sábado, 4 de março de 2017

Polícia investiga morte de casal de idosos de 98 e 100 anos de idade em uma fazenda da Bahia


As circunstâncias da morte de um casal de idosos está intrigando a polícia e deixando chocada a população de Jacobina, no Piemonte da Chapada, depois que repercutiu pela imprensa a informação de que um homem de 98 anos e uma mulher de 100 anos, foram encontrados mortos na pequena fazenda onde moravam, na localidade de Pau Ferro, também conhecida como Soropó. 

As mortes foram descobertas nesta sexta-feira(3), antes do meio dia, quando uma das filhas do casal cumpria o ritual de levar o almoço dos pais. Ao chegar à casa onde os dois moravam sozinhos, encontrou a mãe, Evangelista Florêncio, 100 anos, agonizando e, do lado de fora, o pai, Martinho, 98 anos, já morto por enforcamento em um pé de umbu. 

Ao lado do corpo da mãe, estava um machado com marcas de sangue, supostamente usado como arma. Antes mesmo da chegada do socorro quando a mulher, desesperada saiu em busca de ajuda, a mãe acabou não resistindo aos ferimentos na cabeça e morreu.

Os dois corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Jacobina e devem ser enterrados no sábado(4), no cemitério municipal de Pau Ferro. O que está intrigando a todos é o fato de nada ter sido roubado da casa e, no histórico de vida do casal, não constarem problemas que possibilitassem a violenta ação do marido em matar a esposa e depois cometer suicídio, como está sendo anunciado e investigado pela polícia, como grande possibilidade para a ocorrência. 

Há cerca de 20 dias, segundo os parentes, houve uma grande festa para comemorar o centenário de vida de dona Vanju do Soropó, como carinhosamente era conhecida a matriarca da família, dona Evangelista. E os dois estavam juntos, alegres e comemorando bastante junto aos seis filhos e mais de 20 netos, além de outros parentes e amigos convidados. 

O #AgoraNaBahia falou, por telefone, com uma sobrinha do casal, que disse não acreditar na possibilidade de homicídio seguido de suicídio. “É tudo muito chocante e difícil de acreditar. Os dois sempre tiveram ótima energia e saúde perfeita”, disse a mulher que prefere não se identificar. Ela concluiu afirmando que a polícia vai conseguir apurar tudo, mas “todos estão sofrendo bastante com as perdas”. 

Desde o começo da noite desta sexta-feira, a família iniciou as providências para o enterro do casal que deve ocorrer neste sábado, com horário a ser marcado, estando definido, apenas que vai ser no povoado onde os dois viviam. 

Enquanto isso, a Delegacia de Polícia de Jacobina segue fazendo apuração, com inquérito aberto. A filha do casal, primeira a chegar ao cenário do crime, ainda vai ser ouvida formalmente, pois nesta sexta-feira estava muito abalada e sem condições de contar detalhes do que encontrou, além de relatar prováveis visitas e outros detalhes que devem levar à conclusão das circunstâncias das mortes. Fonte: (Agora na Bahia).



Blog do BILL NOTICIAS

Homem morre após engasgar com a própria dentadura Polícia

Homem morre após engasgar com a própria dentadura

Um homem morreu asfixiado após engolir dentadura. Segundo informações, Florisvado Cerqueira começou a passar mal após salvar uma criança de afogamento no Rio Paraguaçu na última segunda-feira (27).

As informações dão conta de que a a prótese teria deslizado e se instalado em sua garganta, bloqueando a passagem de ar; a vítima chegou a ser socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus onde veio a óbito.

‘Flor’ como era carinhosamente conhecido por amigos residia na cidade de Cruz das Almas onde foi sepultado no Cemitério Central. (Voz da Bahia).


Blog do BILL NOTICIAS

Violência recorde em Pernambuco: 47,7% mais mortes

Resultado de imagem para INDICE DE VIOLENCIA NO ESTADO
Foto:ilustração
Dados obtidos com exclusividade pelo FolhaPE mostram que, em janeiro e fevereiro, foram 976 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs)
Nos primeiros 59 dias de 2017, 976 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número é 47,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 661 pessoas foram mortas. Os dados - obtidos antecipadamente, com exclusividade, pelo Portal FolhaPE - deverão ser divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) apenas no dia 15 de março. Em fevereiro deste ano, o Governo mudou a metodologia e deixou de divulgar diariamente os números de homicídios.

