terça-feira, 7 de março de 2017

DILMA: GOLPISTAS NÃO TÊM DIREITO DE SURFAR NO SUCESSO DA TRANSPOSIÇÃO

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Em meio à chegada da água no sertão nordestino, que vem sendo registrada desde a semana passada pelas redes sociais e comemorada pelo ex-presidente Lula, que iniciou as obras da Transposição do Rio São Francisco, a presidente deposta pelo golpe, Dilma Rosuseff, divulgou um comunicado em seu site em que afirma que os golpistas não têm o direito de surfar no sucesso do projeto.
O PSDB, que prometeu e não cumpriu a obra, depois disse que ela estava "abandonada", durante a campanha de Aécio Neves em 2014, tenta agora tirar uma 'casquinha' do sucesso do projeto. Na semana passada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), viajou a Pernambuco para puxar ao menos um pouco para si a conclusão da transposição.
Dilma rebate mídia e o governo Michel Temer ao dizer que "a obra jamais esteve paralisada" em seu governo. "Foi iniciada no governo Lula, ainda em 2007, e teve quase sua totalidade construída e concluída no governo da ex-presidenta", afirma, lembrando ainda que o projeto foi "desprezado" pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"A oposição de outrora comemora como se fosse um feito do governo Temer a chegada da água no sertão, noticiada no final de semana. Mentira. O projeto só não foi entregue por Dilma porque os setores mais atrasados da política brasileira, aliados às parcelas mais indignas da imprensa nacional e as velhas oligarquias, além de conservadores e políticos oportunistas – do PSDB e DEM e muitos do PMDB – arquitetaram e promoveram o Golpe de 2016", completa o texto.
Leia a íntegra abaixo:
A INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO É OBRA DE LULA E DILMA
Mais importante obra de infraestrutura realizada no Nordeste em toda a história da República, o projeto de integração do São Francisco finalmente começa a levar água às regiões mais carentes do semiárido brasileiro. Mas, diferentemente do que tenta fazer crer jornalistas da imprensa nacional, e mesmo o ilegítimo governo de Michel Temer, a obra jamais esteve paralisada durante a gestão de Dilma Rousseff. Foi iniciada no governo Lula, ainda em 2007, e teve quase sua totalidade construída e concluída no governo da ex-presidenta.
Esse projeto, sonhado ainda nos tempos de Dom Pedro 2º, desprezado por Fernando Henrique Cardoso, e que só saiu do papel nos governos do PT, vai garantir água a 12 milhões de habitantes que vivem em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No total, o projeto tem 477 km de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte e Leste. A obra engloba a construção de nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações de energia e 270 km de linhas transmissão. 
A oposição de outrora comemora como se fosse um feito do governo Temer a chegada da água no sertão, noticiada no final de semana. Mentira. O projeto só não foi entregue por Dilma porque os setores mais atrasados da política brasileira, aliados às parcelas mais indignas da imprensa nacional e as velhas oligarquias, além de conservadores e políticos oportunistas – do PSDB e DEM e muitos do PMDB – arquitetaram e promoveram o Golpe de 2016. De maneira anti-democrática, esses setores retiraram do governo a presidenta eleita por 54,5 milhões de votos em 2014, usando como pretexto um impeachment baseado em inexistente crime de responsabilidade.
Em 6 de maio do ano passado, antes, portanto, do seu afastamento da Presidência, Dilma visitou o Reservatório Terra Nova e a Estação de Bombeamento (EBI-2), do Eixo Norte, em Cabrobó (PE). Os jornais cobriram de maneira tímida a visita. A opção, claro, foi sobre o que Dilma disse em seu discurso sobre o processo de impeachment, cuja comissão acabava de ser instalada pelo Senado Federal. A cobertura pode ser conferida na Folha, no G1 ou, por exemplo, no Jornal do Commercio, de Pernambuco.

