terça-feira, 9 de maio de 2017

PIAUÍ SERÁ ÁREA LIVRE DA AFTOSA SEM VACINAÇÃO ATÉ 2020

Divulgação:

Por Camilla Melo
O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação. O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (09), na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa. Participaram da solenidade, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Bernildo Val; representantes dos criadores de animais e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outras autoridades.
Wellington ressalta a importância da campanha de vacinação como um passo para o estado se tornar cada vez mais livre da aftosa. “Estamos abrindo mais uma campanha de vacinação, o pedido que fazemos é que, em todo o Piauí, os criadores de bovinos façam a vacinação contra a aftosa e outras doenças. O Piauí se candidatou junto ao Ministério da Agricultura. Nos próximos dias, receberemos vistoria, numa perspectiva de darmos mais um passo no que diz respeito à aftosa. Lá atrás, os animais produzidos no Piauí não podiam ser comercializados em outros estados, por que não se tinha a segurança e controle das doenças. Ainda no meu primeiro mandato, alcançamos a condição de área livre da febre aftosa e de outras doenças. Agora, nós estamos querendo caminhar para sermos uma zona tão protegida a ponto de não precisar da vacinação, ou seja, como não tem doença, não precisa de vacinação. Vamos ter um controle maior que vem de outros estados ou países e isso facilitará a vida do produtor, mas ainda há a necessidade de vacinar os rebanhos”, disse Dias.
O diretor da Adapi, Bernildo Val, explica a importância do procedimento e como será a retirada da vacina no Piauí. “Hoje inicia oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa, mas desde o dia 1º deste mês a vacina está disponível e o processo vai até o dia 31. A certificação poderá ser feita até 15 de junho. O Ministério da Agricultura lançou um planejamento estratégico de erradicação da aftosa até 2026, e o Piauí está no bloco de 2019. A partir de 2020, o estado estará livre da doença sem vacinação. Este ano já vamos iniciar a retirada gradual da vacinação. Nesse primeiro momento, todos os bovinos e bubalinos serão vacinados. Já na segunda etapa, em novembro, apenas os animais de 0 a 24 meses receberão a vacinação”, completa Val.
“No que diz respeito à agropecuária, Campo Maior tem uma representatividade. Então, se tratando de campanha de vacinação, o município é incentivador, por que entendemos que proteger os animais é cuidar da saúde dos seres humanos. Por isso, reforçamos o recado do governador sobre a importância da vacinação”, comenta o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha.  
Antônio Manuel Gayoso, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Maior, afirma que “A aftosa atrapalha as exportações brasileiras. Por isso, os estados precisam erradicar a doença e o Piauí já se encaminha para isso. Desse modo, isso irá permitir a comercialização e é fundamental para os produtores e para o Piauí”, comenta Gayoso.
Luzardo Soares, criador de gado da raça Curraleiro Pé-Duro, diz que “estamos erradicando de vez a aftosa. Depois de muitos anos vacinando, esse é um trabalho longevo. Vamos conseguir eliminá-la no estado. Por isso, a Associação Nacional dos Criadores de Gado Curraleiro Pé-Duro participa desse momento tão importante para a saúde animal e também da saúde humana”, finaliza Soares. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA VAI AO STJ CONTRA MORO


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou no início desta noite três pedidos de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra as decisões do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) desta terça-feira, 9, envolvendo o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro. 
Segundo informações do Globo, o primeiro habeas corpus (HC nº 398570) pede que o STJ considere o juiz federal Sérgio Moro suspeito para julgar a ação penal contra Lula. No segundo (HC nº 398577), a defesa argumenta pelo direito de gravar todo o depoimento de Lula com uma equipe independente. E no terceiro (HC nº 398589), além de pedir o adiamento do depoimento no processo, os advogados pedem "pleno acesso aos documentos" e, após isso, 90 dias para a análise. Todos esses pedidos foram negados pelo TRF-4.
Os três autos foram remetidos para a 5ª turma do STJ e serão relatados pelo ministro Félix Fisher.
Em decisões nesta terça-feira, o juiz federal Nivaldo Bonini, negou pedido de Lula para adiar o seu depoimento a Moro (leia aqui) e também negou o pedido da defesa para gravar o depoimento (leia aqui). (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Juíza que proibiu ato pró Lula apaga prova de parcialidade no Facebook