Até o fechamento dos números, ainda pode haver uma pequena variação na quantidade de assassinatos, já que alguns inquéritos policiais que investigam a causa da morte podem ser concluídos como homicídio.

A violência no Estado já vinha apresentando índices alarmantes. Dezembro de 2016 havia sido considerado o mês mais violento dos últimos dez anos, com 472 assassinatos. Em janeiro deste ano, a estatística voltou a crescer, com 479 homicídios. O número disparou em fevereiro de 2017 e passou a liderar o ranking, com 497 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), uma média de 17,75 mortes por dia.

A última vez que um número tão alto havia sido contabilizado foi em janeiro de 2007, quando houve 459 assassinatos. Na época, o Pacto Pela Vida (PPV) ainda não havia sido lançado. Os dados não são uma surpresa para a SDS. Uma projeção feita no início da segunda quinzena de fevereiro já apontava que o mês dos Festejos de Momo deveria acabar com uma média de 500 assassinatos.

PPV em crise

O total de crimes ocorridos em 2016 - 4.479 - expõe a pior crise do Pacto Pela Vida, programa que, em maio, chegará a uma década de implantação. No mesmo período de 2015, foram 3.889 homicídios. Confira os números ano a ano:

Ano – Assassinatos

2006 - 4.634
2007- 4.591
2008 - 4.528
2009 - 4.018
2010 - 3.509
2011 - 3.507
2012 - 3.321
2013 - 3.100
2014 - 3.434
2015 - 3.889
2016 - 4.479


Dados regionais
A estatística criminal das 26 áreas integradas de segurança (AIS) teve seus índices mais altos na AIS 14 (Caruaru e outros 14 municípios do Agreste) e AIS 8 (Paulista, também na RMR), com 91 e 87 assassinatos, respectivamente, em janeiro e fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, a AIS 14 teve 58 mortes e a AIS 8 teve 39.

As áreas onde houve mais aumento dos crimes foram a AIS 22 (que compreende os municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba, Carnaubeira, Petrolândia, Inajá, Tacaratu e Jatobá, no Sertão) e a AIS 8 (Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife). A AIS 22 aumentou de 5 para 14 mortes e a AIS 8 cresceu de 39 para 87.

Leia mais:
Violência em Pernambuco é 6 vezes maior que a de SP
Sobre a violência, Paulo Câmara diz que é preciso parceria

Apenas a AIS 19 (Arcoverde e outras 9 cidades do Sertão), teve redução nos primeiros meses deste ano (em um confronto com o mesmo período ano passado, com um crime a menos - baixou de 19 para 18. Já a AIS 20 (Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito, também do Sertão), permaneceu com o mesmo índice de CVLIs - foram dez mortes. Ou seja: nenhuma delas conseguiu uma redução significativa.

Na tabela abaixo é possível ver o detalhamento dos crimes por área de segurança. Homicídios em presídios não são listados dentro das AIS.
Crimes por área
Arte: Paccelly Viana/Folha de Pernambuco
Áreas de segurança Pernambuco (AIS)


Recife
AIS 1 –Santo Amaro, Boa Vista, Ilha Joana Bezerra e São                 José
AIS 2 – Espinheiro, Iputinga, Cordeiro, Madalena, Água Fria                e Campo Grande
AIS 3 – Boa Viagem, Ibura, Brasília Teimosa 
AIS 4 – Várzea, Curado, Jardim São Paulo, Torrões e                          Afogados
AIS 5 – Apipucos, Guabiraba, Brejo da Guabiraba,                              Passarinho, Dois Unidos, Vasco da Gama e Alto do                Mandú

Região Metropolitana
AIS 6 – Jaboatão dos Guararapes e Moreno
AIS 7 - Olinda
AIS 8 – Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma,                          Itamaracá e Araçoiaba
AIS 9 – São Lourenço da Mata e Camaragibe
AIS 10 – Ipojuca e Cabo Santo Agostinho

