quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Dança das cadeiras no Palácio das Princesas

Acomodação do Partido Progressista (PP) no Governo gerou uma variedade de cenários e causa impasse nas negociações
Pedro Eurico
Pedro EuricoFoto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco


A dança das cadeiras para aumentar o espaço do PP no Governo do Estado tem causado um imbróglio no núcleo duro do Palácio das Princesas que pode afetar o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico (PSDB). Nos bastidores, comenta-se que há a possibilidade real de o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca, assumir a pasta do tucano.

A rearrumação, porém, tem encontrado resistência do próprio Franca por se tratar de área espinhosa, que mexe com temas como a superlotação dos presídios. Já Pedro Eurico iria para a Secretaria Executiva de Articulação Política, função acumulada por André Campos (PSB), que virou, na última segunda, o presidente da Perpart.

A expectativa é que a movimentação seja acertada até a próxima semana, prazo suficiente para o retorno do governador Paulo Câmara (PSB) de uma agenda nos Estados Unidos, na próxima sexta-feira, e prazo suficiente para a descompatibilização de Cloves Benevides do cargo de diretor de Articulação e Projetos na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), no Ministério da Justiça, prevista para o dia 16. Ele deverá assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social no lugar de Roberto Franca.

Outro setor que terá alterações é a Executiva de Recursos Hídricos, que acomodará Plínio Pimentel, em substituição do coronel Mário Cavalcanti. Por enquanto, a realocação do coronel, que foi interventor de Gravatá, é indefinida.

A 545 quilômetros do Recife, Noronha é muito cobiçada porque tem orçamento semelhante a de uma prefeitura. O arquipélago é gerido atualmente por Luís Eduardo Cavalcanti Antunes, nomeado em setembro de 2015. De acordo com uma fonte, diante da pressão de Carreras por causa da possibilidade de perder o controle da ilha, os socialistas estudam oferecer uma gerência do Complexo Industrial Portuário de Suape.

As negociações do espaço do PP estão sendo feitas diretamente com o deputado estadual Cleiton Collins (PP), com participação do chefe da Assessoria Especial, Antônio Figueira (PSB).

Procurado, Pedro Eurico disse desconhecer as possíveis mudanças. "Isso não está sendo discutido", afirmou o tucano, que esteve de licença por causa de problemas de saúde. A rearrumação dentro do governo veio após o PP reclamar do espaço ocupado na máquina pública desde que começaram os estranhamentos com o PMDB. Os progressistas se queixavam que outros partidos menores tinham mais visibilidade que a legenda.

Apesar de a sigla fazer parte da Frente Popular desde 2006, ela só controlava o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), o Instituto de Peso e Medidas de Pernambuco (Ipem) e o Porto do Recife. Em setembro deste ano, os socialistas também tiveram que mexer no primeiro escalão para ampliar a participação do PDT no Executivo Estadual. Os pedetistas ganharam a Secretaria de Agricultura, que antes era da cota do PSB.(Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS














Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...