sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Polícia prende comandante de UPP no Rio

Corregedoria da Polícia Militar encontrou na sala do policial, além de drogas, uma pistola com a numeração raspada, 13 carregadores, bombas de gás, e mais de mil munições que não são da polícia
UPP do Caju
UPP do CajuFoto: Reprodução da internet

O major Alexandre Frugoni, comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Caju, foi preso nesta quarta-feira (11) pela corregedoria da Polícia Militar. Os policiais encontraram drogas até no telhado da unidade militar.
Na sala do comandante, os policiais acharam uma pistola com a numeração raspada, 13 carregadores, bombas de gás, e mais de mil munições que não são da polícia.
No total, quatro militares da UPP foram presos. Os nomes dos outros três não foram divulgados.
Os 67 pinos de cocaína e 11 tabletes de maconha escondidos no telhado foram descobertos após os cães da PM começarem a latir para o alto quando entraram em uma das salas da unidade.
Em um armário no alojamento da supervisão da UPP, a corregedoria da PM encontrou mais de 100 pinos de cocaína, 20 tabletes de maconha, uma pistola calibre 380 também com a numeração raspada e munições de fuzil.
Também militar, a mulher do comandante foi obrigada a depor. Ela é acusada de tentar esconder parte do material, que estava na residência do casal. A mulher do comandante é major da PM. A UPP do Caju conta com 350 policiais e foi inaugurada em abril de 2013.
PACIFICAÇÃO
O programa da UPP foi instalado em 2008 para retomar áreas dominadas pelo tráfico e aproximar a população do Estado. Se tornou trunfo político do então governador Sérgio Cabral (PMDB), hoje preso. Cabral chegou a prometer em sua campanha à reeleição terminar o governo com "todas as favelas pacificadas".
Em agosto, em meio ao agravamento da violência no Rio e do aumento de confrontos armados nas favelas, a secretaria de Segurança anunciou a retirada de 3.000 policiais das UPPs.
Especialistas em segurança pública afirmam que a decisão do governo inviabiliza o funcionamento das UPPs como planejada.
MORADORES
Pesquisa Datafolha mostra que, se pudessem, 72% dos moradores dizem que iriam embora do Rio por causa da violência.
O desejo de deixar a cidade é majoritária em todas as regiões e faixas socioeconômicas -foram ouvidas 812 pessoas, e a margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nas últimas semanas, segundo o Datafolha, um terço dos moradores mudou sua rotina e presenciou algum disparo de arma de fogo. O levantamento revela que 67% das pessoas ouviram algum tiro recentemente.(Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...