segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Incêndios florestais matam cerca de 30 pessoas em Portugal e Espanha


(Diário de Pernambuco)
Os incêndios florestais que castigam Portugal desde domingo(15) e continuou fora de controle até a manhã desta segunda-feira(16), deixaram pelo menos 27 mortos em várias regiões do país – de acordo com um novo balanço provisório divulgado pela Defesa Civil.
“Podemos confirmar a morte de 27 pessoas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda”, situados no centro e no norte do país, declarou a porta-voz da Autoridade Nacional de Defesa Civil, Patricia Gaspar, em entrevista coletiva em Lisboa.
Em Portugal, 440 focos de incêndio estavam ativos no domingo, considerado o “pior dia desde o início do ano”, segundo a porta-voz da Agência Nacional de Proteção Civil, Patricia Gaspar.
Após a morte das primeiras seis pessoas, o primeiro-ministro Antonio Costa declarou “estado de catástrofe” no país, onde durante toda a noite 3.700 bombeiros lutaram para apagar 26 incêndios de grandes proporções
Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, segundo Patricia Gaspar, que destacou um bloqueio em três eixos viários, incluindo a estrada que liga Lisboa à cidade do Porto.
O país ainda se recupera do grande incêndio de junho, que deixou 64 mortos.
Na Espanha, o governador da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que 15 focos de incêndio estavam ativos no domingo nesta região do noroeste do país.
Também disse que “a situação é crítica” e citou zonas urbanas sob ameaça.
O fogo foi atiçado por rajadas de vento de até 90 km/h provocadas pelo furacão Ophelia, que avançava pelo norte da costa espanhola em direção a Irlanda.
“Estamos falando de condições que não foram registradas na última década”, afirmou Núñez Feijóo, que denunciou incêndios criminosos.
“São incêndios absolutamente intencionais, premeditados, de pessoas que sabem o que fazem”, disse.
Milhares de bombeiros foram enviados à região e contam com o apoio de soldados e moradores.
Duas pessoas morreram presas pelas chamas dentro de seu veículo na localidade de Nigrán, quando tentavam fugir para se salvar, informou o governo local.
As autoridades regionais também informaram que um idoso foi encontrado morto em um galpão fora de sua casa em Carballeda de Avia, que foi atingida pelas chamas.
O governo a firma que os incêndios são propagados pelos fortes ventos, a seca e a temperatura acima do normal para esta época do ano.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, nascido na Galícia, expressou condolências no Twitter.
Cinco incêndios ameaçavam o porto de Vigo, forçando a evacuação de um centro comercial e de uma fábrica da PSA Peugeot.
Várias escolas cancelaram as aulas nesta segunda-feira(16). A companhia estatal de trens Renfe informou que a via entre Vigo e Barcelona está fechada por causa dos incêndios.
As autoridades também informaram que há várias rodovias fechadas.
O furacão Ophelia é o primeiro desde 1939 que avança desta tão ao norte do Atlântico.
Quando atingir a Irlanda nesta segunda-feira(16), o fenômeno deve ser rebaixado para “tempestade tropical”, segundo o Centro Nacional Furacões (NHC) dos Estados Unidos.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...