Interior
AIS 11 – Nazaré da Mata, Vicência, Carpina, Lagoa do                          Carro, Lagoa do Itaenga, Paudalho, Goiana e                          Itambé
AIS 12 – Vitória de Santo Antão, Gravatá, Escada,                                Primavera e Amaragi
AIS 13 – Palmares, Catende, Xexéu, Ribeirão, Sirinhaém,                    Barreiros e São José da Coroa Grande
AIS 14 – Caruaru, Riacho das Almas, Agrestina, Cupira,                        Altinho, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas,                          Jurema, Bezerros, Barra de Guabiraba, Bonito, São                Joaquim do Monte, Camocim de São Félix e Sairé
AIS 15 – Belo Jardim, Pesqueira, Sanharó, São Bento do                      Una e São Caetano
AIS 16 – Limoeiro, Surubim, Casinhas, Bom Jardim e Feira                  Nova
AIS 17 – Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de                          Deus, Toritama e Vertentes
AIS 18 – Garanhuns, Águas Belas, Caetés, Lajedo,                              Canhotinho e Terezinha

AIS 19 – Arcoverde e Buíque
AIS 20 - Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito
AIS 21 – Serra Talhada e Calumbi
AIS 22 - Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba,                         Carnaubeira, Patrolândia, Inajá, Tacaratu e Jatobá
AIS 23 –Salgueiro e Parnamirim
AIS 24 –Ouricuri, Araripina e Trindade
AIS 25 – Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande
AIS 26 – Petrolina

Fonte: (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Chuvas deixam ruas alagadas e provocam acidentes em todo o Recife

Além de alagamentos e semáforos sem funcionar, complicando o trânsito na cidade, moradores registraram quedas de árvores que atingiram veículos
A árvore atingiu um caminhão que trafegava na Av. Abdias de Carvalho. Foto: Rafael Brasileiro/DP
A árvore atingiu um caminhão que trafegava na Av. Abdias de Carvalho. Foto: Rafael Brasileiro/DP

As chuvas deixam rastros de destruição e complicam a vida de boa parte da população que saiu de casa na manhã deste sábado. Ruas ficaram alagadas e sinais de trânsito pararam de funcionar na Zona Norte e Sul da cidade. Na Avenida Rui Barbosa, próximo à Praça do Entroncamento, e na Avenida Boa Viagem, onde três equipamentos estavam desligados. Agentes da CTTU estão no local para orientar os motoristas.

Ainda na Zona Sul, parte da Avenida Antônio de Góes está alagada. Os carros que seguem para o Centro do Recife estão circulando apenas por uma faixa da pista. Nesta região o trânsito está lento.

Um grupo de jovens estava se oferecendo para empurrar os veículos que estancavam na Av. Marechal Mascarenhas de Morais.  Foto: Wagner Oliveira/DP
Um grupo de jovens estava se oferecendo para empurrar os veículos que estancavam na Av. Marechal Mascarenhas de Morais. Foto: Wagner Oliveira/DP

Moradores do Recife também registraram quedas de árvores. Uma delas atingiu um veículo que estava parado na Rua Santo Elias, no bairro do Espinheiro. A equipe da Emlurb afirmou ter sido comunicada e que já enviou equipes para o local. Outra ocorrência foi na Avenida Abdias de Carvalho, quando uma árvore de grande porte atingiu um caminhão que trafegada sentido Centro da cidade.

Foram registrados por internautas também outras vias alagadas em torno da cidade, bem como o de dois transbordamentos, o do canal da Avenida Agamenon Magalhães, no Parque Amorim, e o canal de Guarulhos, localizado em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife.

Canal da Av. Agamenon Magalhães transborda. Foto: Cortesia
Canal da Av. Agamenon Magalhães transborda. Foto: Cortesia

Ainda nesta manhã a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas fortes, confirmando registro acumulado acima de 50 mm na Região Metropolitana do Recife. Segundo a equipe a redução das chuvas seguirá ao longo do dia. (DP).


Blogo do BILL NOTICIAS


Bancos não podem bloquear valor de contas inativas para cobrir dívidas do correntista

Resultado de imagem para CONTAS INATIVAS
Foto: ilustração
Imagine a seguinte situação: Você descobre que tem direito ao saque de uma conta inativa do FGTS. E é até uma quantia considerável que poderia ser utilizada para guardar na poupança ou tirar as contas do vermelho.