Simpatizantes do ex-presidente Lula tiveram que mudar os planos de acampar em Curitiba enquanto esperam o depoimento dele ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira 10 de maio devido a decisão da juíza Diele Denardin Zydek, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que proibiu acampamentos em ruas e praças da cidade.
Os manifestantes estão tendo que se acomodar em sindicatos, hotéis e na casa de amigos e parentes.
A mídia antipetista falam em 10 mil manifestantes pró Lula, os movimentos de apoio ao ex-presidente falam em 30 a 50 mil.
A Defensoria Pública do Paraná entrou com um recurso contra a decisão da juíza em questão no Tribunal de Justiça (TJ), argumentando que proibir os acampamentos seria cerceamento à liberdade de expressão e manifestação. O TJ negou o pedido durante a tarde.
A decisão do juiz Francisco Jorge diz que deve “preponderar o interesse coletivo (…) em face da livre circulação de pessoas e do acesso ao local onde será o interrogatório”. No início da noite, a Defensoria protocolou um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A juíza Diele Zydek é também militante, nas redes sociais, contra o PT. Ou melhor, era. Antes de explicar por que, vale citar que no dia 4 de março de 2016, data da condução coercitiva do ex-presidente Lula, ela publicou em seu perfil no Facebook a seguinte frase: “a casa caiu para Lula”. Dias depois, também se manifestou contra a nomeação do ex-presidente para a Casa Civil.
A juíza em questão publicou essas opiniões em seu perfil no Facebook, no endereço abaixo.
Acessando o endereço, descobre-se que a juíza Diele Denardin Zydek, da 5ª Vara da Fazenda Pública, apagou seu perfil naquela rede social. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

CNHs com código de segurança digital já estão sendo emitidas


Desde o começo do mês, as carteiras nacionais de habilitação (CNH) brasileiras estão sendo emitidas com um novo item de segurança para dificultar fraudes e falsificações, o QR Code (do inglês, Código de Resposta Rápida).
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 300 mil carteiras já foram emitidas em todo o país desde 1º de maio. O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova carteira não exige a substituição das CNHs cujo prazo de validade não tenha expirado.
De acordo com o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, a nova tecnologia permite que a foto do documento apresentado pelo cidadão seja comparada à imagem armazenada no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). A checagem pode ser feita offline, permitindo que policiais rodoviários e outros agentes de segurança usem a tecnologia mesmo quando estiverem em rodovias e estradas distantes dos centros urbanos.
“O código permite a agentes de segurança pública e a qualquer outra pessoa conferir a imagem da carteira de motorista”, explicou Vicenzi, destacando que a nova carteira beneficiará também as atividades econômicas nos quais a CNH é requisitada para comprovar a identidade do portador, como bancos, estabelecimentos comerciais, entre outros.
“As informações que estão disponíveis no QR Code são as mesmas informações biográficas disponíveis na CNH, um dos principais documentos de identificação do cidadão. O QR Code é o primeiro elemento de segurança para a conferência das fotografias, já que a modalidade de falsificação mais comum é manter os dados biográficos [pessoais] do titular, mudando apenas a foto. Agora, qualquer pessoa interessada pode conferir a autenticidade do documento, o que traz segurança jurídica e agilidade aos negócios.”
O Denatran não prevê nenhum custo adicional aos motoristas, mas, como a emissão da CNH é regulamentada pelos estados, caberá às unidades da federação regulamentar a taxa a ser cobrada. (Agência Brasil). 

