domingo, 5 de novembro de 2017

Campanha ´Natal Sem Fome` é retomada após 10 anos e Petrolina inaugura sede de arrecadação neste domingo(05)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

*Por Andreza Kaline


A campanha ´Natal Sem Fome` será relançada em Petrolina neste domingo (05) 10 anos depois de sua última edição nacional. A inauguração será realizada a partir das 19hs na sede da campanha que fica na Praça Dom Malan, no térreo do Edíficio Manain , 27, no Centro de Petrolina/Pe.
A campanha foi criada em 1993 pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, cujo ideal de vida era tornar o Brasil menos desigual e sem fome.
Durante 14 anos a campanha foi realizada pela ONG ´Ação da Cidadania` arrecadando mais de 30 mil toneladas de alimentos e beneficiando 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza. Em 2007 a campanha foi encerrada devido à redução da pobreza no país.
A grande conquista desse movimento social foi pressionar o governo federal a assumir o combate a fome no Brasil e transformar o problema em política pública prioritária, o que começou a acontecer, principalmente, a partir de 2002 com a criação de programas como o Fome Zero e depois o Bolsa Família.
Este ano, 20 anos após a morte de Betinho, a fome e a pobreza voltaram a crescer no Brasil. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), após 10 anos em queda a fome volta a crescer e atinge 11% da população mundial, ou seja, 815 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 7 milhões de brasileiros não tem o que comer.
Segundo o filho de Betinho, Daniel de Souza, presidente do conselho da Ação da Cidadania, a iniciativa foi retomada para tentar evitar que o Brasil retorne ao Mapa da Fome. Segundo ele, a crise política e econômica brasileira e os cortes nos programas sociais podem são alguns dos fatores responsáveis por este retorno.
Ele ressaltou que todo mundo está sendo convocado para uma campanha que se pensava que nunca mais precisaria ser feita. “A gente se alegra com a solidariedade, com a disposição de todo mundo de participar, de arregaçar as mangas e de lutar contra a fome, mas, ao mesmo tempo, tem um gosto muito amargo porque achou que essa batalha a gente já tinha vencido”, afirmou.
A partir de toda essa premissa e de toda essa mobilização um grupo de amigos de Petrolina resolveu entrar nessa luta e chamar toda a cidade para abraçar essa campanha e poder oferecer um natal mais digno para tantas famílias necessitadas.
Segundo um dos coordenadores da campanha, Julio Lossio Filho “essa é uma causa que une a todos, independente de religião, independente de cor partidária, de crença, de credo. O objetivo é fazer uma grande rede de solidariedade, com voluntários arrecadando na sua rua, na sua empresa, no seu trabalho, que cada um possa estimular doações, possa pedir doações para fazer o natal de tantas famílias em Petrolina, um natal melhor”.
Postos de Coleta
Sede da campanha localizada na Praça Dom Malam (na frente da Catedral), no térreo do Edifício Manain, 27, centro de Petrolina/PE. O local estará aberto todos os dias recebendo doações e voluntários!(C.Geral).
Visite as redes sociais da campanha: Instagram @natalsemfomepetrolina.
Andreza Kaline é  cidadã petrolinense e arquiteta.

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...