terça-feira, 19 de dezembro de 2017

TOLEDO: É EM TORNO DE LULA QUE ORBITA A ATUAL CORRIDA PRESIDENCIAL


O jornalista José Roberto de Toledo, um dos melhores analistas de pesquisas da imprensa brasileira, avaliou nesta segunda-feira, 18, que pesquisas de intenção de voto de diferentes institutos provam que as eleições de 2018 orbitarão em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
Ele analisou a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, que dividiu o eleitorado em três grandes grupos, todos com a mesma referência: próLula (38%), antiLula (31%) e pendulares (31%).
"Goste-se ou odeie-se, é em torno de Lula que orbita a atual corrida presidencial. Nisso, ela pouco difere das quatro ou seis últimas disputas eleitorais pela Presidência da República. Lula ainda é o candidato a ser batido (1994, 1998, 2002, 2006), o cabo eleitoral a ser usado ou neutralizado (2010 e 2014)", diz Toledo. 
Segundo o colunista do Estado de S. Paulo, as questões colocadas na pesquisa são as mesmas de pleitos presidenciais anteriores: Lula vai conseguir sustentar sua força eleitoral quando a campanha começar para valer? Ou: Lula é capaz de transferir seu prestígio para quem ele vier a apoiar? Se o crescimento da economia acelerar, quanto poder ele perderá na urna?
"Agora, como no passado, especulações em torno de tais dúvidas são incursões a remo em um mar de incertezas. Mar cada vez mais agitado. O desencanto com a política e a insegurança jurídica disseminados a partir de junho de 2013 avolumaram os vagalhões e acresceram riscos aos que navegam à procura de respostas. Qual será o tamanho da abstenção? Haverá mais votos brancos e nulos?", questiona. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...