sexta-feira, 10 de março de 2017

Uma mulher é morta e dez prestam queixa no Dia da Mulher no Sertão

Uma mulher foi assassinada a tiros em Araripina,
 no Sertão de PE. 
No Sertão, Polícia Civil registrou oito queixas. 
PM recebeu duas denúncias.
Taisa Alencar Do G1 Petrolina
A delegacia da Mulher de Petrolina funciona nos dias úteis, das 8h às 18h (Foto: Magda Lomeu/GloboEsporte.com)
A delegacia da Mulher de Petrolina registrou oito
queixas nesta quarta-fera (8)
(Foto: Magda Lomeu/GloboEsporte.com)



Uma mulher foi assassinada e, pelo menos, outras 10 prestaram queixas contra os companheiros por agressão, nesta quarta-feira (8), na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O homicídio ocorreu em Araripina e as agressões foram registradas nas cidades de Salgueiro e Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), Edinalva Nogueira de Alencar, de 40 anos, andava pela Rua Padre Cícero, no bairro Alto da Boa Vista, em Araripina, quando foi atingida por três tiros, todos na região da cabeça. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o hospital local e em seguida transferida para o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri. A vítima não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu.

A suspeita é de que o homicídio tenha sido praticado por dois homens em uma moto. Até o momento ninguém foi preso e a Polícia Civil não informou a motivação do crime.
Agressões
Em Petrolina, uma mulher de 36 anos denunciou o ex-companheiro, de 43 anos, a Polícia Militar. A vítima afirma que foi ameaçada de morte pelo homem. Ela alegou ainda que as ameaças eram constantes. O suspeito foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Ouro Preto, onde foi feito um Auto de Prisão em Flagrante Delito.
Outras oito queixas foram registradas na Delegacia da Mulher, em Petrolina. Entre as ocorrências quatro foram por ameaça, um estupro de vulnerável, uma lesão, uma difamação e um crime contra a honra.
Já em Salgueiro, um homem de 45 anos foi denunciado pela mulher, uma professora de 40 anos e pela filha, de 20 anos. No Boletim de Ocorrência da PM consta que a professora foi agredida e ameaçada pelo marido. A filha do casal disse ainda que na terça-feira (7), o suspeito contou que trocaria uma moto em um revólver para matar mãe e filha. Na casa a polícia encontrou nove munições calibre 38. O homem foi preso em flagrante e recolhido para o presídio local. (G1/Petrolina).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura esclarece sobre cadastros do Minha Casa, Minha Vida e alerta para possível golpe em Petrolina




No intuito de orientar a população sobre possíveis golpes relacionados ao programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, a Prefeitura Municipal de Petrolina informa que não está sendo feito nenhum cadastro para o conjunto habitacional Parque São Gonçalo.

Segundo denúncias, uma pessoa estaria se passando por funcionário da Prefeitura no bairro Gercino Coelho e cobrando o valor de R$ 280,00 para realizar o cadastro através do qual o suposto beneficiário teria direito a uma das unidades fechadas, o que não procede.

A administração esclarece ainda que as 992 unidades do Parque São Gonçalo foram entregues em Outubro do ano passado e que não existe disponibilidade de novos sorteios.  Novos contemplados só devem ser convocados, caso se constate irregularidades que resultem na desapropriação de imóveis. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) explica ainda que todos para programas sociais são disponibilizados a partir do  Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) o qual é feito gratuitamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na sede da Sedesdh, localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, Vila Mocó.

Qualquer pessoa que tenha sido vítima de cadastro fraudulento deve fazer denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE).

Ascom PMP

Blog do BILL NOTICIAS


Moro decreta extinção da punibilidade de Marisa Letícia em mais uma ação

LAVA-JATO

A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era ré em processo sobre supostas vantagens indevidas que teriam sido recebidas pelo petista

Assim como na ação anterior, a defesa da mulher de Lula havia pedido a absolvição sumária. Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Assim como na ação anterior, a defesa da mulher de Lula havia pedido a absolvição sumária. Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula



