quarta-feira, 27 de setembro de 2017

GENGIVITE: CONHEÇA AS CAUSAS E FORMAS DE TRATAMENTO

Em parceria com Lé Figaro
 (photo: FOTO: Divulgação)

Inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental são os principais sintomas do problema

Saúde 247 – Além da cárie, existem outros problemas relativamente comuns que comprometem a saúde bucal. Entre eles está a gengivite, uma inflamação da gengiva causada geralmente pela placa bacteriana, uma película viscosa e incolor composta por bactérias e restos alimentares que se forma nos dentes. "A principal causa é a má higiene bucal e os sintomas são o inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e a utilização de fio dental", afirma Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto. O uso de antidepressivos, antiepilépticos e algumas doenças como diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia ou hipovitaminoses também podem levar à gengivite.
De acordo com a dentista, o diagnóstico do problema e é clínico. "O dentista avalia a qualidade da higienização dos dentes, pelo acúmulo de placa e depósito de tártaro e, em seguida, verifica a situação das gengivas", esclarece.
Rosane, da Caixa Seguradora Odonto, ainda alerta que se a enfermidade não for tratada da forma correta, ela pode evoluir para uma periodontite. "Neste caso, a inflamação passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes. Em estágios avançados, pode levar à perda dentária." Porém, se descoberta ainda na fase inicial, a doença pode regredir com uma boa técnica de escovação, que deve ser feita com movimentos circulares e sem a aplicação de força, e o uso diário do fio dental. "A escova deve ter cerdas macias e um tamanho ideal para alcançar os dentes dos fundos, em áreas de difícil acesso. Além de acertar na compra, é preciso trocar a escova a cada três meses. O fio dental também é fundamental, pois ele penetra em espaços pequenos onde a escova não consegue entrar para remover a placa", orienta.
Por fim, segundo a dentista, no caso de avanço da gengivite, o tratamento para a remoção da placa bacteriana consiste na raspagem, que é feita acima e abaixo do contorno da gengiva com um instrumento específico. "Para evitar esse tipo de procedimento, é imprescindível que o indivíduo procure o dentista assim que notar algum sintoma característico do problema", conclui.
Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO
A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal. (Saúde247).



Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...