segunda-feira, 4 de setembro de 2017

SEM LULA NA DISPUTA, QUALQUER VENCEDOR EM 2018 SERÁ ILEGÍTIMO, DIZ COIMBRA

Ricardo Stuckert

Em sua coluna na revista CartaCapital deste fim de semana, Marcos Coimbra, fundador e presidente do Instituto Vox Populi, destaca três pontos sobre as eleições de 2018.
O primeiro deles é que o ex-presidente Lula é indiscutivelmente favorito. "Hoje, ninguém duvida do favoritismo de Lula", diz. O segundo é o de que "tudo indica que o embate PT versus PSDB, que caracterizou as eleições de 1994 a 2014, não se repetirá em 2018".
"Não deixa de ser irônico que o principal partido por trás da deposição de Dilma seja o mais prejudicado pelo processo que desencadeou. Ao contrário de abater Lula e exterminar o PT, o que os tucanos fizeram foi colocar em marcha o seu próprio colapso", observa.
Ele descreve a situação complicada do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: "nunca tínhamos tido, nas últimas seis eleições, uma situação como a atual, em que o mais forte dos candidatos peessedebistas, a 14 meses do pleito, tem somente 1% no voto espontâneo".
Para Coimbra, "o mais provável adversário do PT em 2018" é Jair Bolsonaro, o único candidato que, além de Lula, "dá sinais claros de vitalidade", a terceira informação que se pode considerar quase confirmada sobre a disputa presidencial.
A grande pergunta sobre as eleições, na opinião de Coimbra, não está no eleitorado, mas em "quão longe o Judiciário pretende intervir no processo político". "Sem Lula, a eleição pode ser inútil para restituir a autoridade que o Executivo perdeu", diz ele.
"Se for impedido de participar, ela dificilmente conseguirá tirar o País do atoleiro em que o meteram e o eleito governará sempre sob o signo da ilegitimidade, como alguém que só ganhou porque armaram o tapetão. O inverso do que o Brasil precisa no momento em que estamos". (247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...