Para quem se identificou com essa descrição precisa ficar atento quando o dinheiro bater na conta do banco. A superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Viana, alerta: As instituições bancárias não podem destinar esses recursos para cobrir possíveis dívidas do correntista com o banco.

Sonora: “Na prática, nós sabemos que o contrato com as instituições financeiras acaba tendo cláusulas que, na hipótese de um crédito cair na conta do consumidor e ele ser devedor desse instituição financeira, que ela poderia fazer uma retenção, ou seja, o bloqueio desses valores. Ocorre que o fato do FGTS ter uma natureza alimentar, como se fosse o salário, essa retenção é ilegal e ela não pode acontecer.”

Tem direito ao saque todo trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Os nascidos em janeiro e fevereiro serão os primeiros a retirar o dinheiro, a partir de 10 de março.

O dinheiro será automaticamente depositado em conta-poupança da Caixa, para quem já é correntista. Também pode ser transferido para outra instituição bancária da escolha do consumidor.

De acordo com o Procon, a aplicação do dinheiro deve ser definida pelo próprio consumidor. E quem se sentir lesado pelas instituições bancárias pode procurar auxílio no número 156 ou em unidades de defesa do consumidor. (EBC).


Blog do BILL NOTICIAS

Governo brasileiro vai apoiar agricultura familiar na Colômbia

Edição: Juliana Andrade
O Brasil vai apoiar e criar alternativas para a agricultura familiar da Colômbia. Segundo o Ministério da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, a medida visa a colaborar com o acordo de paz entre o governo do país vizinho e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Entre os pontos estabelecidos no acordo está a fortalecimento das unidades de produção familiares na região contemplada pelo pacto.

O objetivo brasileiro é conhecer o contexto rural da Colômbia e identificar as necessidades, além de apresentar ao país o que o governo do Brasil está fazendo em termos de políticas para a agricultura familiar. A pasta trabalha com base em políticas como regularização fundiária, cadastro de terras, cadastro de agricultura familiar, comercialização, assistência técnica e extensão rural (Ater) e políticas de gênero e para jovens.

No final de fevereiro, representantes do ministério, do Itamaraty, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embaixada da Colômbia discutiram o assunto, por meio de videoconferência, com o Ministério da Agricultura colombiano. A reunião deu prosseguimento às negociações para estabelecer a cooperação entre o país e a Colômbia, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Para consolidar o projeto de cooperação, a expectativa é que até o mês de maio a missão da Colômbia seja recebida no Brasil para a troca de experiência. Em seguida, uma comitiva brasileira deve visitar a região da Colômbia incluída no acordo.

Acordo de Paz
Assinado em 1º de dezembro do ano passado, o acordo de paz pôs fim a meio século de enfrentamentos entre o governo colombiano e a maior guerrilha do país. Os rebeldes das Farc têm até maio para entregar todas as suas armas às Nações Unidas.

Ao longo de 52 anos de violência, mais de 200 mil colombianos morreram e 6 milhões deixaram suas regiões e até mesmo o país. O presidente Juan Manoel Santos ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para negociar o desarmamento do grupo guerrilheiro mais antigo da América Latina. Foi um processo que durou quatro anos e quase terminou em fracasso. O primeiro pacto, assinado por Santos e pelo líder das Farc, Rodrigo Londono (conhecido como Timochenko), foi rejeitado em um plebiscito em outubro. Novas negociações resultaram numa segunda versão, menos tolerante com os rebeldes – como pediam os que votaram contra na consulta popular.(EBC).


Blog do BILL NOTICIAS


Teto e laterais de carro-forte são arrancados após explosão na Bahia

Crime ocorreu no município de Casa Nova,
 na região norte da Bahia.
Suspeitos fugiram com dinheiro após ação 
e não foram identificados.
Resultado de imagem para EXPLOSÃO DE CARRO FORTE NA BAHIA

Um carro-forte foi explodido por criminosos, na manhã desta sexta-feira (3), no município de Casa Nova, localizado na região norte da Bahia. O veículo foi atacado quando trafegava em um trecho da da BR-235, entre os povoados de Papagaio e Riacho do Sobrado.