O juiz federal Sérgio Moro decretou nesta quinta-feira, 9, a extinção da punibilidade da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva em mais uma ação na Operação Lava Jato. A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era ré em processo sobre supostas vantagens indevidas que teriam sido recebidas pelo petista de uma espécie de "caixa geral de propinas" junto ao Grupo Odebrecht, que teria relação com esquema de corrupção em contratos da Petrobrás.
Marisa morreu aos 66 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 3 de fevereiro deste ano. Na sexta-feira 3 de março, o juiz Moro determinou a extinção da punibilidade de Marisa Letícia no processo relacionado ao tríplex do Guarujá.
Assim como na ação anterior, a defesa da mulher de Lula havia pedido a absolvição sumária. O Ministério Público Federal concordou com a declaração de extinção a punibilidade
Segundo Moro, "pela lei e pela praxe, cabe, diante do óbito, somente o reconhecimento da extinção da punibilidade, sem qualquer consideração quanto à culpa ou inocência do acusado falecido em relação à imputação".
"De todo modo, cumpre reconhecer que a presunção de inocência só é superada no caso de condenação criminal. Não havendo condenação criminal, é evidente que o acusado, qualquer que seja o motivo, deve ser tido como inocente. Assim, em vista do lamentável óbito, declaro a extinção da punibilidade de Marisa Letícia Lula da Silva", decidiu Moro. (DP).

Blog do BILL NOTICIAS

Papa estaria aberto à ordenação de homens casados

MUNDO

Em várias ocasiões, o papa argentino já havia afirmado que a proibição da ordenação de homens casados ??não era um ponto imutável da doutrina.

Papa Francisco
Papa FranciscoFoto: Tiziana Fabi/AFP


O papa Francisco considerou em uma entrevista ao jornal alemão Die Zeit publicada nesta quinta-feira que é necessário "refletir" sobre a possibilidade de ordenar os chamados "viri probati", homens maduros envolvidos na Igreja e casados.

"Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas", detalhou o papa Francisco, dando forma ao projeto que ele menciona há vários anos.

Muitos na Igreja acreditam que, dada à falta de padres em muitos países, seria necessário criar um novo setor: ao lados dos padres que fizeram os votos de celibato na sua ordenação, recomendam ordenar os "viri probati", homens casados, aposentados e com tempo e que construíram um longo compromisso na Igreja.

Estes católicos ansiosos para estar ao serviço da Igreja têm a oportunidade de se tornar diáconos, mas não sacerdotes.

Em várias ocasiões, o papa argentino já havia afirmado que a proibição da ordenação de homens casados ​​não era um ponto imutável da doutrina.

Bento XVI já havia afirmado que este não era um dogma, como é, por exemplo, a fé na ressurreição de Cristo.

No entanto, o pontífice sustentou que permitir aos seminaristas escolher o celibato "não era a solução". (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Prováveis reflexos na aliança estadual

FOLHA POLÍTICA

Na PCR, o PDT chegou a ocupar a pasta de Desenvolvimento Econômico, mas acabou saindo do 1º escalão e ficando só com a Csurb
Renata Bezerra de Melo
Renata Bezerra de MeloFoto: Colunista


Na próxima segunda-feira, o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, terá um encontro com o ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. O comunista é considerado uma das lideranças do Estado que age com desenvoltura na articulação política. O encontro ocorrerá poucos dias após o dirigente do PDT ter ido à mesa com o deputado federal Silvio Costa, do PTdoB, e deve preceder uma troca de ideias, em breve, com o líder-mor do PTB no Estado, Armando Monteiro Neto. O almoço com Silvio, ontem, deu início a uma construção que, por enquanto, é voltada ao cenário nacional. Mas pode desembocar em uma costura que leve os pedetistas a deixarem a base do governo Paulo Câmara. A articulação ainda é incipiente, porém há incômodo latente no PDT-PE em relação ao tamanho da sigla tanto no Governo do Estado como na Prefeitura do Recife. Prevalece uma leitura de que o PDT só teve reduzida, nos últimos meses, sua representatividade nas administrações socialistas e que a corda teria sido esticado demais. Dado o prazo que vai se encurtando para o pleito de 2018, o jogo avança, sendo armado em potenciais polos alternativos de oposição. Ainda que o PDT não tenha tanta disposição para se juntar com o DEM e o PSDB, por exemplo, partidos com os quais Armando já vem dialogando, não se descarta, no grupo, a formação de mais de um campo de oposição no Estado. Nesse primeiro momento, o PDT e o PTdoB vão procurar o PT, o PCdoB e o PSOL para montar agenda comum visando ao combate de projetos enviados pelo presidente Michel Temer ao Congresso. E, desde já, o governador Paulo Câmara tem acenado com a intenção de colaborar com a gestão do peemedebista, o que já significa uma contramão nos interesses.

