecidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); e a antecipação do pagamento do Programa Chapéu de Palha para as modalidades de pesca e cana-de-açúcar.
BALANÇO  – O Gabinete de Crise, que cuida da Operação Prontidão, registrou um total de 2.064 pessoas desabrigadas e de 33.779desalojadas. Ao todo, já foram distribuídos 150.400 metros quadrados (m²) de lonas; 10.355 kits dormitórios; 9.771 colchões; 197,7 toneladas de alimentos; 237.580 litros de água; 8.849 kits de limpeza; 3.350 kits de higiene; e 96,8 toneladas de roupas. Foram implantados 19 escritórios locais em 25 municípios mais atingidos pelas chuvas. 
No momento de maior demanda da Operação Prontidão, o efetivo diário da força de segurança chegou a 484 homens, entre profissionais da Defesa Civil, PMPE, CBMPE, Exército, Aeronáutica e Marinha. Foram usadas 2 aeronaves do Estado e 3 das Forças Armadas para salvamento, resgate e distribuição de alimentos e água; 99 máquinas alocadas nos municípios para auxiliar na limpeza das cidades; e 28 carros pipas. Um Hospital de Campanha foi instalado em Rio Formoso e 19 equipes da Secretaria Estadual de Saúde estão atuando nos municípios.
O trabalho do Gabinete de Crise, instalado no segundo andar do Palácio do Campo das Princesas, segue a todo vapor desde o dia 30 de maio. As doações do Estado e empresas parceiras são encaminhadas diariamente para as cidades atingidas. A equipe desta força-tarefa acionada para atender de imediato a população é composta por técnicos das Secretarias/Órgãos: SEPLAG, CAMIL, CODECIPE, SECHAB, SDS, SES, SETRA, SDSCJ, SAD, SCGE, PGE, SECID, COMPESA, APAC E SERH.
O Governo de Pernambuco decretou Estado de Emergência em 27 municípios (Decretos nº 44.491/2017, nº 44.492/2017 e nº 44.531 /2017). São eles: Amaraji, Água Preta, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Catende, Cortes, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Barreiros , Gameleira, Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamadaré, Xexéu, São José da Coroa Grande, Bonito e Escada.
PARCEIROS – A Coca-Cola doou 25 mil litros de água; a Celpe 500 geladeiras; a Brasil Kirin 20.592 litros de água; a Tupan 200 botas galocha, a Sobral Calçados mais de 100 pares; a Vitarella 13 toneladas de biscoito e 1 tonelada de macarrão; a ASA 20 fardos fraldas e 20 caixas de absorventes; a Baby Roger 320 pacotes de fraldas; a SELMI 23 toneladas de alimentos (macarrão e bolacha); a Brilux 10 caixas de detergente e 70 de água sanitária; a Even 10 caixa de creme dental e 20 de sabonete; a FEDEX  disponibilizou caminhões; a TUTANAT 200 cosméticos de higiene pessoal; a Flamin corte de lençóis e roupas infanto-juvenil; a Studio Zero: 450 peças de roupas e a Eta 1.200 garrafas de 2 litros de suco e 262 sacos de leite em pó.(Via: blogdomarioflavio.com).

Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNO SARTORI SERÁ DENUNCIADO A ORGANISMOS INTERNACIONAIS


Representando a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que fará relatório com denúncia a organismos internacionais contra quem usa forças do Estado para reprimir população. A informação foi dada nesta sexta-feira (16) durante ato em solidariedade às famílias da Ocupação Lanceiros Negros, em Porto Alegre.
"Pelos direitos humanos, pelo direito à moradia, pela dignidade humana, pela Constituição Federal estes governos não podem permanecer agindo desta forma. Devem explicações a seu povo. Explique-se Sartori. Fora Temer!", destacou Rosário. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

LOS ANGELES EMITE 'BAT-SINAL' EM HOMENAGEM AO ATOR ADAM WEST


Na noite desta quinta-feira 15), a Prefeitura de Los Angeles emitiu um "bat-sinal" na fachada do seu prédio em homenagem ao ator Adam West, que interpretou o herói em seriado na TV na década de 1960 e morreu na sexta (9), aos 88 anos.
"Nunca haverá outro Adam West e nunca haverá outro Batman como o de Adam West", afirmou o prefeito da cidade, Eric Garcetti. Já o chefe do departamento de polícia de Los Angeles estava emocionado: "Eu não sei quantas vezes sonhei em usar o 'bat-sinal'" - disse Charlie Beck, ao se referir ao tradicional método com o qual as autoridades chamavam o super-herói nas histórias em quadrinhos e nos filmes de Hollywood.
Burt Ward, intérprete do Robin no mesmo seriado, agradeceu às centenas de fãs que foram à Câmara Municipal de LA homenagear o ídolo. "Adam não está aqui fisicamente, mas acredito que hoje ele esteja em espírito", afirmou o ator de 71 anos.
West estreou no cinema em 1957, no filme "Voodoo Island". Ele só obteria sucesso ao interpretar o Batman na série de TV veiculada entre 1966 a 1968. O ator morreu de leucemia e deixou sua esposa, Marcelle, com quem era casado desde 1972, seis filhos, quatro netos e dois bisnetos. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

MORRE ADAM WEST, O BATMAN DA SÉRIE DE TV

Agência Brasil
O ator americano Adam West, conhecido por interpretar o super-herói Batman na série de TV dos anos 1960, morreu nesta sexta-feira em Los Angeles aos 88 anos, de leucemia, informou neste sábado (10) sua família em um comunicado.
Seus entes queridos destacam na nota que West sempre "aspirou ter um impacto positivo nas vidas de seus seguidores" e, acrescentam, "sempre será o nosso herói".
West faleceu cercado de sua família e deixa a mulher, Marcelle, seis filhos, cinco netos e dois bisnetos.
O sucesso como Batman dificultou as chances de West de conseguir outros papéis, já que ficou para sempre associado a seu popular personagem.
No entanto, continuou trabalhando durante toda a sua carreira e novamente alcançou a fama como a voz do prefeito de Quahog, também chamado Adam West, na série animada 'Uma Família da Pesada'.
No cinema, West atuou nos filmes O Moço da Filadélfia (1959) e Robinson Crusoé em Marte (1964), além de trabalhar na dublagem da animação Redux Riding Hood (1997), indicada ao Oscar de melhor curta-metragem.
Em fevereiro de 2016, a série The Big Bang Theory comemorou seu episódio de número 200 e lembrou o 50º aniversário de Batman com uma aparição de West.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