Blog do BILL NOTICIAS

JUIZ MANDA POLÍCIA REINTEGRAR POSSE DO ACAMPAMENTO PRÓ-LULA EM CURITIBA









(Via: 247)


Blog do BILL NOTICIAS

JUIZ DE BRASÍLIA MANDA FECHAR O INSTITUTO LULA

Ricardo Stuckert / Fotos Públicas

SÃO PAULO (Reuters) - A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta terça-feira a suspensão das atividades do Instituto Lula em decisão tomada no âmbito da ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato.
Em sua decisão, o juiz substituto da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, disse que, pelo teor do depoimento dado por Lula à Justiça, verificou que a sede do instituto pode ter sido "instrumento ou pelo menos local de encontro para a perpretação de vários ilícitos criminais".
(Reportagem de Eduardo Simões) (247).

Blog do BILL NOTICIAS

TRF TAMBÉM NEGA PEDIDO DE LULA PARA GRAVAR DEPOIMENTO


Paraná 247 - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou nesta terça-feira, 9, pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a gravação do depoimento dele ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira, 10, a partir das 14h, pudesse ser feita pelos advogados de Lula. 
O juiz federal Nivaldo Brunoni, que substitui o desembargador federal relator da Operação Lava Jato João Pedro Gebran Neto, já tinha negado outro pedido da defesa de Lula, de suspender a ação penal a que ele responde na Justiça Federal do Paraná e adiar o depoimento de Lula, por conta do volume de documentos disponibilizados tardiamente para a análise da defesa (leia mais).
Após o pedido ser negado pela 13ª Vara Federal de Curitiba, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, ajuizou o HC alegando ilegalidade da decisão de primeiro grau. A defesa argumenta que é importante "capturar a completude do ato judicial para observar as expressões faciais e corporais não somente do acusado, mas também do Ministério Público Federal e do Juízo".
Segundo o juiz federal Nivaldo Brunoni, não se verifica ilegalidade no indeferimento do pedido pelo juiz federal Sérgio Moro. "As gravações de audiência já passam de uma década e, até hoje, nunca transitou por este tribunal inusitado pedido, tampouco notícia de que a gravação oficial realizada pela Justiça Federal tenha sido prejudicial a algum réu", afirmou o magistrado.
Para Brunoni, a tentativa de atribuir à gravação autônoma a qualidade de contraprova é descabida. "A tese ganha ares de mera especulação, pois sequer indica a defesa qual seria a hipotética mácula do ato judicial", escreveu o juiz, acrescentando que nesses três anos de Operação Lava Jato nunca ocorreu algo parecido. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Homem é preso suspeito de matar companheira em Salgueiro, no Sertão


A polícia prendeu neste domingo (07) o suspeito de cometer um feminicídio em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Antonio Marcelino Pereira Neto, de 27 anos, foi detido por dois policiais de folga na cidade de Penaforte e conduzido para Salgueiro. Ele morava junto com a vítima e teria esfaqueado a mulher quatro vezes na região do tórax no último sábado. A moça chegou a ser socorrida para o hospital regional, ficou internada na UTI, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na madrugada deste domingo.

Os dois moravam no Conjunto Habitacional Mandacaru, no Loteamento Novo Salgueiro. Segundo informações do 8º BPM, Antonio teria comentado com pessoas conhecidas que viu um homem saindo correndo depois de pular o muro de sua casa e teria desconfiado de uma traição por parte da  mulher.(Via:Blog: O Povo com a Notícia).



Blog do BILL NOTICIAS

Edital do concurso da PMBA sai nesta quarta-feira dia (10)


O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (09), em transmissão ao vivo no Facebook, o lançamento do edital do concurso público para o provimento de 2.750 vagas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O edital de abertura de inscrições será publicado nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Secretaria Estadual de Administração e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba.

As inscrições acontecerão de 15 de maio a 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site da IBFC, seguindo o horário de Brasília. A taxa custa R$ 70,00.

Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenha interesse.

Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital.

SELEÇÃO E INGRESSO: O concurso contará com duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. Será apenas um dia de seleção, com duração de 4h30min. O resultado obedecerá à ordem de classificação, seguindo a publicação das notas finais em ordem decrescente, observando cargo, região e sexo. (Via:Blog: O Povo com a Notícia).