Na PCR, o PDT chegou a ocupar a pasta de Desenvolvimento Econômico, mas acabou saindo do 1º escalão e ficando só com a Csurb
Faltando liderança de fato
Ainda que apoie o governo Michel Temer, o deputado federal Jarbas Vasconcelos não se furta a fazer análise crítica da gestão peemedebista. Pela experiência acumulada no Congresso, avalia que o governo "continua sem líder na Casa". Refere-se à Câmara Federal. Recentemente, o Planalto anunciou Aguinaldo Ribeiro (PP) como líder do governo no lugar de André Moura (PSC).

Dois em um > Jarbas, então, encontrou-se, recentemente, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e sapecou: "Muitas vezes, você está fazendo o papel de presidente da Casa e, na falta de competência do governo, substituindo o líder do governo, o que é uma coisa estranha". Maia reagiu com um ar de riso.

Pode ser > Lucas Ramos vem construindo seu projeto de reeleição para deputado estadual, mas não descarta concorrer a uma vaga na Câmara Federal, caso seja uma decisão do partido e uma forma de dar suporte a Paulo Câmara.
Por escrito > Depois de verem o presidente Michel Temer realçar sua "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e grifar a capacidade dela de "indicar os desajustes de preços em supermercados", no Dia Internacional da Mulher, aliados do peemedebista observavam, nas coxias, ontem: "Temer não devia falar de improviso".

Remanejamento > O encontro que Paulo Câmara teve com Fernando Bezerra, em Brasília, esta semana, foi resultado de um pedido de audiência feito pelo senador, que ocorreria logo após o Carnaval no Palácio das Princesas, mas acabou não sendo possível, devido à agenda do governador, que se dispôs, então, a passar no gabinete do correligionário, na Casa Alta, na terça. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Duplo homicídio vitima mais um motorista de Uber na RMR

Daniel da Silva foi assassinado com o passageiro, que havia recebido liberdade provisória por tráfico

Motorista de Uber foi morto em duplo homicídio em Águas Compridas
Motorista de Uber foi morto em duplo homicídio em Águas CompridasFoto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco


O motorista de Uber Daniel da Silva Santos, 41, foi assassinado nesta quinta-feira (9), no Grande Recife, enquanto trabalhava. A investida seria contra o passageiro, Lucas Machado, 18, que havia recebido o benefício da liberdade assistida após cumprir um ano de medida socioeducativa por tráfico de drogas, na Funase do Cabo. Lucas havia recebido liberdade provisória também nesta quinta. Foram cerca de 10 disparos.

O duplo homicídio aconteceu por volta das 15h, na rua Bernardino de Melo, em Águas Compridas, Olinda. A Polícia Civil acredita na hipótese de um acerto de contas com o reeducando; o motorista teria sido morto como queima de arquivo - ele não possuía antecedentes criminais.

Durante a corrida, o carro em que eles estavam parou para falar com uma pessoa na rua, quando foi abordado por dois homens em uma moto. Um deles saiu ferido após troca de tiros. "Era um cara muito querido, trabalhador, nunca deu um tapa em ninguém", disse um amigo do motorista que identificou a vítima através de fotos tiradas pela PM.

Segundo o delegado Jorge Ferreira, havia uma mulher no veículo, possivelmente a companheira de Lucas. Até o momento, ninguém foi preso.

Uber
No último sábado (4), o motorista de Uber Rodrigo Paudarco Baía, 32 anos, foi assassinado enquanto trabalhava, no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife. Ele foi vítima de uma emboscada cujo alvo era o passageiro, o ex-presidiário Cristiano Afonso Leonardo Sales, 27 anos. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

UFPE abre inscrições para cursos gratuitos de italiano

Podem se inscrever os alunos de graduação ou pós-graduação com matrículas ativas na UFPE e que tenham concluído pelo menos 80% de seu curso

Campi da UFPE na Cidade Universitária, Recife
Campi da UFPE na Cidade Universitária, RecifeFoto: Divulgação


Estão abertas as inscrições para os cursos de italiano gratuitos oferecidos pelo programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Interessados podem se inscrever no site do programa até as 12h do dia 14/03.