MEDICINA CHINESA. A CURA PELO FLUXO DA ENERGIA VITAL

 (photo: )

Há bem mais de dois mil anos, a China enfoca a questão da saúde e da doença com uma abordagem muito diferente da medicina ocidental. Na tradição médica chinesa, não se trata de tratar da doença, mas sim de restabelecer os fluxos de energia vital responsáveis pela manutenção da saúde. A partir desse enfoque, as ferramentas usadas pelos chineses são radicalmente diferentes das nossas.



Por: Christofe Doré – Le Figaro Santé 

No Ocidente, temos tendência a associar a palavra “medicina” a hospitais e a medicamentos, e também a classificar as doenças em função dos órgãos e das funções do nosso corpo físico. Com frequência deixamos de lado a parte emocional e, mais ainda, a dimensão energética. Tais lacunas não existem na medicina tradicional chinesa, que é baseada em conhecimentos muito antigos descritos em escrituras velhas de muitos milhares de anos.
Essa medicina foi marcada por três escritos de datação incerta, mas certamente muito antigos: o I Quing, o primeiríssimo livro de medicina que, acredita-se, foi escrito no primeiro milênio antes de Cristo, e que teria sido inspirado pelo imperador Fu Hi. Depois dele, o Ben Cao e o Nei King, que provavelmente pertençam à Dinastia Han (206  a. C. – 220 d. C.), embora costumem ser associados aos imperadores míticos Shen Nong e Huang Di.

A medicina chinesa, longe de examinar a saúde de uma pessoa focando esse ou aquele órgão, considera o ser humano nas suas relações com a terra e os diversos elementos, buscando manter através da energia vital (Ki) uma harmonia que, quando comprometida ou inexistente, gera todos os tipos de sintomas e patologias.
“Além da acupuntura, já bem conhecida no Ocidente, a massagem energética, a farmacopeia, o Ki Gong, a dietética e a higiene desempenham um papel fundamental”, esclarece Jean-Marc Triboulet, importante especialista francês da medicina chinesa. Para assegurar o bem-estar, manter a boa saúde e prevenir o surgimento de doenças, a medicina chinesa se apoia sobre cinco instrumentos, dos quais os dois mais conhecidos são as plantas medicinais (exaustivamente tratadas no Ben Cao) e a acupuntura (bem descrita no Nei King). As plantas medicinais na China gozam de um status à parte: trataremos delas em primeiro lugar, inclusive porque fazem parte integrante da dietética, concebida para a manutenção da saúde.

No total, para quase um milhar de substâncias presentes na farmacopeia chinesa, cerca de 300 plantas são correntemente utilizadas em preparados que associam e combinam várias delas, para aproveitar a sinergia dos seus efeitos. Seu potencial depende de várias características, e notadamente de sua forma (cor, consistência, grau de hidratação, etc.), sua natureza (com um efeito térmico ou fisiológico: frio, quente, morno), seu sabor (picante, doce, ácido, etc.) ou ainda sua ação (dispersante, tonificante, neutralizante, etc.)
A harmonia da energia vital
Como exemplo, pelos sintomas que o médico julga ligados ao frio (o escorrimento pelo nariz, os reumatismo, etc.), ele preconizará plantas de natureza quente ou morna. Mas esse não é o único critério. Para escolher uma erva, ele deverá examinar e estabelecer uma série de outras correspondências. A do sabor combinado com a ação (salgado, amaciante; amargo, dispersante, etc.), com o Yin (ácido, amargo, salgado) ou o Yang (picante, doce), ou ainda com os cinco elementos que possibilitam a transformação do Yin em Yang e vice-versa (picante, metal; ácido, madeira; etc.), cada um deles associado a determinados órgãos (madeira, fígado; fogo, coração; terra, baço, etc).

Todas essas escolhas são, logo de início, guiadas por um diagnóstico energético. Não se trata, portanto, de determinar qual órgão foi atingido ou de que doença sofre o paciente. O exame tem por objetivo obter informações a respeito das perturbações que desarranjaram a harmonia do sistema de energia vital que constitui o próprio cerne do organismo e, ao mesmo tempo, entre o organismo e os elementos exteriores. Eis porque, além das questões e das observações de todos os tipos (cor da pele, voz, respiração, estado emotivo, etc), aquele que pratica a medicina chinesa tradicional tomará o pulso do paciente em diversos pontos diferentes, para perceber o que faz obstáculo ao fluxo da energia vital no corpo através de uma vasta rede de vias chamadas meridianos. Ele poderá, dessa forma, prescrever um tratamento apropriado. Desse tratamento faz parte não apenas uma mudança de regime alimentar e as ervas medicinais, mas também a estimulação de pontos precisos localizados ao longo dos meridianos com o uso de agulhas (acupuntura), do calor (moxabustão), ou de massagens e, por fim, com a prática de ginásticas tradicionais desenvolvidas para a manutenção do fluxo de energia vital (Qi Gong, Tai Chi Chuan).

