quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Em alusão ao Outubro Rosa, Univasf promove exposição de fotos de servidoras com mitos e verdades sobre câncer de mama


Quais os mitos e verdades que envolvem a prevenção e o tratamento do câncer de mama? Muitas questões podem confundir e dificultar o entendimento das pessoas sobre o assunto. Diante disto e em alusão à campanha do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza uma exposição com 37 fotografias de servidoras com mitos e verdades sobre a doença. A mostra ficará no Hall da Reitoria da Univasf, no campus Sede, em Petrolina (PE), até a primeira semana de novembro.
A abertura da exposição será realizada nesta terça(17), às 17 horas, com um evento aberto para toda a comunidade acadêmica. A ideia surgiu para chamar a atenção, derrubar mitos e esclarecer verdades sobre a doença. Para desconstruir os mitos, está sendo usada nas fotografias a #derrubemitos e, para esclarecer as verdades em torno desse tipo de câncer, a #divulgueverdades.
As questões apresentadas são as mais diversas, como o uso de anticoncepcionais na prevenção do câncer, a prática de atividade física, se amamentar protege a mama do câncer, se mesmo depois de curado o câncer pode retornar, se a doença é hereditária, se o tratamento com quimioterapia é inevitável e se existem diversos tipos de câncer de mama. Estas e outras dúvidas foram elaboradas pelas próprias servidoras e são respondidas pelo médico mastologista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Raimundo da Silva.
A ação é promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A exposição apresenta fotos feitas pela equipe da DACC com as servidoras da Univasf lotadas nos campi Sede, Ciências Agrárias, Juazeiro, Serra da Capivara e Senhor do Bonfim. A mostra será itinerante e percorrerá os outros campi em datas a serem divulgadas posteriormente.
De acordo com a fonoaudióloga do Siass Ana Isabel Andrade, a exposição é relevante para desconstruir preconceitos e estereótipos, chamando atenção para a importância do autoexame, da mamografia e da prevenção da doença. “Todos os anos promovemos ações diferentes e este ano resolvemos homenagear nossas servidoras e esclarecer dúvidas com as atualizações e pesquisas que estão sendo realizadas sobre o tratamento”, destaca Ana Isabel. (Ascom), (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...