Os cursos, ministrados pelo Núcleo de Idiomas sem Fronteiras da UFPE (NucLI), têm carga horária de 32h e serão iniciados no dia 20/03. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, e aqueles que não forem classificados serão alocados em uma lista de espera.

Podem se inscrever os alunos de graduação ou pós-graduação com matrículas ativas na UFPE e que tenham concluído pelo menos 80% de seu curso. A prioridade de preenchimento das vagas será, em ordem, para alunos de Exatas, Biológicas e Humanas.

Os dias e horários específicos dos cursos podem ser verificados no ato da inscrição. O candidato poderá realizar duas inscrições, optando em cada uma delas pelos horários disponíveis. A classificação será feita em uma das opções escolhidas pelo candidato, e obedecerá aos critérios de prioridade descritos no edital. (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Museu do Amanhã concorre a prêmio internacional de arquitetura sustentável

O Brasil disputa com projetos de Londres, no Reino Unido; Estocolmo, na Suécia; e Munique, na Alemanha


Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã, no Rio de JaneiroFoto: Bernard Lessa/Divulgação


O Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, concorre no próximo dia 16 à premiação internacional MIPIM (Mercado Internacional dos Profissionais Imobiliários), em Cannes, na França, na categoria Edifício Verde Mais Inovador. Nesta quinta-feira (9), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, visitou o local pela primeira vez.


"Estou saindo daqui impressionado com a grandeza do museu, com o conceito do museu”. Beltrão destacou que o Brasil é o oitavo país do mundo em recursos culturais. Ele avaliou que as chances de o Museu do Amanhã sair vitorioso na premiação são muito boas.

“É um museu ecologicamente correto. Isso é um grande diferencial. Ele tem todo um conceito moderno, mas um conceito de sustentabilidade muito diferente de outros museus. Os benefícios do ponto de vista ecológico são fundamentais para que ele possa funcionar gastando pouca energia, com relação a seu sistema de refrigeração, o que torna mais barata sua manutenção. Aqui, não só conhecemos quem nós fomos, quem nós somos e quem queremos ser, a questão do amanhã. Mas há um conceito de modernidade, de tecnologia, de sustentabilidade que está impregnado aqui no museu”, disse.

O Brasil disputa com projetos de Londres, no Reino Unido; Estocolmo, na Suécia; e Munique, na Alemanha. “Tudo que se faz aqui, no museu, nós não fazemos pensando meramente no resultado eficaz daquilo que se implanta, mas de que forma sustentável nós podemos fazer aquilo acontecer”, explicou o diretor-executivo do Museu do Amanhã, Henrique Oliveira. Isso ocorre desde a limpeza dos vidros, feita com produtos biodegradáveis, até a limpeza de um espelho d'água, que usa cloração natural, para evitar o envolvimento de produtos químicos. A energia captada é solar.

Recentemente o museu ganhou o Selo LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental, em português) série Ouro em termos de edificação, que comprova o grau de sustentabilidade no local. O espanhol Santiago Calatrava é o arquiteto do Museu do Amanhã, cujos desenvolvedores são a prefeitura carioca e a Fundação Roberto Marinho. (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS



Homem sobrevive de queda do 47º andar

Google Street VIEW / Reprodução


O limpador de janelas Alcides Moreno sobreviveu após cair do 47º andar de um arranha céu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, enquanto trabalhava. Ele estava ao lado do irmão Edgar em um andaime elevado a 144 metros de altura quando o lado esquerdo das cordas que prendiam o equipamento, onde estava o irmão de Alcides, se soltou. Edgar caiu diretamente em uma cerca de madeira, com uma velocidade de mais de 190 km/h, e morreu na hora. Alcides, por sua vez, caiu junto ao andaime e chegou ao chão com vida.
O homem foi socorrido pela equipe de bombeiros de Nova York e colocado em coma induzido para tratar ferimentos no cérebro, coluna espinhal, abdômen, costelas, braços e nas duas pernas. Ele precisou passar por 24 transfusões de sangue e inúmeras cirurgias, além de ter um cateter inserido na cabeça para diminuir o inchaço cerebral. Três semanas depois do acidente, no dia de Natal, ele acordou com a esposa ao lado dele. “Minha mente estava muito confusa”, afirmou em entrevista ao jornal britânico BBC. (Folhape).
  