Segundo Jean-Marc Triboulet, escolher a estimulação dos pontos com agulhas ou com a ponta dos dedos possui uma série de implicações que não estão obrigatoriamente conectadas à maior ou menor eficácia do método escolhido. Nos hospitais, é possível tratar de vários pacientes ao mesmo tempo. Além disso, a acupuntura se presta melhor aos estudos clínicos do que as massagens, menos fáceis de serem reproduzidas de forma idêntica. No sistema ocidental de saúde, essas comprovações constituem uma das chaves do seu sucesso: seus efeitos foram demonstrados cientificamente em várias situações, entre as quais o tratamento das cefaleias, para o alívio da dor, para prevenir a náusea e os vômitos após uma cirurgia, ou no contexto do acompanhamento de pacientes que fazem quimioterapia. Apesar de ser um sistema multimilenar, todas essas virtudes fazem da medicina chinesa um dos sistemas mais promissores para serem absorvidos pela tecnologia médica ocidental. Isso já acontece hoje em dia, quando muitos hospitais e clínicas empregam os conhecimentos da medicina chinesa para tratar de sintomas até há pouco desconhecidos, tais como os provenientes da poluição, os transtornos alimentares, a obesidade, etc. (SAÚDE 247 ).
LeFigaro
Blog do BILL NOTICIAS

REGIÃO MAIS RICA DE ALAGOAS DESAPROVA GOVERNO TEMER

REUTERS/Ueslei Marcelino: <p>Presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. 10/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino</p>

 A mais nova pesquisa realizada pelo Instituto Falpe ouviu três mil pessoas nos municípios do Vale do Paraíba, em Alagoas, entre os dias 9 e 12 de junho. Levantamento trata da avaliação do governo Michel Temer e de candidaturas para senador, deputado federal, deputado estadual e para o governo em 2018. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.
O Vale do Paraíba tem oito municípios – Pilar, Atalaia, Capela, Cajueiro, Viçosa, Chá Preta, Paulo Jacinto e Mar Vermelho – e está localizado na região do interior considerada a mais rica de Alagoas por conta da presença de usinas de açúcar, pecuária e pela proximidade com Maceió.
Os números referentes ao governo federal comprovam o fracasso do governo atual. Quando perguntados se “aprova ou desaprova o governo do presidente Michel Temer?, ele foi desaprovado por 83% dos entrevistados; aprovado por apenas 8,5% e 8,5% não opinaram.
Leia abaixo os demais resultados para o Senado, governo de Alagoas, deputado federal e estadual:
Deputado estadual
1 - Se a eleição para deputado estadual fosse hoje, em quem você votaria?
Chico Tenório, 3,75% das intenções de votos; Bruno Toledo, JHC, Inácio Loiola, Carimbão Filho, Judson Cabral, Marcelo Victor, Jeferson Morais, Maurício Quintella, e Carlos Alberto Canuto ficaram empatados com 1%. 94,25% não opinaram.
Mas quando alguns nomes são apresentados, os números mudam bastante. Veja abaixo:
2 – Desses nomes citados, em quem você votaria para deputado estadual?
Chico Tenório, 15%; Bruno Toledo, 7,75%, Carlos Alberto Canuto, 7,25%; a surpresa Pedro Acioly, que sequer apareceu na anterior, crava 5,25% das intenções; Davi Maia, filho de Marcelo Lima, 3,5%; Ronaldo Medeiros, 3,5%; Antônio Albuquerque, 3%; Olavo Calheiros, 2%; Ângela Garrote, 1,5%; Isnaldo Bulhões, 1,25%; Henrique Vilela, 1%; Val Gaia, também 1%; Paulo Dantas, 0,75%; nenhum, 27%; não opinaram 20,25%.
Governador
Na pergunta “você aprova ou desaprova a administração do governador Renan Filho?”, 58,5% responderam que aprovam, enquanto 23% desaprovam. 18,5% não opinaram.
Na disputa para governador, quando os nomes dos candidatos são apresentados e pergunta em quem o eleitor votaria para governador, Renan filho lidera com 33,5%; Rui Palmeira tem 22,25%, JHC 5,75%. 22,25% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 16,25% não opinaram.
Quando o confronto é apenas entre o governador e o prefeito de Maceió, Renan fica com 35%; Rui obtém 24,25%. Nenhum 24% e 16,75% não opinaram.
Na disputa entre Renan Filho e JHC, o governador tem 40,25% e JHC 11%. Nenhum 29,5%, não opinaram 19,25%.
Quando a pergunta é “Dos nomes citados, em quem você não votaria para governador?”, JHC lidera com 6,75%. Renan Filho aparece com 6,5% e Rui Palmeira tem a menor rejeição, apenas, 275%. Nenhum, 22,25%; nada contra, 36,5% e não opinaram, 25,25%.
Senado
Na disputa por uma das duas vagas para o Senador Federal, os números foram os seguintes na pergunta “desses nomes citados, em quem você não votaria para Senador?”, Renan Calheiros tem 5,75%; Benedito de Lira 2,5%; Teotonio Vilela, 1,75%; Marx Beltrão e Heloísa Helena ficam com 1%; João Caldas, 0,75%. Nenhum, 24,5%; nada contra, 41% e não opinaram, 21,75%.
Quando é perguntado “dos nomes citados em quem você votaria para senador”, Teotonio Vilela lidera com 27,25%; Benedito de Lira, 23%; Renan Calheiros, 19%; Heloísa Helena, 18,5%; João Caldas, 7%; Marx Beltrão, 6,5%; nenhum, 24,5%; não opinaram, 25%.
Deputado federal
Na pergunta “Desses nomes citados em quem você votaria para deputado federal”, Sérgio Toledo lidera com 15,25%; Ronaldo Lessa tem 11,75%; Carimbão Pai, 8%; Maurício Quintella, 5,25%; HC, 5%; Paulão do PT, 2,5%; Arthur Lira, 2%; Augusto Farias, 1,75%; Marx Beltrão, 1,25%; Rodrigo “prefeito de São José da Laje”, 0,5%; Nivaldo Albuquerque, 0,25%. Nenhum, 23,5%; não opinaram, 17,5%. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

HUMBERTO: ‘GOVERNO GOLPISTA QUER EXTERMINAR A INCLUSÃO SOCIAL’

:

