quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Santa Maria da Boa Vista-PE recebe I Feira da Reforma Agrária

37919947762_97ab0895f7_b

A Feira acontece na praça Xisto Graciliano, entre 2 e 4 de novembro.
Por Phillyp Mikell do MST
O município de Santa Maria da Boa Vista é o segundo em números de Assentamentos do Nordeste. Mais de 5000 mil famílias, com a presença de quatro movimentos sociais, MST, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores/as do Estado de Pernambuco (FETAPE), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Quilombolas.
A 1ª Feira da Reforma Agraria de Santa Maria da Boa Vista “Plantando sonhos Colhendo esperança” será realizada nos dias 02 a 04 de Novembro de 2017, com o tema “A organicidade, o planejamento e a gestão dos Assentamentos da Reforma Agrária”. A Feira tem como objetivo, proporcionar espaço para exposição e comercialização dos produtos oriundos dos assentamentos da Reforma Agrária do Vale do São Francisco.
Evidenciando o papel dos assentamentos e dos/as assentados/as como sujeitos ativos dentro do processo de Reforma Agrária e suas relações com a sociedade, será uma atividade que contará com a participação do conjunto dos assentamentos da Reforma Agrária da região.
A Feira da Reforma Agrária será um espaço multicultural. Pois, “do ponto de vista da produção, possibilitará os agricultores expor e comercializar seus produtos, socializar suas experiências nas comunidades, como cada um produz e onde produz”, destaca Cristiane Albuquerque, da direção do MST.
A Feira proporcionará ainda espaços de intercâmbio comercial/econômico, político e sociocultural, entre os assentamentos da Reforma Agrária, fruto desse processo de luta e das comunidades, criando momentos de construção de propostas voltados à preservação ambiental, sociocultural e produtiva.
Na programação cultural, a Feira proporcionará momentos de reafirmação da cultura e da culinária popular. Músicas e cantigas locais e regionais, banda de pífano, sanfoneiros, poetas e artistas locais e regionais.
Como elemento prático, haverá as trocas de experiências entre os participantes, em síntese, a feira visa reunir diretamente um público regional, para a exposição e debates contando com (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...