segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Processo democrático escolhe novos gestores escolares em Petrolina


As unidades de ensino de Petrolina estão vivendo o processo de eleição para gestores e vice gestores escolares. A seletiva vai englobar todas as unidades da Rede municipal.
O processo de escolha compreende etapas distintas, após a inscrição: a participação de exame de certificação de desempenho; consulta à comunidade escolar e participação em formação no seminário sobre gestão escolar. Após todas essas etapas, os aptos serão nomeados pelo prefeito Miguel Coelho.
Para participar do pleito o candidato deve possuir, no mínimo, quatro anos de efetivo exercício no magistério na Rede municipal de Petrolina; dispor de carga horária compatível; graduação em licenciatura e a documentação descrita no edital.  A primeira etapa, a ser desenvolvida pela Facape, vai acontecer no dia 03 de dezembro com questões de língua portuguesa, fundamentos de gestão escolar e conhecimento em legislação da educação básica. Serão considerados aprovados quem obtiver 60% de aproveitamento.
A segunda etapa, organizada pela Secretaria de Educação (SEDUC), será composta pelos aprovados na anterior e será eletiva. No dia 19 de dezembro toda comunidade escolar (alunos com mais de 12 anos, responsável legal do aluno, professores e servidores das unidades) terá direito ao voto direto, obedecendo ao critério de proporcionalidade simples, 33,33%. “É importante que toda a comunidade escolar participe desse processo, pois ela tem o papel fundamental para o exercício da gestão democrática e participativa”, destacou a secretária de Educação, Maéve Melo. A campanha vai ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.
Após o processo eletivo acontecerá, entre os dias 08 e 12 de janeiro de 2018, sob responsabilidade da Facape, o Seminário de Gestão Escolar, última etapa. Os participantes terão que obter 90% de frequência para o direito à nomeação para o cargo que tem mandato de dois anos. A posse está prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2018.   (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...