OS FATOS E NÚMEROS

Com investimento previsto de R$ 9,6 bilhões do Orçamento da União, o projeto de integração do São Francisco teve, até abril de 2016, R$ 7,95 bilhões executados com dinheiro do Orçamento da União. Isso significa que nada menos do que 86,3% da obra estavam concluídos até abril do ano passado, quando havia 10,3 mil trabalhadores nos canteiros das obras.  
Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. Dados atualizados até abril de 2016. (Fonte: Ministério da Integração Nacional)
Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. Dados atualizados até abril de 2016. (Fonte: Ministério da Integração Nacional)

Com 260 km de canais, o Eixo Norte do projeto (quadro acima) teve 87,7% de execução concluídos até abril de 2016. Em Pernambuco, os municípios diretamente beneficiados foram Cabrobó, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante. No Ceará, as cidades beneficiadas foram Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti e Penaforte. Na Paraíba, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Monte Horebe e São José de Piranhas. E, finalmente, na Bahia, os municípios de Abaré e Curaçá.

Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco. Dados atualizados até abril de 2016. (Fonte: Ministério da Integração Nacional)
Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco. Dados atualizados até abril de 2016. (Fonte: Ministério da Integração Nacional)

Já o Eixo Leste, com 217 km de canais, teve até abril do ano passado 84,4% de suas obras executadas. Em Pernambuco, os municípios diretamente beneficiados foram Betânia, Custódia, Floresta, Petrolândia e Sertânia. Na Paraíba, a cidade de Monteiro foi a beneficiada pelas águas.

Estes são os fatos. Tais números podem ser conferidos no sumário executivo (anexo), que estava disponível no site do Ministério da Integração Nacional até maio do ano passado, antes de ser apagado, de maneira irresponsável e criminosa, pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Assessoria de Imprensa (DP).

Blog do BILL NOICIAS

População brasileira empobrece 9,1% com recessão econômica

No ano passado, o PIB per capita caiu 4,4%,
 enquanto a retração do PIB foi de 3,6%

Recessão econômica foi o principal fator que levou à queda do PIB no país - Foto: Agência Brasil/Divlugação
Recessão econômica foi o principal fator que levou à queda do PIB no país - Foto: Agência Brasil/Divlugação


"A população empobreceu", segundo a coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Pais, ao analisar a divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes, o PIB per capita. De 2014 a 2016, o PIB per capita caiu 9,1%. No mesmo período, a população cresceu 0,9% ao ano.

A queda de 9,1% é "bastante relevante", de acordo com Rebeca. "Nos três últimos anos, como a população continua crescendo, a queda do PIB per capita amplificou. O bolo encolheu e a quantidade de pessoas aumentou. Tem que colocar muita água no feijão", afirmou em coletiva para apresentar o PIB de 2016.

No ano passado, o PIB per capita caiu 4,4%, enquanto a retração do PIB foi de 3,6%. Em 2015, o PIB per capita havia caído 4,6%, para uma queda do PIB de 3,8%.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Dez ônibus assaltados em Pernambuco só nesta segunda-feira

VIOLÊNCIA

De 1º de janeiro até seis de março, foram 740 ocorrências

Ônibus da linha Piedade/Conde da Boa Vista foi alvo de tentativa de assalto. Foto: Thamires Oliveira/Esp. DP
Ônibus da linha Piedade/Conde da Boa Vista foi alvo de tentativa de assalto. Foto: Thamires Oliveira/Esp. DP

Mais dez casos de assaltos a ônibus foram registrados em Pernambuco nesta segunda-feira. Em todo o ano, de 1º de janeiro até seis de março, foram 740 ocorrências. Em todo o ano de 2016 foram 1.916 casos.