Carro-forte foi explodido por criminosos na Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)
Carro-forte teve laterais e teto arrancados por
explosão (Foto: Reprodução/TV São Francisco)
Os seguranças que estavam no carro disseram à polícia que foram rendidos por vários homens armados que chegaram em uma caminhonte branca. Ainda segundo os seguranças, os suspeitos levaram dinheiro que estava no veículo, mas a quantia roubada não foi informada.
O impacto da explosão foi tão grande que o veículo teve o teto e as laterais destruídos. Os seguranças do carro-forte tiveram escoriações e foram atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após a ação, o grupo criminoso fugiu. A polícia informou que realiza buscas na região, mas, até a noite desta sexta, nenhum suspeito havia sido localizado.
Carro-forte foi explodido por criminosos na Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)
Caso ocorreu nesta sexta-feira, no norte da Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)Carro-forte foi explodido por criminosos na Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)Carro-forte foi explodido por criminosos na BR-235 (Foto: Reprodução/TV São Francisco)Fonte: (G1).Blog do BILL NOTICIAS

Homem paga compras de idosa após ter cartão recusado em supermercado

AMOR AO PRÓXIMO

O homem decidiu pagar pelas compras da senhora, que já estava com os itens empacotados no carrinho
Enquanto fazia compras num supermercado com os filhos, o homem se comoveu ao ver uma idosa ter seu cartão recusado inúmeras vezes na fila do caixa Foto: reprodução/Twitter
Enquanto fazia compras num supermercado com os filhos, o homem se comoveu ao ver uma idosa ter seu cartão recusado inúmeras vezes na fila do caixa Foto: reprodução/Twitter

O simples ato de se preocupar com o próximo pode ser considerado algo valioso hoje em dia. No mundo moderno, onde estamos sempre conectados, resolvendo problemas e olhando apenas para o nosso próprio umbigo, quando alguém decide fazer uma boa ação, certamente chamará a atenção de quem está ao seu redor. 

Assim foi o caso do australiano Ryan O'Donnell, de 34 anos. Enquanto fazia compras num supermercado com os filhos, o homem se comoveu ao ver uma idosa ter seu cartão recusado inúmeras vezes na fila do caixa. Sem pensar duas vezes, O'Donnell decidiu pagar pelas compras da senhora, que já estava com os itens empacotados no carrinho. 

"Eu já tinha feito as minhas compras, então fui até o funcionário e perguntei qual era o valor dos produtos. Ele disse que eram US$ 44 dólares (R$ 138), e que o cartão dela continuava sendo recusado por falta de saldo. Então eu apenas dei US$ 50 (R$ 156) para ela", contou o australiano ao programa "The Today Show".

A história virou notícia após ser contado nas redes sociais por uma pessoa que fotografou a cena.

O australiano ficou surpreso com a repercussão do caso e disse que fez "algo pequeno" que seus pais sempre o ensinaram: ajudar os outros sempre que puder e da melhor forma que for capaz. (DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Governo Federal confirma vazamento em barragem da transposição do São Francisco

SERTÂNIA


Até o momento, não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório

O Ministério da Integração Nacional confirmou um vazamento na Barragem de Barreiro, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. O reservatório, que foi inaugurado em fevereiro, faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco. O rompimento aconteceu na manhã desta sexta-feira entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.


De acordo com o Governo Federal, técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco estão em campo tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água. Até o momento, não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório.

As comunidades do entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área ambiental e também de fiscalização. 

Transposição do Rio São Francisco

Projeto beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foto: Ministério da Integração Nacional/Divulgação (Projeto beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foto: Ministério da Integração Nacional/Divulgação)

Foto: Ministério da Integração Nacional/ ilustração



O Projeto de Integração beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além das 294 comunidades rurais às margens dos canais. Os dois eixos (Norte e Leste), quando concluídos, possibilitarão captar a água do Rio São Francisco, que percorrerá por 477 quilômetros de canais. O projeto abastecerá adutoras e ramais que irão perenizar rios e açudes para abastecer as cidades.(DP).

