terça-feira, 19 de setembro de 2017

FURACÃO MARIA É ELEVADO À CATEGORIA 5 E AMEAÇA ILHAS DO CARIBE


O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h. O furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h.
Alertas de furacão foram emitidos para as ilhas de Porto Rico, Culebra e Vieques. Na ilha de Guadalupe, que está em estado de alerta máximo, o prefeito ordenou a evacuação das casas em áreas de risco.
"O centro de Maria irá atravessar as ilhas Leeward na noite de segunda-feira (18), o extremo nordeste do mar do Caribe na terça-feira (19), e chegar a Porto Rico e às Ilhas Virgens na quarta-feira (20)", explicou o NHC.
Em Porto Rico, o governador Ricardo Rossello afirmou que as autoridades prepararam cerca de 450 abrigos com capacidade para quase 68 mil pessoas. Além disso, as escolas cancelaram todas as aulas de hoje e os funcionários públicos foram orientados a trabalharem apenas meio peíodo como medida de precaução.
Alertas do furacão também já foram emitidos nas ilhas de Guadalupe, Dominica, St.Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica. Já Barbuda, Saba, St.Eustatius e St. Lucia receberam ordens para se prepararem para uma tempestade tropical, ou seja, com ventos mais fracos durante a sua passagem.
O furacão Maria atingirá as Ilhas do Caribe após o Irma devastar a região em menos de duas semanas. Cerca de 40 pessoas morreram antes do fenômeno seguir para a Flórida, onde pelo menos 20 perderam a vida.
Um segundo furacão, José, também está ativo no Atlântico e desencadeou alertas de tempestades tropicais para o nordeste dos Estados Unidos. O olho de José, com altos ventos sustentados de 150 Km/h deve permanecer fora da costa Leste dos EUA. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...