Blog do BILL NOTICIAS

Justiça condena Maranhão a pagar R$ 100 mil a famílias de presos mortos

De acordo com o texto do juiz Clodomir Sebastião Reis, o valor é por danos morais

Detentos
DetentosFoto: Agência/Agência Brasil



As famílias dos 64 presos mortos no sistema prisional maranhense de janeiro de 2013 a janeiro de 2014 receberão R$ 100 mil cada uma de indenização do Estado.

A decisão, em primeira instância, é da 3ª vara do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª região. De acordo com o texto do juiz Clodomir Sebastião Reis, o valor é por danos morais.

A reportagem procurou o governo maranhense na noite desta quinta-feira (9) para comentar a decisão, mas não conseguiu contato.

A decisão segue o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que o Estado é o responsável pela morte de detentos dentro de presídios. A votação do Supremo, de 2016, foi unânime.

Em janeiro de 2014, foi divulgado um vídeo em que presos do complexo de Pedrinhas filmam outros detentos decapitados após motim na prisão, que fica na capital maranhense, São Luís.

Em 2015, Pedrinhas foi considerada uma das cinco piores prisões do país em condições para os detentos, ao lado do complexo do Curado, no Recife, da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, do Presídio Central de Porto Alegre e do presídio Urso Branco, em Porto Velho (RO).

Só em 2017, a guerra de facções criminosas dentro de penitenciárias já deixou mais de 120 mortos no Amazonas, em Roraima e no Rio Grande do Norte, expondo a crise do sistema carcerário brasileiro.

Houve ainda mortos em prisões de Goiás, Pernambuco, São Paulo, Alagoas e Paraíba. No Paraná, dois presos morreram durante fuga. (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Arthur Maia quer demissão de quem se aposentar

A medida se aplica ao setor público e privado, 
mas tem como alvo as contas do Governo Federal

Arthur Maia
Arthur MaiaFoto: Arquivo/ABr

O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), acrescentará ao projeto uma emenda para impedir que trabalhadores se aposentem e continuem no emprego. "Já tem a emenda pronta, simplesmente dizendo o seguinte: a aposentadoria encerra o vínculo empregatício." A medida se aplica ao setor público e privado, mas tem como alvo as contas do Governo Federal.
A possibilidade de manter o emprego após a aposentadoria representa gastos adicionais de R$ 2 bilhões por ano para o governo devido às empresas estatais. Só nos Correios, segundo Maia, há 12 mil funcionários nessa situação. "A aposentadoria tem que extinguir a relação de trabalho", diz Maia.
Em evento realizado no TCU, o relator disse, ainda, que a reforma não vai passar como está e voltou a defender a necessidade de alterações, principalmente nas regras de transição.Em seminário que discutiu a Previdência dos servidores, a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Lucieni Pereira, defendeu que não dá para dar o mesmo tratamento a servidores e "trabalhador de fábrica".

O relator afirmou que é difícil fazer distinção entre servidores e trabalhadores da iniciativa privada. "O maior mérito da reforma é isonomia em relação ao regime geral."
Após mencionar a "inflexibilidade" da Fazenda para negociar alterações na reforma, Arthur Maia disse que a proposta considerada "ótima" pelo governo não será aprovada. "Aprendi naquela Casa (a Câmara) que o ótimo é inimigo do bom. Vamos tentar construir um projeto bom." (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Saque do FGTS inativo começa nesta sexta para 4,8 milhões; agências abrem mais cedo

Pode fazer o saque quem teve contratos de trabalho encerrados 
até 31 de dezembro de 2015
Busca por informações sobre o FGTS inativo
Busca por informações sobre o FGTS inativoFoto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Começa nesta sexta-feira (10) o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Serão beneficiadas inicialmente 4,8 milhões de pessoas, que poderão sacar quase R$ 7 bilhões, o equivalente a 15,9% do total disponível. Segundo a Caixa Econômica Federal, 1,65 milhão de trabalhadores receberão automaticamente o crédito em suas contas na Caixa.

Além disso, mais de 1,2 milhão de pessoas poderão sacar utilizando o Cartão Cidadão no autoatendimento, em lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão retirar seus recursos nas agências da Caixa, que vão abrir sábado (11), segunda (13) e terça-feira (14) com duas horas de antecedência para auxiliar no fluxo de atendimento.