Um documento referência para a luta com o objetivo de restaurar a democracia que foi alvo de um golpe. Assim o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), classificou o Plano Popular de Emergência, elaborado por instituições que formam a Frente Brasil Popular e lançado, no Recife, na quarta-feira (14). De acordo com o parlamentar, o Plano servirá de base para o que virá depois da luta pelo fim do governo de Michel Temer e pelas eleição direta para escolher o novo presidente da República.
"O Plano propõe resgatar práticas que deram a marca dos governos dos últimos 13 anos, os governos do PT, de inclusão e alcance social, tudo o que o governo golpista quer hoje exterminar através de reformas nefastas e encomendadas. Além disso, o texto agrega ideias novas que ampliam a participação do povo. É um balizamento importante do que pretendemos fazer para devolver a democracia ao Brasil", afirmou Humberto, no Sindsprev, o sindicato dos servidores federais e da Previdência no Estado. “Não tem saída para esse governo ilegítimo. A renúncia do presidente sem voto é o único caminho. A partir daí, é com o povo, que vai escolher seu destino nas urnas".
Pesquisa Vox Populi, contratada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), apontou no começo deste mês que 89% querem escolher o novo presidente da República e 75% dos brasileiros avaliam negativamente o desempenho de Temer (veja aqui). Também vale ressaltar que tanto o Ministério Público do Distrito Federal, quanto uma auditoria do Senado inocentaram Dilma Rousseff. 
O documento contempla dez "propostas para o Brasil sair da crise", como aponta o texto distribuído no Sindsprev. São eles: Democratização do Estado; Desenvolvimento, emprego e renda; Reforma agrária e agricultura familiar; Reforma tributária; Direitos sociais e trabalhistas; Direito à saúde, à educação, à cultura e à moradia; Segurança pública; Direitos humanos e cidadania; Defesa do meio-ambiente; e Política externa soberana.
O parlamentar ressaltou, no Plano, a Reforma tributária como um ponto que deve ser trabalhado, pois foi uma área que não avançou nos últimos anos. "É um rumo que precisamos corrigir", assinalou. E defendeu a inclusão de um outro, a democratização da comunicação, tido por ele como fundamental para a cidadania e o equilíbrio da informação, com adoção de mecanismos que quebrem o monopólio dos meios e a manipulação que se vê hoje na comunicação.
A solenidade contou com a participação do economista João Pedro Stédile, da presidente da CUT Mulher Beatriz Cerqueira, do presidente estadual da CUT, Carlos Veras, da deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e do líder do MST Jaime Amorim, que havia recebido o título de Cidadão do Recife, proposto pela vereadora petista Marília Arraes. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

EM APENAS CINCO MESES, NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM PE É MAIOR DO QUE O DE 2016


Pernambuco contabiliza 2.495 pessoas assassinadas nos primeiros cinco meses de 2017, um aumento de 44,4% em relação ao mesmo período de 2016 (1.727) no estado. Os mais de dois mil homicídios, apenas de janeiro a maio deste ano, ultrapassam a metade dos 4.479 registrados durante todo o ano de 2016. Em maio deste ano, 457 assassinatos, foram assassinadas em Pernambuco, média de 14,7 homicídios por dia. A quantidade de homicídios representa um aumento de 43,2% em relação ao mesmo mês do ano passado (319 mortes). Os dados são de um levantamento divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
De acordo com os dados, no mês de maio foram registradas 10.107 ocorrências de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) - roubos, assaltos a ônibus e extorsão mediante sequestro, sem contar furtos e latrocínios. O índice corresponde a uma média diária de 326,03 casos do tipo. Ou seja, por hora, pelo menos menos 13 ocorrências são registradas em Pernambuco.
Os casos de roubo a ônibus subiu 19,3%, ao passar de 88 ocorrências em maio do ano passado para 105 no mesmo período deste ano. O número de roubos de veículo chegou a 1.699 roubos de veículos no estado, o que representa uma média de 54,81 ocorrências a cada dia - a cada hora, 2,28 carros são roubados no estado. No mesmo período, foram registrados 556 furtos de veículos, média de 17,94 casos a cada dia.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Prorrogadas inscrições para concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia

pm-ba-629x448

As inscrições para o concurso público da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia têm um novo prazo. Agora, os interessados em concorrer a uma das 2.750 vagas ofertadas para os cargos de soldado das duas corporações têm até o dia 21 de junho para realizar a inscrição. O prazo estipulado anteriormente era até esta segunda(19). O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), observando o horário de Brasília. A taxa é no valor de R$ 70.
Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital. De acordo com o edital, duas mil vagas serão destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. As oportunidades serão distribuídas pela capital e 12 municípios do interior.
Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, recebendo bolsa de R$ 937 durante o curso de formação. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar terão carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.
O edital de abertura de inscrições, elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelos Comandos Gerais da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi publicado dia 10 de maio. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Saeb e pelo IBFC, que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba. (Blog: O Povo com a Notícia).

Blog do BILL NOTICIAS

Espetáculo de dança, cores e tradição marca concurso de quadrilhas em Petrolina

concurso-de-quadrilhas-2017

Encanto-Nordestino-vencedora

Mais que uma disputa, o concurso de quadrilhas juninas de Petrolina, realizado na noite dessa quinta-feira(15), foi marcado pela celebração da cultura nordestina. Um evento com muitas cores, músicas e dança que reuniu um grande público para acompanhar de perto o espetáculo promovido pelas 6 equipes que se apresentaram no Ginásio do Sesc.
A abertura do concurso ficou por conta do grupo Balão Dourado que levou para a quadra o tema ‘Resfulengo da Sanfona’. Mas, a noite também abriu espaço para os espetáculos de coreografia da Danado de Bom, Amor Junino, Renascer do Sertão, Forró Xaxado e a Encanto Nordestino.
A novidade deste ano é que, além de troféus, os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar também levaram para casa uma premiação em dinheiro nos valores de R$ 6 mil; R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente.
Campeãs – A grande campeã da noite foi a quadrilha Encanto Nordestino que encantou público e jurados numa apresentação emocionante. A segunda posição ficou com a quadrilha  Forró Xaxado e o terceiro lugar com o grupo Danado de Bom. Os jurados avaliaram critérios como o casamento, marcador, coreografia, figurino, música e tema. Também foram premiados com troféus especiais os melhores noivo, noiva, marcador, rei, rainha, figurino, torcida e casal matuto.
A secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Maria Elena de Alencar prestigiou todo o evento e destacou a relevância cultural do concurso. “Nosso objetivo é resgatar festas culturais que enriqueçam o São João de Petrolina e dentro deste conceito, valorizar as quadrilhas juninas é contemplar a programação cultural com atividades voltadas às famílias”, disse. (Ascom) (Via: C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LÍDERES MUNDIAIS EVITAM PISAR NO BRASIL DO GOLPE