Blog do BILL NOTICIAS 



MEC libera R$ 316 milhões para bolsas e eventos científicos

Resultado de imagem para mec

O Ministério da Educação liberou hoje (3) R$ 182 milhões para pagamento de 90 mil bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor visitante e professor sênior, além de iniciação científica, supervisão e do programa Idiomas sem Fronteiras.
Ao todo, estão sendo liberados R$ 316,25 milhões para pagamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que custeiam bolsas e apoio à realização de eventos científicos e de atividades de pesquisa em programas estratégicos.
De acordo com o MEC, o montante engloba pagamentos no âmbito dos programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap), de Excelência Acadêmica (Proex) e de Doutorado Interinstitucional (Dinter).
Bolsas
Do total, R$ 45,3 milhões são destinados ao pagamento de 71.675 bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), 5.255 bolsas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e 983 bolsas do Observatório da Educação.
Segundo o MEC, 14 mil bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 3 mil bolsistas de mestrados profissionais serão contemplados com aproximadamente R$ 16 milhões. Outros R$ 2,5 milhões serão repassados a 2.212 participantes do programa Ciência sem Fronteiras.
Editoras
Em nota, o MEC informou ainda que R$ 40,55 milhões serão destinados ao pagamento de quatro contratos firmados com editoras que fornecem conteúdos à comunidade acadêmica por meio do Portal de Periódicos. Outros R$ 19,9 milhões estão sendo destinados às “despesas diversas”, como as administrativas, com convênios e de capacitação.
Além disso, R$ 10 milhões do montante liberado hoje serão usados para pagar 2.327 bolsas dos programas tradicionais da Capes e o custeio de 129 projetos.
Hospitais
O ministério também liberou ontem (2) R$ 51,6 milhões para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado à pasta. Do total, R$ 38,7 milhões serão destinados ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), de modo a cobrir despesas de contratos e manutenção que os hospitais universitários federais tiveram em 2016 com obras, reformas, aquisição de equipamentos, ampliações e compra de materiais.
Além dos valores destinados ao Rehuf, outros R$ 4,94 milhões serão aplicados no pagamento de contratos e despesas com manutenção da Ebserh e R$ 7,9 milhões vão atender ao Programa Mais Médicos. (EBC).


Blog do BILL NOTICIAS

Jornal francês denuncia possível compra de votos para Rio sediar Olimpíada


Sob investigação
      


      Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil


     Edição: Augusto Queiroz
O jornal francês Le Monde noticiou hoje (3) que a justiça francesa encontrou elementos concretos que apontam para corrupção na eleição do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o periódico, um empresário brasileiro, próximo ao ex-governador Sérgio Cabral e que teve contratos com o estado do Rio, depositou ao menos US$ 1,5 milhão para um dos filhos do então presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo, Lamine Diack, três dias antes da votação para cidade-sede, em 2009.
O Rio foi eleito em uma disputa com Chicago, Tóquio e Madri, cidade que chegou à final com a capital fluminense. O Rio venceu com 66 votos, contra 32 da capital espanhola. O diretor de Comunicação da Rio 2016, Mário Andrada, afirmou que a eleição da “Cidade Maravilhosa” foi limpa. "O resultado final mostra uma larga diferença de votos e anula essa hipótese de compra de votos. A gente não tem a menor dúvida de que o Rio ganhou de forma limpa e justa", disse.
Andrada disse que o comitê organizador dos Jogos Rio 2016 não foi procurado pelos investigadores franceses nenhuma vez, e que todos os documentos estão disponíveis para a apuração.
Em nota, o Comitê Olímpico Internacional (COI) também se posicionou sobre a reportagem do Le Monde. O COI disse ser parte no processo que corre na justiça francesa e afirmou que está comprometido em esclarecer a situação.
"Essa cooperação já levou ao fato de que o Sr. Lamine Diack, que era membro honorário do COI, não ocupa nenhuma função (no órgão) desde novembro de 2015. O COI vai entrar em contato com as autoridades judiciais francesas novamente para receber as informações nas quais a reportagem do Le Monde parece se basear", disse o comitê (EBC).


Blog do BILL NOTICIAS


Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...