domingo, 5 de novembro de 2017

Enem: alunos reclamam de questões longas e do tema da redação

Enunciados longos dificultaram a vida dos candidatos


Denis diz que foi na 'dedução' nas questões que não sabia
Denis diz que foi na 'dedução' nas questões que não sabiaDinalva Fernandes/R7 - 05.11.2017



Os primeiros estudantes que enfrentaram as provas deste domingo (5) do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e deixaram os locais de exame, por volta das 16h, reclamaram dos longos enunciados das questões e do tema inesperado da redação — Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
Na faculdade Uninove da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, os candidatos que conversaram com a reportagem disseram que esperavam, para a redação algo ligado à violência, como ocorreu no ano passado, quando o tema proposto foi intolerância religiosa.
Uma aluna, que não quis se identificar, afirmou que os textos de apoio não ajudaram muito na redação. João Pedro Curi, de 17 anos, que pretende cursar administração disse ao R7: "Achei o tema polêmico, mas tem relevância. Confesso: fiquei surpreso".
Barbara Petrin, de 18 anos, presta o Enem pela segunda vez e pretende cursar gastonomia, considerou a prova fácil. "Achei a prova simples, a redação foi tranquila. Gostei do tema. Agora só quero ver na semana  que vem: exatas. Vou chutar tudo!"
Quanto às questões, os estudantes disseram que textos eram extensos antes das perguntas em si. Na prova de linguagens caiu bastante sociologia, inclusive com a citação a Karl Marx.
Apesar das dificuldades, estudantes disseram que, por conta do Enem ser aplicado em dois finais de semana, melhorou um pouco porque permite um certo descanso entre as provas.
O tecnólogo em administração Denis Jarbas, de 21 anos, quer fazer faculdade de administração. Com um sorriso nervoso, ele disse ao R7 que estava não foi fácil. “Eu achei bem difícil, mas deu para fazer. Caíram muitas questões que eu não sabia, então, fui na dedução”, revela.
Campeonato Brasileiro
A partida entre Corinthians e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, foi motivo para a estudante Direito Gabriela frutuoso, de 19 anos, deixar o local de prova mais cedo. Cursando o 3º ano da faculdade em uma universidade privada de São Paulo, ela quer tentar o Fies para se livrar da mensalidade.
Gabriela diz ter feito a redação em uma hora e correu para terminar a prova o quanto antes só para ver o jogo do Palmeiras. Ela até usava uma camiseta do time de coração, mas não quis ser fotografada.(R7).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...