Blog do BILL NOTICIAS


Por venda ilegal, mulher perde definitivamente imóvel do ‘Minha Casa Minha Vida’ em Petrolina



Após investigações acerca de uma denúncia anônima, que duraram quase uma semana, as equipes de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) constataram que uma mulher vendeu a residência que recebeu do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ (MCMV), do Governo Federal, no Residencial Vivendas I, zona norte da cidade – região que também foi contemplada com o Residencial Vivendas II.
A negociação ocorreu da seguinte forma: a então beneficiária do MCMV pediu R$ 5 mil pelo imóvel. A proposta feita por um homem era de pagar esse valor de forma parcelada, com uma entrada de R$ 1.850,00. O acordo foi aceito e concretizado há aproximadamente três meses. Ao longo deste período, já de posse das chaves, o comprador foi se mudando aos poucos, levando praticamente um pertence de cada vez, a fim de não chamar a atenção.
O problema é que, após a descoberta da fraude, a mulher foi convidada a comparecer à sede da SEINFRAHM para prestar esclarecimentos sobre a denúncia. Acompanhada do esposo, ela logo admitiu a venda do imóvel e que morava numa casa construída num terreno do pai dela, no Bairro João de Deus. Depois de devolver o dinheiro ao comprador da casa, e para não ser processada criminalmente, ela assinou uma Declaração de Desistência Voluntária do programa. Mesmo assim, a mulher perdeu direito ao imóvel e está proibida de participar de quaisquer outros programas sociais.
O imóvel
De acordo com a legislação do MCMV, em situações como essa o imóvel deve ser redirecionado a uma família que se encontra no cadastro reserva. Todo esse processo é conduzido pela instituição financeira responsável pelo financiamento do residencial, em parceria com a prefeitura, por intermédio da SEINFRAHM. Por isso, um processo já foi aberto junto à Caixa Econômica Federal para que a casa possa, enfim, ser destinada a uma família que realmente necessite.
Denúncias
Toda e qualquer denúncia relacionada à venda, locação, cessão, invasão, empréstimo ou abandono das casas do MCMV em Petrolina pode ser formalizada de forma anônima na sede da SEINFRAHM. O atendimento ao público começa a partir das 7h30 e vai até 13h30, de segunda a sexta-feira. Quem quiser, ainda pode contar com a Ouvidoria do município, através do telefone 156 ou do site www.petrolina.pe.gov.br. Não é preciso se identificar, mas é importante fornecer informações ou provas que ajudem as equipes de fiscalização na apuração de cada caso. (Via:C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Quatro larápios morrem em tentativa de assalto a Ônibus da Progresso em Cabrobó



Na noite dessa segunda-feira dia (08), por volta das 23:30, quatro larápios morreram após tentarem assaltar um ônibus da Progresso que fazia a linha Petrolina-PE à Paulo Afonso-BA, na BR-428 próximo ao Assentamento Jiboia, na zona rural de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.
Segundo informações, um policial do Estado de Sergipe estava entre os passageiros e reagiu a tentativa de assalto entrou  em confronto com os meliantes. O policial conseguiu alvejar os gatunos, onde três deles foram a óbito ainda dentro do ônibus. Um quarto integrante do bando também foi atingido e encontrado morto nas proximidades (caatinga).
Os corpos dos criminosos foram identificados como sendo de DEUSIVAN BRITO DO NASCIMENTO, de 20 anos, natural de Cabrobó-PE, WANGLEYSON OLIVEIRA DOS SANTOS, de 24 anos, natural de Cabrobó-PE, WANDERSON JOSÉ DA SILVA, de  22 anos, natural de Cabrobó-PE, e ROBSON PEREIRA DOS SANTOS, de 17 anos, natural de Cabrobó-PE. Um quinto integrante que estava em um veículo modelo Gol se evadiu do local e até o momento não foi localizado. Aguardem novas inormações (Via:Blog: O Povo com a Notícia).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...