Reportagem da agência ANSA aponta que líderes mundiais, inclusive o papa Francisco, estariam evitando vir ao Brasil e dando preferência a outros países da América Latina, como Argentina, México ou Chile. Segundo o texto, esse cenário é fruto da instabilidade política no país e também da baixa popularidade de Michel Temer.
A reportagem cita exemplos de líderes como a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro português Antonio Costa, o presidente italiano, Sergio Matarella, e o ex-presidente francês François Hollande, que estiveram no continente ou mesmo no Brasil, mas não se encontraram com Temer.
A matéria destaca ainda que Temer não foi recebido pelo então presidente norte-americano, Barack Obama, em sua primeira viagem internacional, à China, e que em um ano à frente do Palácio do Planalto, foi anfitrião de apenas um chefe de Estado em Brasília, o presidente argentino, Mauricio Macri.
Confira abaixo a íntegra da reportagem da Ansa, em espanhol:
Solo, a Temer no lo visita nadie
Escándalos afectaron la imagen del gobierno de Michel Temer

(ANSA) - BRASILIA, 13 JUN - Con la imagen internacional desgastada, Michel Temer ha tenido una módica agenda de encuentros: líderes mundiales que viajan a Latinoamérica evitan hacer escala en Brasilia y prefieren ir a Argentina, México o Chile. Hasta el papa Francisco suspendió una visita y optó por viajar a Bogotá.
Temer se reunía este martes con el canciller, Aloisyo Nunes Ferreira, para analizar la agenda internacional de un gobierno que parece haber perdido peso global.
Y esto no es consecuencia de la displicencia diplomática de Temer: por el contrario el mandatario demostró desde su primer día en el gobierno que una de sus prioridades era "demostrar al mundo que Brasil cambió".
La frase citada arriba fue dicha por Temer desde el 31 de agosto, cuando asumió definitivamente el cargo que desempeñaba desde mayo, y a poco de jurar embarcó hacia China donde se desarrollaba la cumbre del G20.
Diarios locales escribieron que Temer partió a China con el propósito de reunirse o estrechar la mano del entonces presidente norteamericano Barack Obama. Pero esa expectativa no se cumplió en su primer viaje a China, donde Obama no lo recibió aunque sí tuvo tiempo para conversar o saludar a otros líderes de países emergentes.
Hasta este martes cuando se cumple un año, un mes y un día de su llegada al gobierno, primero en forma provisoria luego como mandatario efectivo, Temer fue anfitrión de una sola visita de Estado en Brasilia, la realizada el 7 de febrero por su colega argentino, Mauricio Macri.
Este fin de semana estuvo en Río de Janeiro y San Pablo el premier portugués, Antonio Costa, pero debido a razones de agenda del presidente Temer, que permaneció en Brasilia por la crisis, no se produjo el encuentro que había sido anunciado.
El gobernante portugués almorzó este martes en Buenos Aires con el presidente Macri.
Ciertamente varios dignatarios han escogido Buenos Aires y no Brasilia para sus recientes giras latinoamericanas Así ocurrió la semana pasada cuando la canciller alemana Angela Merkel realizó una gira por la región durante la cual visitó Argentina y de allí voló a México, sin hacer escala en Brasilia, que en esos días estuvo sacudida por el juicio contra Temer por corrupción electoral.
Un mes antes de Merkel, llegó a Buenos Aires el presidente italiano, Sergio Matarella, que fue agasajado por Macri, tras lo cual embarcó hacia Uruguay, donde se reunió con el mandatario Tabaré Vázquez.
Mattarella no visitó a Temer como tampoco lo hizo el papa Francisco, quien había prometido viajar a San Pablo este año para participar en las celebraciones de la patrona nacional, la Virgen de Aparecida.
Francisco alegó cuestiones de agenda pero obispos brasileños dejaron trascender que el Sumo Pontífice prefirió suspender el viaje como forma de externar algunas discrepancias con Brasilia.
En paralelo el jefe del Estado Vaticano confirmó su viaje a Colombia donde expresará su respaldo al proceso de paz encabezado por el presidente Juan Manuel Santos. El viernes último Temer y la exmandataria Dilma Rousseff fueron absueltos en ese juzgamiento por financiamiento ilegal de la campaña electoral de 2014.
La conclusión de ese proceso no puso fin a la agenda judicial del mandatario, que posiblemente sea investigado por corrupción por la Procuraduría en el caso del frigorífico JBS.
En enero de este año el entonces presidente francés Francois Hollande realizó su última gira por América Latina durante la cual fue recibido por sus colegas Michel Bachellet en Chile y por Juan Manuel Santos en Colombia.
Que Hollande no haya recalado en Brasil fue un dato por lo menos llamativo pues ambos países intensificaron sus relaciones diplomáticas y de Estado en la última década, cuando fue firmado un acuerdo estratégico de Defensa.
Parte de los analistas y medios brasileños coinciden en que los escándalos políticos y denuncias de corrupción que precedieron a la salida de Dilma Rousseff y se prolongaron con la llegada de Temer conspiraron con el prestigio de Brasil.
En marzo de 2016, cuando Rousseff aún era presidenta en medio de una crisis que presagiaba su caída, Barack Obama viajó a Buenos Aires sin aterrizar en Brasilia.
El corresponsal del diario Estado en Argentina escribió sobre el creciente liderazgo de Mauricio Macri a nivel regional y mencionó que el propio Obama destacó ese atributo del gobernante rioplatense.
Luego, con la salida de Rousseff y la sucesión de Temer, se instaló un clima de expectativa que fue efímero: el nuevo gobernante se vio prontamente envuelto en escándalos que causaron la renuncia de ministros. "La crisis interna que vive el gobierno de Temer hizo que Brasil no tenga una posición de firme liderazgo regional", comentó Fernando Ayerbe, profesor de Relaciones Internacionales de la Universidad Estadual de San Pablo. Algunos comentaristas compararon dos portadas del influyente semanario británico The Economist, que en 2010 ilustró la tapa con un Cristo Redentor convertido en cohete que era lanzado hacia el espacio desde el cerro Corcovado, en señal del éxito de la economía que crecía más del 7%.
Este año la misma publicación mostró a Temer colgado de un brazo de la estatua del Cristo para evitar caer, retratando el inestable cuadro político y económico de un país que enfrentó una recesión del 3,8% en 2015, 3,5% en 2016 y este año avanzaría el 0,41%, según la previsión publicada el lunes por el Banco Central. (ANSA). (247).


