quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Câmara de Olinda faz vistorias em postos de saúde

Queixas vão da falta de limpeza à segurança e estrutura precária
Exames com resultado positivo ainda não haviam sido entregues
Exames com resultado positivo ainda não haviam sido entreguesFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco



Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Blitz em postos de saúde
Blitz em postos de saúdeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco


Postos de saúde em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, passaram por vistorias na manhã desta quarta-feira (13) durante uma blitz realizada pela Câmara Municipal. 

A fiscalização é realizada por vereadores e enfermeiros, que também identificaram problemas na estrutura e na limpeza das unidades. Na USF Beira Mangue I e II, havia muita sujeira. A limpeza, segundo os funcionários, só acontece duas vezes por semana. No local, faltam materiais básicos para atendimento odontológico e também não possui profissional de odontologia. A coleta de sangue no local é realizada por técnicos em enfermagem. 

"Por coincidência, depois que a gente chegou, chegou um carro da prefeitura para reabastecer a parte da vacina (que estava faltando). O que a gente espera é que a população seja atendida e que a prefeitura tome providências", comentou o vereador Jesuíno Araújo.

Na Policlínica da IV etapa de Rio Doce, a maior reclamação é a falta de funcionários. Segundo os pacientes, só há uma despachante, que atua no período da manhã, para atender a população da área; e das comunidades vizinhas que reclamam da falta de materiais nos postos, como Paulista. Há também uma enorme área subutilizada na unidade. Quase metade da estrutura está fechada e abandonada, acumulando poeira e água, que atrai mosquitos da dengue. 

Outra reclamação é a falta de segurança na policlínica. Segundo os funcionários do local, moradores de uma comunidade próxima à policlínica tentam invadir a área abandonada e retiram as telhas do local. Na unidade de saúde, também foram encontrados remédios vencidos.

A dona de casa Nelma da Silva, que é paciente da Policlínica da IV Etapa de Rio Doce, se queixa da demora na entrega dos exames. "O resultado dos exames demora muito para sair. Tem muita coisa para mudar aqui. A gente espera qualidade no atendimento e não temos", comentou a dona de casa. 

A mulher também informou que já precisou comprar medicamentos para um parente dele poder ser atendido na unidade de saúde. "Faltou algodão. Meu tio fez cirurgia, precisou tirar os pontos e não tinha soro e nem algodão. Tive que sair para comprar", completou a dona de casa.

Exames de HIV e Próstata
Após a fiscalização, no fim da manhã da quarta (13), vereadores afirmaram ter encontrado uma caixa com exames realizados em 2016 e que ainda não haviam sido entregues aos pacientes, na Unidade de Saúde da Família (USF) Beira Mangue I e II, no bairro de Rio Doce. Alguns dos documentos apresentavam resultados positivos para câncer de próstata e HIV. No começo da noite, vereadores de Olinda procuraram a reportagem para retirar a denúncia de que havia resultados positivos para HIV, afirmando que existiam apenas para câncer de próstata.

Em nota enviada às 18h40 desta quarta ao portal FolhaPE, a Secretaria de Saúde de Olinda afirma que os exames encontrados na caixa não eram de resultados positivos para câncer de próstata e de HIV. São exames realizados em 2016 por pacientes que não foram buscar o diagnóstico até o momento. 

Ainda na nota, a Secretaria de Saúde informou que em casos de exames de HIV com resultado positivo, um agente comunitário de saúde vai até a residência do paciente e o convida a comparecer ao posto para receber as orientações devidas.

Sobre a questão da limpeza nesses locais, está em curso a contratação de profissionais de serviços gerais que irão atuar nas duas unidades. Segundo a pasta, a Policlínica da IV Etapa de Rio Doce estava com o processo administrativo atrasado e que foi destravado pela atual gestão, que já revisou e requalificou o telhado no local.

A secretaria disse que um projeto arquitetônico foi enviado para aprovação da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 700 mil, que irá melhorar a estrutura física do prédio. Outro convênio em parceria com o Ministério da Saúde também está em curso para a aquisição de novos equipamentos.

No que diz respeito à segurança no prédio, a Secretaria disse que vigilantes atuam 24 horas por dia no local.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...