O mês de março já soma 66 assaltos. Só no primeiro dia do mês foram nove ônibus assaltados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Foram quatro ocorrências no Recife, nos bairros de Santo Amaro, Ibura, Afogados e Córrego do Euclides; três em Olinda, nos bairros de Aguazinha, Águas Compridas e Peixinhos e duas em Paulista, nos bairros do Janga e Paratibe. Em Paratibe, um suspeito foi preso pela Polícia Militar portando duas espingardas e pertences das vítimas.

Fevereiro terminou com um total de 329 assaltos a ônibus registrados em Pernambuco. Em todo o mês, no ano passado, setenta e cinco coletivos foram assaltados, um crescimento de 438% deste tipo de ação criminosa.

No último dia 23 de fevereiro, uma tentativa de assalto a ônibus terminou com o suspeito morto na Avenida Ayrton Sena, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. De acordo com policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar, um passageiro teria reagido, matando o assaltante a tiros. Duas viaturas da PM foram para o local. O crime aconteceu por volta das 11h10, em uma das avenidas mais movimentadas de Jaboatão.

O caso está sendo investigado pela delegada Beatriz Leite, titular da Delegacia de Homicídios. No local, ela disse que, de acordo com os depoimentos de testemunhas, o suspeito entrou no coletivo no Cais de Santa Rita, centro do Recife e pagou passagem normalmente. "O motorista do coletivo disse que ouviu de três a quatro disparos, mas que achou que se tratavam de fogos, porque o coletivo estava com miuitos jovens. Ele disse que ao ver algumas mulheres e a cobradora assustada, abriu as portas e todos os passageirps desceram. Ele nçao havia se dado conta de que um assalto. A pessoa que fez o disparo seria um policial a paisana, mas não sabemos se militar, civil... Esperamos que ele se apresente para prestar depoimento", disse a delegada, acrescetando que o policial teria sido ferido na cabeça e sido socorrido em um carro branco. O local foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Tavares Buril (ITB). (DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Ex-galã Mário Gomes vende sanduíche na praia

Ator, de 64 anos, está batendo ponto aos fins de semana na orla carioca. Ao seu lado leva o filho caçula, que ainda dá canja ao violão

O ator na novela Pecado Mortal (2013), da Record. Foto: Munir Chatak/Divulgação
O ator na novela Pecado Mortal (2013), da Record. Foto: Munir Chatak/Divulgação

Um dos grandes galãs de novelas nos anos 1980, Mário Gomes está seguindo os passos de Narjara Turetta. Também está vendendo sanduíche na praia. Ao jornal carioca Extra, o ator de 64 anos afirmou que está "fazendo uma experiência" e se preparando para investir em food truck.

Nos fins de semana, com o filho João, de dez anos, ele tem ido para o mesmo lugar na orla do Rio de Janeiro. Vende hambúrguer e batata frita. E o garoto ainda dá canja ao violão. Gomes disse que ele mandou fazer sua própria carrocinha. Ele ainda está alugando sua casa, também na zona sul do Rio, para eventos.

Mas a carreira de ator continua, diz ele. "Darei um curso no Polo de Cinema e Vídeo de como ter seu próprio canal de televisão", conta ou jornal. Gomes ainda faz trabalho voluntário no Retiro dos Artistas, após ter criado uma horta com os moradores de lá. Na TV, a última participação do ator foi na segunda temporada da série Magnífica 70, da HBO. Já no cinema foi visto recentemente numa ponta na comédia TOC: Transtornada, obssessiva, compulsiva, protagonizada por Tatá Werneck. Gomes viveu o motorista que fica à disposição dela em São Paulo. (DP).



Blog do BILL NOTICIAS

Polícia analisa imagens que flagraram execução de motorista do Uber

INVESTIGAÇÃO

Vitima estava em seu carro, acompanhado do ex-presidiário Cristiano Afonso Sales, 27, quando os dois foram alvo de vários disparos

O motorista do veículo morreu no local. Foto: WhatsApp/Cortesia
O motorista do veículo morreu no local. Foto: WhatsApp/Cortesia

O delegado Diogo Melo Victor, da 4ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), já recebeu e está analisando algumas imagens das câmeras de monitoramento localizadas perto de onde foi assassinado o motorista da Uber Rodrigo Paudarco Baía, 32 anos.