Blog do BILL NOTICIAS

CUNHA REAVALIA SILÊNCIO E CONTRATA ADVOGADO PARA FAZER DELAÇÃO PREMIADA


Depois de Lúcio Funaro, apontado como operador de propinas do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), corre a notícia de que o próprio ex-presidente da Câmara esteja no caminho para firmar acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato.
Até então, a defesa de Cunha, que está preso desde outubro, era reticente sobre o assunto. Mas segundo reportagem do Valor Econômico, ele estaria reavaliando esse silêncio e já teria contratado um advogado com este objetivo, o criminalista Délio Lins e Silva Júnior, que tem escritório em Brasília.
A delação de Cunha pode ser a última cartada do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Michel Temer, que acabou não caindo com a delação da JBS, apesar de incriminá-lo diretamente. A delação de Funaro, se efetivamente realizada, também pode complicar ainda mais a vida de Temer.
Cunha foi condenado a mais de 15 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro, de Curitiba. A delação também seria uma última esperança do peemedebista junto a Janot, para que não cumpra mais de uma década em regime fechado. Segundo o Valor, "advogados receberam a indicação de que Cunha terá que entregar pessoas com quem convivia no mesmo nível, e que estivessem acima dele, para que sua delação seja aceita". (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Festa em Lagoa Grande – PE pelos 22 anos de emancipação política da cidade


Nesta sexta-feira(16) comemora-se os 22 anos de mancipação politica de Lagoa Grande-PE, cidade localizada no sertão do São Francisco, banhada pelas águas do rio onde seu povo trabalha plantando e gerando renda e emprego para todos. Conheça um pouco de Lagoa Grande-PE. Veja a programação de aniversário, com Hasteamento das Bandeiras as 7 horas da manhã, Desfile Cívico, a partir das 17 horas e shows musicais no centro da cidade,  a noite, com  Raniere e Banda e Alcimar Monteiro,  na Praça Hermes Amorim. O Prefeito Vilmar Cappellaro espera contar com todos para festejar os 22 anos de emancipação politica de Lagoa Grande-PE.

índice

Imagem2
hows musicais para o aniversário de Lagoa Grande nesta sexta-feira com Ranieri e Banda e Alcimar Monteiro


História.
O município tinha 22.760 habitantes no último Censo, em 2016 a estimativa do IBGE era de 25.030 habitantes. Isso coloca o município na posição 85 dentre 185 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do Brasil, fica na posição 1432 dentre 5570. Sua densidade demográfica é de 12.31 habitantes por quilometro quadrado, colocando-o na posição 175 de 185 do mesmo estado. Quando comparado com outros municípios no Brasil, fica na posição 4078 de 5570.
O seu nome surgiu a partir de uma lagoa de água doce da qual todos os habitantes dessa localidade se abasteciam. Daí surgiu o nome de Lagoa Grande. Lagoa Grande, emancipou-se no dia 16 de junho de 1995 do município de Santa Maria da Boa Vista. Teve como primeiro prefeito Jorge Roberto Garziera.
Tem como atividade principal a fruticultura (especialmente uvas), sendo a principal fonte de renda;além da vinicultura.
Como a produção de uvas e vinhos é pequena, houve a ideia de divulgá-la para que o restante do Brasil e até mesmo outros países passassem a conhece-la melhor. Assim surgiu a Vinhuva Fest, que ocorre na cidade a cada dois anos. Com edições em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e em 2015 esteve em sua 8ª edição.
É através dessa festa que os interessados em uvas e vinhos têm a chance de conhecer mais de perto os produtos desse município, além de firmar negócios e parcerias, promovendo maiores ganhos para a economia do município.
Educação:
Em 2015, os alunos dos anos inicias da rede pública do município tiveram nota média de 5.1 no IDEB. Para os alunos dos anos finais, essa nota foi de 4.1. Na comparação com municípios do mesmo estado, a nota dos alunos dos anos iniciais colocava este município na posição 36 de 185. Considerando a nota dos alunos dos anos finais, a posição passava a 44 de 185. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 96.3 em 2010. Isso posicionava o município na posição 109 de 185 dentre os municípios do estado e na posição 4359 de 5570 dentre os municípios do Brasil.
Política:
Com aproximadamente 25 mil habitantes, Lagoa Grande possui atualmente cerca de 18.650 eleitores. Ao longo dos seus 22 anos, Lagoa Grande está na sua sexta gestão, que são elas:
6º Vilmar Cappellaro (2017/2020);
5º Dhoni Amorim, (2013/2016);
4º Rose Garziera (2009/2012);
3º Robson Amorim (2005/2008);
2º Jorge Garziera (2001/2004);
1º Jorge Garziera (1997/2000).
Fonte: Internet. (Via:C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