O banco abrirá 1.841 agências no primeiro sábado após o início do cronograma mensal de pagamento, exceto em abril. No sábado, o horário de atendimento será das 9h às 15h. A consulta às agências que funcionarão pode ser feita na página da Caixa .

Pode fazer o saque quem teve contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. O pagamento das 49,6 milhões de contas inativas seguirá um calendário específico, que leva em conta o mês de aniversário do trabalhador.

Valores até R$ 1,5 mil podem ser sacados no autoatendimento, somente com a senha do Cidadão. Para valores até R$ 3 mil, o saque pode ser feito com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, em lotéricas e correspondentes Caixa. Acima de R$ 3 mil, os saques devem ser feitos nas agências do banco.

A Caixa recomenda que os trabalhadores tenham sempre em mãos o documento de identificação e a Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. Para saque acima de R$ 10 mil é obrigatória a apresentação desses documentos.

O trabalhador que não sabe se tem dinheiro a receber pode acessar o site sobre as contas inativas. Lá, ele vai conferir se tem algum valor a receber, a data do saque e os canais disponíveis para a realização do pagamento. Na tarde de ontem, a Caixa publicou um vídeo, no qual o diretor do FGTS da instituição, Valter Nunes, tira dúvidas sobre o saque de contas inativas.
(Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Compesa informa. Vai faltar água no João de Deus e em mais sete bairros nesta sexta-feira(10)

Fonte: (vinicius de santana)
Resultado de imagem para COMPESA
Foto: Ilustração

A COMPESA informa que na próxima sexta-feira(10) realizará um serviço de desvio da rede de abastecimento de água de diâmetro de 300 mm nas proximidades da Avenida Terezinha Campos,no bairro João de Deus.
No local houve a construção indevida de residências por cima da rede de abastecimento atual. Para execução do serviço o abastecimento será interrompido das 8 h da manhã com previsão de retorno do sistema às 18 h  nos bairros João de Deus, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo e Campus Agrário da UNIVASF. Após a finalização do serviço o abastecimento será normalizado de forma gradativa nessas localidades.

Blog do BILL NOTICIAS

A Reforma da Previdência e os Impactos no Povo Nordestino

charge-picante-previ
Foto ilustrativa


*Artigo de Aristóteles Cardona Júnior
Que o ilegítimo governo de Temer vai de mal a pior não é segredo pra ninguém. O fajuto presidente do Brasil segue batendo recordes negativos. Um dos principais é certamente a sua alta taxa de rejeição no meio do povo brasileiro. E não é para menos: desmonte da saúde e da educação, o projeto que congelou o orçamento federal por 20 anos e mais várias outras medidas que atingem diretamente toda a população brasileira. Mas a cereja do bolo do golpe está sendo elaborada neste momento. É a Reforma da Previdência.
Temer e seu ministro da fazenda, o Henrique Meirelles, têm apontado esta reforma como a grande jogada deste governo. Inclusive utilizando-se de mecanismo
​s​
cruéis, como a propaganda do PMDB nacional, que ameaça acabar com o Bolsa Família, por exemplo, se não houver a aprovação da famigerada reforma.
E por que esta reforma é tão cruel? Porque eles simplesmente querem acabar com a aposentadoria do povo brasileiro. Eles não querem mais que o trabalhador e a trabalhadora do Brasil tenham direito a se aposentar após uma vida de muito suor e sangue, muitas vezes em empregos pesados e mal remunerados.
Ao que parece muitas pessoas, meios de comunicação e até partidos que apoiaram o impeachment da Presidenta Dilma estão se dando conta do tamanho da crueldade prevista nesta Reforma.
E tal crueldade aparece em vários pontos da reforma. Mas apenas o seu eixo central já explicita o quão vai nos fazer mal caso esta reforma seja aprovada. Em resumo, para se aposentar de forma integral serão necessários 49 anos de trabalho! Em um simples cálculo, se imaginarmos um cidadão ou uma cidadã que comece a trabalhar com 21 ou 22 anos só poderá receber a aposentadoria com 71 ou 72 anos. Isso se trabalhar direto, sem nenhum momento de desemprego nestes anos todos.
Agora proponho outro raciocínio: comparar este período com a expectativa de vida do brasileiro. Hoje a expectativa de vida de uma pessoa no Brasil gira em torno de 75 a 76 anos. Isto nos dá apenas 3 a 4 anos de aposentadoria. Mas a situação piora, e muito, se pensarmos na realidade nordestina. Hoje a expectativa de vida no Nordeste gira em torno de 71 a 72 anos! Em outras palavras, Temer e seu governo ilegítimo não querem que o nordestino se aposente mesmo. Querem que o trabalhador e a trabalhadora do Nordeste trabalhem a vida toda e não tenham direito a receber um único centavo de aposentadoria ao final de suas vidas.
Outro elemento muito importante é que parte importante da economia de várias cidades em nossa região dependem do setor de comercio e de serviços que é movimentado exatamente pelo dinheiro da aposentadoria de tantos e tantas pelo sertão afora. Como ficará a situação? Sem dinheiro para consumir, parte importante dos empregos tendem a desaparecer e logo teremos uma crise que se alimenta da outra, enquanto a pobreza e miséria tendem a se tornar novamente um fantasma para o Brasil.
A conclusão é que se esta Reforma da Previdência é ruim para o Brasil, ela é muito pior pra o
nosso povo nordestino, nosso povo sertanejo.
Em Petrolina tivemos uma semana de lutas, capitaneada pelas mulheres, que foram às ruas e se manifestaram contra esta reforma. Até uma carta contra tal reforma construída pela Frente Brasil Popular foi assinada pela maioria dos vereadores de Petrolina. Sinal de que, independente de outras posições políticas e cores partidárias, há um clima de forte rejeição a esta proposta.
Certamente teremos semanas intensas pela frente. Faz-se muito importante se manifestar de todas as formas possíveis. Eles lá em Brasília vão ter que entender que o povo brasileiro está cansado de retrocesso e não deixará este absurdo ser aprovado.
*Médico, Professor Universitário e militante da Frente Brasil Popular em Petrolina. Fonte: (Vinicius de Santana).

