quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Cabrobó comemora aniversário com desfile, inaugurações e água para o sequeiro



Representantes de 2 mil famílias de agricultores de Cabrobó – PE, comemoraram os 89 anos de emancipação política do município, nessa segunda-feira (11), com um presente por demais esperado:  as águas da Transposição do Rio São Francisco para perenização do Riacho Grande, o principal manancial da região de sequeiro.


As comemorações tiveram início pela manhã com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho (PMDB), o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB) e o prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (PMDB) acionando o mecanismo para abertura das comportas da Barragem de Tucutu. As águas seguiram pelo canal de 45 de quilômetros até o reservatório no povoado de Baixio dos Grandes de onde serão disponibilizadas para irrigação de 10.200 hectares.
Segundo Hélder Barbalho, o ministério está avançando com as obras do Eixo Norte, que vão levar água para mais de 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Estamos também destinando recursos e realizando ações conjuntas com os estados e municípios para atender as famílias que vivem ao longo da obra, fazendo as ligações necessárias para o atendimento daqueles que estando a beira da transposição ainda sofrem com a seca”.
Para o agricultor Gumercino Perreira, a abertura das comportas da Barragem de Tucutu promete mudar a face da agricultura na região, ampliando a produção de alimentos e a geração de empregos. “Com essa água chegando no Riacho Grande Cabrobó vai reviver o tempo de fartura com muita gente gostando de viver no campo”.
Durante as festividades a população comemorou também a inauguração de iluminação pública em alguns bairros, pavimentação de ruas e entrega do CRAS e o Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do bairro Temperatura, além dos canteiros na entrada da cidade (BR 428). O desfile, com o tema “Preservando os Biomas Brasileiros em Defesa da Vida” empolgou e emocionou o público que tomou as principais avenidas da cidade das 17h às 22h.

Liderança
No palanque principal, um detalhe chamou a atenção de todos: o grande número de autoridades que vieram de várias partes do país para parabenizar Cabrobó e o prefeito Marcílio Cavalcanti.
Se pela manhã o município contou com a presença de um ministro de estado, presidente do Senado, os deputados federais Guilherme Coelho (PSDB), Adalberto Cavalcanti (PTB) e os prefeitos do Consórcio do Sertão do São Francisco, durante o desfile, à tarde, estavam lá o deputado federal e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba (PMDB), os deputados estaduais, Rodrigo Novaes (PSD) e Lucas Ramos (PSB) e os prefeitos de Orocó, George Gueber (PT), Lagoa Grande, Vilmar Capelaro (PMDB) e Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes (PTB).
“Assistimos hoje em Cabrobó a consolidação de uma liderança regional, o prefeito Marcílio Cavalcanti. Com sua simplicidade, correção administrativa e forma sincera de agir ele desponta no cenário estadual como um nome de inúmeras possibilidades”, destacou Kaio Maniçoba.
O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, também ressaltou as qualidades de união e trabalho coletivo que marcam o comportamento de Marcílio. “Antes mesmo de ser prefeito de Cabrobó, ele sempre foi um parceiro de todo o Sertão do São Francisco. Seja à frente do Sest/Senat ou dos destinos desta cidade irmã, ele sabe caminhar junto e dividir as conquistas com todos”, concluiu Humberto Mendes. As festividades dos 89 anos de Cabrobó prosseguiram até a madrugada dessa terça-feira(12), com os shows dos cantores Dorgival Dantas e Pedrinho Pegação, que levaram uma verdadeira multidão à Concha Acústica da cidade. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...