quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Frente Popular em “banho-maria” com indefinição do PMDB-PE

Diante da incerteza de quem comandará o?PMDB em PE, aliados do?Governo ficam sem saber quais chapas poderão fechar

Paulo Câmara discursa durante o PE em Ação
Paulo Câmara discursa durante o PE em AçãoFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco



A insegurança quanto ao futuro do PMDB, que pode ser esticada com a judicialização do processo, coloca em banho-maria a formação de chapas do governador Paulo Câmara. Pelo andar da carruagem e com a promessa- de ambos os lados- de lutarem até o último cartucho, há a expectativa de que as articulações sejam definidas somente no limite dos prazos da Justiça Eleitoral.

A incerteza tem causado inquietação na Frente Popular porque o grupo pode ter que trabalhar coligações em que os aliados correm risco de, depois, perder legenda, o que atrapalha a matemática do coeficiente eleitoral das bancadas. O rumo do PMDB preocupa, sobretudo, Paulo, que pode ficar sem o maior tempo de propaganda na televisão, caso o partido vá para as mãos senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB).

"Embora eu ache que os deputados Jarbas Vasconcelos e Raul Henry não estejam pensando nisso, porque estão preocupados com a manutenção do diretório, os partidos da Frente vão ter que se sentar e discutir essa questão. Como vai se fazer uma chapa, chamar outros deputados, com essa indefinição?", questionou, em reserva, um membro do Palácio.

As alianças podem ficar embaralhadas porque, caso o PMDB fique com Fernando e vá para oposição, o grupo ligado a Jarbas deve migrar para outras siglas. Eles podem se filiar até 2 de abril. O PSD, PPS e PSB já sinalizam que estão de portas abertas.

De acordo com o presidente estadual do PSD e deputado federal, André de Paula, se Jarbas quiser se filiar, será para liderar a sigla, além de ter garantida a vaga para o Senado. "O homem que foi duas vezes prefeito, governador, senador, é o líder de partido. Fui presidente de um em que o líder era Marco Maciel. Eduardo Campos e Arraes foram, tendo outros presidentes", disse o parlamentar e ex-secretário do governo Jarbas.

Leia também:
Prefeitos não vão entrar na briga do PMDB-PE
PMDB trocou a capa, mas o conteúdo continua o mesmo


Ele também disse que o PSD pode acomodar outros peemedebistas. Segundo ele, a sigla iria se fortalecer com mais quadros, podendo fazer três federais e mais um estadual, além dos quatro atuais.

Já o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), afirmou que embora o desejo de Jarbas seja de permanecer no PMDB, o PPS poderia abriga-lo. "Jarbas é aliado histórico. Qualquer partido que Jarbas venha a se filiar, vai ganhar", acrescentou. No entanto, Raul não garante a Jarbas a candidatura ao Senado.

A Frente Popular vai para as urnas com dois nomes a senador. Com o PMDB de Jarbas enfraquecido, que antes era carta certa na majoritária, crescem os anseios da deputada federal Luciana Santos (PCdoB) e do deputado estadual, André Ferreira (PSC) na vaga. Há, ainda, o senador Humberto Costa, caso o PT apoie Paulo. Os nomes serão fechados de 20 de junho a 5 de agosto, prazo das convenções, que oficializam as candidaturas.

Apesar de uma eventual saída do PMDB trazer falta de clareza nas composições e impactar no guia, o governador minimizou a questão ao dizer que confia na Justiça. "Vou estar junto com Jarbas e Raul em 2018, que são as pessoas do PMDB ético. Estou muito tranquilo quanto a isso". Já Luciana Santos disse que não deve pesar tanto na campanha de Paulo porque a oposição está com o presidente Michel Temer (PMDB), que é impopular. "No final é isso que vai contar", concluiu Luciana. (Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...