SÓ LULA PACIFICA O BRASIL, DIZ DONO DO PARANÁ PESQUISAS


O diretor-presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, ao Blog do Esmael, disse nesta quinta-feira (15) que a única possibilidade de pacificação do país chama-se Luiz Inácio Lula da Silva.
“Fica cada vez mais claro para todos os partidos – e até setores do judiciário e da mídia – que somente o ex-presidente Lula é capaz de resolver politicamente essa crise”, diz o pesquisador.
O dono da Paraná Pesquisas não é nenhum petista. Pelo contrário. Na eleição de 2014, por exemplo, ele foi xingado até a 24ª geração ao apontar o favoritismo do senador Aécio Neves (PSDB) na disputa com Dilma Rousseff (PT).
Também se atribui a Hidalgo o lançamento do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa à presidência da República, pois foi a Paraná Pesquisas o primeiro instituto do país a incluir seu nome nas sondagens eleitorais para 2018.
Ato contínuo, que corrobora a tese de Murilo Hidalgo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mandachuva do PSDB, pediu hoje a Michel Temer (PMDB), num “gesto de grandeza”, que antecipe as eleições presidenciais. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Técnicos da Ceasa de PE analisam em Petrolina áreas para construção do novo Ceape


Técnicos da Ceasa de Pernambuco estiveram reunidos em Petrolina com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama. O objetivo da visita foi fazer uma análise das áreas que sejam viáveis e compatíveis com o novo projeto de construção da sede da Central de Abastecimento (Ceape).
Estiveram presentes o gerente de Mercado da Ceasa, Antônio Soares Beltrão, o assessor técnico Eduardo Barbosa Vieira e o secretário executivo de Indústria e Comércio de Petrolina, Luca Ballalai.
A vinda dos representantes da Ceasa partiu de um convite do prefeito Miguel Coelho. As informações são da assessoria da PMP. (Fotos/divulgação),(Via:C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Filha de ribeirinho atingido por construção do Lago de Sobradinho relata “injustiça” para receber indenização e vai criar campanha em redes sociais


O pagamento de indenização aos atingidos pela Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, continua sem solução. A ação foi movida contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) por centenas de ribeirinhos atingidos pela construção do lago, que ficou pronto em 1978. A barragem foi responsável pelo deslocamento de mais de 70 mil pessoas, segundo informações. Essas pessoas moravam nas antigas cidades de Remanso, Casa Nova, Sento-Sé e Pilão Arcado.
Diante do problema, a filha de um ribeirinho, Adriana Menezes dos Santos, enviou e-mail a este Blog, informando que vai criar uma campanha nas redes sociais para divulgar o que ela considera “uma injustiça” com as famílias que tiveram que deixar tudo para trás e até hoje não foram indenizadas. “Eles não criaram essa situação, eles foram vítimas de um progresso sem planejamento ou humanidade”, diz ela, frisando que o processo de indenização já dura 12 anos.
Eu, como filha de um desses ribeirinhos do Povoado de Piri, em Sento-Sé, irei movimentar e divulgar essa situação pelas redes sociais, até que chegue ao conhecimento das pessoas responsáveis pelo pagamento dessa indenização. Farei o que for necessário para que o grito daqueles trabalhadores rurais, pescadores ou vaqueiros, seja ouvido”. Adriana Menezes ainda solicita o apoio de políticos, pois segundo ela, os resultados seriam mais rápidos. O processo tramita no Superior Tribunal Federal (STF). Com a palavra, as autoridades responsáveis.(Via:C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Mais 53 viaturas reforçarão segurança pública de Pernambuco


A segurança pública de Pernambuco terá o reforço de mais 53 viaturas. Os veículos foram entregues no dia de ontem (15) às Polícias Militar (PMPE) e Científica. Desse total, 36 caminhonetes serão destinadas ao policiamento ordinário da PM no Agreste e Sertão do Estado. Outras 16 atuarão nas gerências de Polícia Científica do Recife e do Interior, e uma reforçará a Polícia Civil.
Os veículos – todos do modelo Hilux 4×2 – já começam a atuar nas ruas a partir desta sexta (16) e fazem parte da renovação de frota, que acontece a cada dois anos. A ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril, que prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões na área.
Para a renovação e ampliação da frota, está previsto um investimento de mais R$ 80 milhões para continuar as entregas de novas viaturas em 2017. Ao todo, serão 320 novas caminhonetes e outros 487 novos veículos do tipo hatch, além de utilitários para todas as regiões do Estado. Também está sendo providenciada a aquisição de 700 novas motocicletas e 3,5 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Já o Batalhão de Choque receberá 12 novos veículos, são eles: três micro-ônibus, quatro vans com 16 lugares cada, quatro caminhonetes 4×4 e um ônibus com 40 lugares.
Entre outras ações já anunciadas e que também integram o Plano de Segurança de Pernambuco estão a mudança da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) para a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), composto por 300 profissionais especializados; a sanção da Lei que cria o 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru (Agreste); a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE; e a criação da 9ª Companhia Independente da PM em Araripina (Sertão do Araripe), que atuará no policiamento ostensivo do município. (Fonte: SEI-PE/foto: Wagner Ramos/divulgação), (Via: C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