O crime aconteceu na tarde do sábado, ao lado da Estação Mangueira do metrô, na Zona Oeste do Recife. Rodrigo estava em seu carro, acompanhado do ex-presidiário Cristiano Afonso Sales, 27, quando os dois foram alvo de vários disparos. Cristiano segue internado no Hospital da Restauração, no bairo do Derby.

De acordo com o delegado que apura o caso, as investigações ainda estão no início e o sobrevivente ainda não foi ouvido pela polícia. “Estou com algumas imagens das proximidades do local do crime e todas elas estão sendo analisadas. Além disso, tentamos tomar o depoimento do rapaz que foi baleado, mas ele continua hospitalizado e ainda está entubado. Também ainda está sendo apurado se o motorista tinha alguma ligação com Cristiano”, apontou Diogo Melo Victor.

O corpo de Rodrigo Paudarco foi sepultado na tarde de domingo. Parentes e amigos pedem justiça para o caso e afirmam que o motorista foi morto por engano. A polícia também trabalha com a hipótese de o alvo ter sido o ex-presidiário. As primeiras informações colhidas pelos investigadores indicam que Rodrigo não teria ligação com nenhum tipo de crime e o alvo dos criminosos seria Cristiano.

A irmã de Rodrigo, Renata Paudarco Baía, 29, disse que a vítima era muito alegre. “Rodrigo sempre foi tranquilo, muito de bem com a vida. Vivia cada dia como se fosse o último. Tinha amigos em todo lugar, sem fazer diferença entre cor e classe social. Ele estava entusiasmado com o trabalho. Sempre gostou de sair, se divertir, e o Uber proporcionava essa flexibilidade de horário”, contou Renata. A família espera por justiça. (DP).



Blog do BILL NOTICIAS

Chuva arrasta 5 carros ao mesmo tempo em Piracicaba; veja vídeo

Temporal provocou alagamentos, falta de energia e 
quedas de árvores.
Em uma hora e meia choveu mais que 
o triplo do esperado para o dia.

Do G1 Piracicaba e Região

Imagens mostram o momento que cinco carros são arrastados ao mesmo tempo pela força das águas (veja no vídeo acima a partir dos 2 minutos e 18 segundos) na Rua Capitão Gomes Duarte, na área central de Piracicaba (SP).

Cinco carros foram arrastados de uma só vez durante chuva em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
Cinco carros foram arrastados  durante chuva
em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

A chuva forte que atingiu a cidade na tarde desta segunda-feira (6) durou uma hora e meia e provocou alagamentos principalmente em ruas e avenidas da área central, próximas ao cruzamento da Independência e 31 de Março. De acordo com a Prefeitura, choveu 42 militmetros, sendo que era previsto 13. Houve a queda de quatro árvores no bairros do Morumbi, Brasília, Dois Córregos e Vila Independência. 
Sem energia 
No período da tarde, a CPFL informou que 15 mil clientes estavam sem energia elétrica, entre eles os prédios da Prefeitura, Câmara  e o terminal rodoviário. Agora à noite, a concessionária disse que 4 mil de seus cilientes ainda estão sem energia e que a empresa espera normalizar o serviço ainda nesta segunda.

Carros que foram arrastados pela enxurrada em Piracicaba (Foto: Hildeberto Jr./G1)
Carros que foram arrastados pela enxurrada em Piracicaba (Foto: Hildeberto Jr./G1)Rodoviária de Piracicaba ficou debaixo d'água durante chuva (Foto: Deovaldo Rodrigues)Rodoviária de Piracicaba ficou debaixo d'água durante chuva (Foto: Deovaldo Rodrigues)Blog do BILL NOTICIAS


Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...