quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Pistola que feriu aluna em curso da polícia fez mais de 100 vítimas no Brasil


Equipamento fabricado pela empresa brasileira Forjas Taurus S.A. 
será periciado pelo Instituto de Criminalística
Pistola PT 24/7 da Taurus
Pistola PT 24/7 da TaurusFoto: Divulgação

A pistola Ponto 40 que apresentou problemas durante uma aula do curso de formação da Polícia Civil de Pernambuco, na última quarta-feira (20), será periciada pelo Instituto de Criminalística (IC). Uma aluna de 29 anos fazia uma prova de tiro quando a arma realizou cinco ou seis disparos consecutivos após uma falha que aparentemente ocorreu em uma peça que deveria segurar as balas seguintes. A Pistola PT 24/7 é uma arma produzida pela empresa brasileira Forjas Taurus S.A. Relatos de casos de pane em armas desta empresa foram registrados em quase todos os estados brasileiros. Um site chamado "vítimas da Taurus" contabilizou mais de 100 casos de pessoas feridas em incidentes, em meio a policiais, agentes e civis com porte de arma.

Por meio de nota, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) afirmou que denuncia o problema com armas usadas por policiais pernambucanos há mais de um ano. "O Sinpol pleiteia diariamente a substituição dos armamentos da Taurus dentro da Polícia Civil. Pela inércia e irresponsabilidade do Governo, que insiste em manter essas armas nos quadros e nas mãos dos policiais, muitas pessoas correram risco de morte. Na verdade, esses riscos são diários e trazem risco não só para policiais, mas para a sociedade como um todo. Constantemente os equipamentos da supracitada marca apresentam panes e disparos acidentais. No entendimento da direção do Sinpo é inconcebível que este armamento continue na corporação", informou o comunicado.

Leia também:
Pistola falha e fere aluna de curso da Polícia Civil no Recife

O sindicato apresentou uma documentação em que solicita ao IC a realização de perícias técnicas em todas as armas usadas por agentes de segurança de Pernambuco. Em resposta, um ofício assinado pela gestora da polícia científica, Sandra Santos, comunicou que "a solicitação de perícia criminal e/ou perícia médico legal compete a autoridade policial ou a autoridade judiciária".



Outro lado

A Polícia Civil confirmou que houve uma pane na arma e que, no momento do ocorrido, dois instrutores estavam no local. A aluna foi levada para um hospital particular, acompanhada da coordenação do curso, e já recebeu alta. Sobre as queixas a respeito das condições das pistolas, a Polícia Civil afirmou que "todas as armas passaram por manutenção no Comando de Operações e Recursos Especiais (Core)" da instituição antes de serem utilizadas nas instruções da Academia de Polícia. 

Por telefone, um representante da Taurus informou que a empresa ainda não foi notificada do incidente e que vai entrar em contato com a Polícia Civil de Pernambuco para apurar o que ocorreu.

Entenda o casoPessoas que estavam na aula no momento do incidente relataram que, por conta do forte recuo, típico desta pistola, a aluna não conseguiu manter as duas mãos na pistola. "Parecia uma metralhadora, atirando sem parar. Ela perdeu o controle da arma, soltou a mão esquerda e não conseguiu segurar com a direita. A arma sempre roda para o lado contrário do dedo do gatilho, então rodou para o braço esquerdo dela e atravessou o bíceps", contou um dos alunos que presenciou o fato. Ele preferiu não ser identificado.

A aula ocorria na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, no bairro do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. O caso é investigado pela Delegacia da Mustardinha. De acordo com o aluno, não é a primeira vez que pistolas usadas durante as aulas apresentam falhas. "As armas são velhas e quase sempre dão problema", observou. 

Após o incidente, a turma levou quase uma hora para se recompor e finalizar as provas. O aluno elogiou a conduta dos instrutores. "Poderia ter sido muito pior. Os instrutores foram maravilhosos e passaram muita segurança para a gente. Foi horrível. Claro que o trauma ficou e alguns demoraram a se acalmar, mas era prova e todo mundo que faltava fazer terminou", disse. (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...