quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Protesto.Movimento municipalista na Bahia deve fechar 320 Prefeituras nesta quinta-feira(26) no estado

Imagem relacionada

Com 320 prefeitos confirmados na mobilização marcada para esta quinta-feira (26) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, afirmou que está animado. “Esse será o maior movimento municipalista que já existiu nesse estado”, falou.
Com início marcado para 8h da manhã, o Movimento Pró-Município é uma ação nacional que busca chamar a atenção para a crise financeira e para as pautas prioritárias dos municípios baianos. Durante todo o dia, as prefeituras participantes fecharão as portas e manterão apenas os serviços essenciais em prol da ação que mobilizará os gestores.
A expectativa de Ribeiro é viabilizar a adoção de medidas como a garantia do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) de R$ 4 bilhões, para possibilitar que as administrações municipais fechem as contas do ano de 2017; e que seja realizado um reajuste nos valores dos repasses dos Programas Federais e Estaduais. “Cerca de 75% dos municípios baianos são pequenos e são os mais afetados pela crise financeira. Eles dependem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, disse.
Segundo Ribeiro, caso as medidas sejam cumpridas as contas das cidades ficarão mais aliviadas, mas, mesmo assim, o problema não acabou. “Apenas um novo Pacto Federativo iria resolver, mas não temos no Brasil para construir isso”, declarou. Com programação extensa que envolve passeata, entrega de pauta aos senadores e deputados federais e mesas redondas (leia mais), a última ação do dia ocorre às 16h. O evento contará com a participação de prefeitos, deputados e senadores, do governador Rui Costa ou de um representante.
“Vai ser bem democrático. Um prefeito da oposição vai ter a oportunidade de falar, assim como um da base. Eu vou falar e um líder da oposição também, nossa mobilização é apartidária”, apontou o presidente da UPB. Uma segunda fase do Movimento Pró-Município está prevista para acontecer em Brasília, com a presença de gestores de diversas cidades do país. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...