Blog do BILL NOTICIAS

Saiu edital do concurso público dos Bombeiros para Pernambuco


As inscrições começam no dia 30 deste mês. 
A aplicação das provas está prevista para o mês de maio

Bombeiros
Foto: Divulgação

O tão aguardado edital para o concurso dos Bombeiros foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). O Governo do Estado, por meio da portaria conjunta SAD/SDS nº 5 de 26 de janeiro de 2017, abriu 300 vagas, sendo 5% reservadas para pessoas com deficiência. O concluinte do Curso de Formação e Habilitação de Praças, quando nomeado militar do estado na graduação de soldado bombeiro militar, receberá remuneração no valor de R$ 2.319,88.

Para participar da seleção, o candidato precisa possui nível médio de formação; ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso; possui CNH para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B; e possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

A seleção será feita por meio de duas etapas. A primeira será realizada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe). Na segunda etapa, os candidatos serão avaliados por meio do Curso de Formação e Habilitação de Praças, que é de responsabilidade da Secretaria de Defesa Social, de caráter eliminatório e classificatório. Durante o curso de formação, o aluno receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 970,42.

Provas

A prova objetiva será composta por questões de língua portuguesa, informática, matemática, raciocínio lógico, física, biologia, direito constitucional, atualidades, história de Pernambuco e redação. O exame está marcado para o dia 28 de maio de 2017. Os candidatos passarão ainda por avaliação psicológica, aptidão física e investigação social.

Teste físico

O exame de avaliação física será composto por flexão de braços em barra fixa, natação (50m), corrida (50m), salto horizontal estático, flexão do abdômen e corrida de 2.400m.

Inscrições

Para confirmar a participação, os interessados devem fazer a inscrição no site da organizadora www.upenet.com.br, a partir do dia 30 deste mês. O prazo vai até 26 de março. A taxa de participação é de R$ 129,60. A solicitação da isenção do valor deve ser feita até o dia 10 de fevereiro no site da organizadora.

Atendimento especial

O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização da prova escrita deverá solicitá-lo, no ato de inscrição. A candidata com necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada. O acompanhante ficará responsável pela guarda da criança.

Validade

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da homologação final, com possibilidade de prorrogação por igual período. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

'Não teve golpe porque Bolsonaro é um covardão', dispara Lula

"Se há três meses, quando a gente falava em golpe, parecia insinuação, hoje temos certeza que esse país correu sério risco de ter um go...