quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O plano A de Lula para as eleições de 2018

Chapa puro-sangue poderia ser trunfo para PT ir à Justiça, solicitando mudança de chapa e o vice seria alçado à condição de titular
Ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente, Luiz Inácio Lula da SilvaFoto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Presidente do TRF4, onde se dará o julgamento do ex-presidente Lula, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, declarou recentemente o seguinte: "Minha expectativa inicial é que, até agosto do ano próximo, o tribunal já estaria em condições de julgar este processo. É um interesse da própria nação e dos réus envolvidos". Refere-se a recurso do ex-presidente Lula. Caso uma condenação em segunda instância saia antes das eleições, isso deixaria o petista inelegível e, pela atual jurisprudência do STF, poderia acarretar prisão. 

A despeito disso, estar inelegível não impedirá Lula de ser candidato. A questão veio à tona em seminário sobre a reforma eleitoral, ocorrido em Garanhuns, no último dia 8. O advogado eleitoral Bruno Martins discorreu sobre a legislação que permite candidaturas sub judice - enquanto estiver pendente recurso contra o indeferimento. "O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão", diz o art. 16-A da lei eleitoral. Por outro lado, Lula concorrer sub judice pode não ser impedimento para o PT ter um presidente empossado em 2019. Nesse caso, a chapa "puro-sangue" poderia ser uma alternativa. O advogado eleitoral lembra o prazo para a troca de candidato no artigo 13 da Lei 9.504: "Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo". 

Em outras palavras, no último dia permitido pela legislação, o PT poderia ir à Justiça Eleitoral, solicitando a mudança de chapa e o vice poderia ser alçado à condição de titular. Fernando Haddad tem sido citado como nome provável para uma construção.

Outro caminho
Sobre a possibilidade de prisão mediante condenação em segunda instância, já há ministros do STF se mobilizando para rever o entendimento, a exemplo de Gilmar Mendes. Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello têm concedido liminares em habeas corpus em sentido contrário à definição que já se deu em plenário. Caso essa mudança de entendimento se concretize, Lula também pode chegar ao período eleitoral em condições de concorrer.

Pescaria 1 > Em meio ao zum zum zum, envolvendo o PP e o PSB, sobre possível troca na administração de Fernando de Noronha, um detalhe gera outra aresta nesse processo: a ilha está vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, comandada por Sérgio Xavier, da Rede, que, no entanto, não fez indicação para o cargo.

Pescaria 2 > Essa vinculação de Noronha a Meio Ambiente foi hipotecada em 2014, quando a aliança do PSB com a Rede foi renovada. No entanto, só se consolidou em junho deste ano. Resultado: A indicação do administrador atual é do PSB. O PP trabalha pelo espaço e, na Rede, fala-se o seguinte: "A gestão não é nossa".

Palanque 1 > A Rede fará conferência estadual na próxima semana e pode vir a traçar um afastamento do PSB em função de lançamento de chapa própria para 2018, de forma a garantir palanque de Marina Silva em Pernambuco.

Palanque 2 > A prioridade da sigla é a candidatura presidencial de Marina, que vai exigir bases de sustentação nos estados. Se o PSB não se aliar à Rede nacionalmente, o palanque de Marina em Pernambuco poderá se dar via outras alianças. Neste caso, a Rede deixaria o governo.(Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...