EXCLUSIVO: DEPUTADO RELATA AO 247 COMO FOI TORTURADO PELA PM DE SARTORI

Fotos: Sul21

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul, do governo de Ivo Sartori (PMDB), montou uma operação de guerra para despejar famílias que ocupavam um prédio no centro de Porto Alegre na noite desta quarta-feira 14. No episódio, um deputado que tentava conciliar a ação foi agredido e preso, mesmo depois de ter informado que era parlamentar.
"Eu não só fui agredido, como fui arrastado no meio da tropa, fui algemado para trás, me estrangularam, levei tiros de borracha nas pernas, me colocaram na gaiola (da viatura), andaram comigo pelas ruas", descreveu o deputado estadual Jeferson Fernandes, do PT.
Como presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, ele presidida uma audiência pública com as famílias, primeiro na Casa legislativa, depois na frente do prédio da ocupação, e pedia a presença de um oficial de Justiça, quando a Brigada Militar chegou com dezenas de homens do Choque, como disse ele, pronta para o "ataque".
A ordem de reintegração de posse foi determinada pela juíza Aline Santos Guaranha, da 7ª. Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, há cerca de um ano e sete meses. No despacho, a magistrada recomendou o "o cumprimento da ordem aos feriados e finais de semana e fora do horário de expediente, se necessário, evitando o máximo possível o transtorno ao trânsito de veículos e funcionamento habitual da cidade".
A Brigada Militar cumpriu o despejo no período da noite, na véspera do feriado de Corpus Christi. A ação da Brigada começou quando o grupo que participava da Comissão na Assembleia chegou até o local da ocupação, chamada de Lanceiros Negros, para dar sequência à audiência. Além do deputado, ao menos outras sete pessoas foral levadas presas.
O PT do Rio Grande do Sul exigiu, em nota, "a imediata exoneração" do Secretário de Segurança, Cezar Schirmer, e do comandante da Brigada. O PT nacional, em nota assinada pela presidente Gleisi Hoffmann (PT-PR), denunciou o abuso e a violência policial do governo Sartori. O presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT), disse que a casa foi "violentamente afrontada com a prisão do deputado".
Confira o relato feito pelo parlamentar ao 247 nesta quinta-feira 15:
A Brigada Militar chegou com alguma justificativa para o uso da força na ocupação?
Chegaram já com absoluta violência, ninguém falou nada. Já tinha uma formação de ataque contra os ocupantes. Eu estava presidindo a audiência pública, que começou dentro do parlamento e se estendeu para a rua, porque havia a iminência do despejo. Eu fui o primeiro que eles abordaram, e começaram a bater, jogar gás, dar muito tiro.
O senhor foi agredido? De que forma?
Eu não só fui agredido, eu fui arrastado no meio da tropa, fui algemado, me estrangularam, levei tiros de borracha nas pernas, me colocaram dentro da gaiola (da viatura), com duas mulheres dentro naquele espaço de trás, andaram comigo pelas ruas. A viatura ficou uns 20 minutos em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do Estado. Depois disso, pela repercussão que o caso ganhou, eles simplesmente deslocaram a viatura para uns 100 metros dali e me soltaram, na rua, e mantiveram as outras pessoas presas, que para eles tinham menos importância. E eu fui solto a partir de então.
Mas o que eu acho importante dizer é que o despacho da juíza [que autorizou o despejo] dizia que tinha que ter conselho tutelar no local, porque era uma ocupação com muitas crianças. A maioria era mulheres. Não autorizava pessoalmente a ocupação ser à noite, muito menos o uso da força. Dizia lá se necessário o uso da força, mas eles chegaram batendo. Isso é irrefutável, porque tudo foi transmitido ao vivo. O que eu pedia era que viesse oficial de Justiça para ler o mandado e que aparecesse o comandante da tropa. Depois de muito apelo, apareceu um oficial de Justiça.
Não havia oficial de Justiça então até o momento?
Ele devia estar atrás, em meio aos policiais militares. Porque me deram um megafone, e com muito apelo, depois de levar muito gás, paulada enfim, ele apareceu dizendo para eu sair da frente. E aí eu cobrei, quis saber qual era o procedimento da desocupação, que estava ocorrendo à noite, que tinha crianças. E o cara disse 'não vai sair, pode prender'.
Daí foi nesse momento que eles me derrubaram, outras lideranças também foram arrastadas para o meio da tropa, e aí aquilo tudo que eu já te falei, algemado para trás, mão, braço torcido, cassetete na cabeça, muito xingamento. Um troço absurdo porque eu atuava como parlamentar, como presidente da Comissão dos Direitos Humanos, em plena audiência pública sobre o assunto.
Ao longo de todo esse episódio, estava claro para eles que o senhor era parlamentar?
Todo mundo gritava que eu era parlamentar. Depois de muito anúncio que eu estava ali, apareceram dois oficiais de Justiça, que simplesmente disseram para sair da frente.
Qual a situação das famílias neste momento?
Eles tiraram todas as famílias, muitos colegas levaram as famílias para alguns locais onde pudessem dormir. Eu estou preocupado, porque são dezenas de famílias. Muitas são vítimas do tráfico, moravam na rua, outras foram vítimas agora das enchentes no Estado, sem contar indígenas que moravam nas calçadas, e tinham uma vida decente [na ocupação].
Aquele prédio é do Estado e não tinha uma destinação e continua não tendo. O Estado não disse para quê vai usar o prédio e não fez uma mediação para o destino das famílias. O governador, que é o mesmo autor da ação, comandou também essa atrocidade por parte da Brigada Militar.
Como foi o exame de corpo de delito?
O médico registrou lesões na minha cabeça por conta do cassetete, hematomas nas pernas por causa dos tiros de bala de borracha, pulsos marcados pelas algemas e muita ardência no rosto, devido ao spray de pimenta.
O senhor chegou a ter alguma conversa com alguém do governo desde então?
O presidente da Assembleia, Edegar Pretto, tentou várias vezes falar com o governador, mas não conseguiu. Eu nem tinha condições psicológicas para fazer qualquer contato. Eu estou cobrando, via imprensa, um posicionamento do presidente do Tribunal de Justiça e do governador se é essa a orientação que eles dão de ação da Brigada Militar por ocasião de despejo. Houve uma ruptura institucional conosco do parlamento e é necessária um posicionamento dos chefes desses outros poderes.
Há definição de alguma medida a ser tomada por parte da Assembleia?
Eu estou em casa nesse momento, tentando me recompor, das lesões e do abalo, mas eu vou assim que possível conversar com o presidente, Edegar Pretto, e os demais companheiros da Comissão de Direitos Humanos para ver, além dessas de exigir posicionamentos dos outros poderes, quais outras medidas podemos adotar. (247).
Vídeo: Janquiel Papini / Mídia NINJA

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...