terça-feira, 19 de setembro de 2017

A caminho do Caribe, furacão Maria sobe para a categoria 4

Com ventos máximos sustentados de 215 km/h, Maria se intensificou rapidamente e se encontra cerca de 55 km ao leste da ilha de Martinica
Furacão Maria chega a categoria 4 e é considerado extremamente perigoso
Furacão Maria chega a categoria 4 e é considerado extremamente perigosoFoto: Fotos Públicas

Maria ganhou força na tarde desta segunda-feira e se transformou em um furacão de categoria 4 "extremamente perigoso", à medida que avançava sobre as ilhas do Caribe recentemente afetadas por Irma, outro furacão, informaram meteorologistas americanos.
Com ventos firmes de 215 km/h, Maria se intensificou rapidamente e se encontra 70 km a leste de Dominica e 55 km a nordeste da Martinica, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) em seu boletim das 21H00 GMT (18H00 em Brasília).
"É esperado que o olho e o intenso núcleo (da tempestade) passem perto de Dominica nas próximas horas", alertou o NHC, com sede em Miami.
Maria atingirá "o extremo nordeste do Mar do Caribe na terça-feira e se aproximará de Porto Rico e das Ilhas Virgens na terça-feira à noite e na quarta-feira", acrescentou.
O NHC emitiu advertências de furacão para as ilhas de Dominica, São Cristóvão e Névis, Montserrat, Martinica, Porto Rico (particularmente para suas ilhas Vieques e Culebra) e as Ilhas Virgens americanas e britânicas.
Também emitiu avisos de furacão para Saba, Santo Eustáquio, São Bartolomeu (Saint Barth), São Martinho (Saint Martin) e Anguila.
Uma "advertência" indica que o furacão é iminente nas próximas 36 horas, enquanto uma "vigilância" revela que chegará em 48 horas.
A agência indicou que Maria pode produzir "marés perigosas", com elevação de entre 1,8 e 2,7 metros, e "ondas grandes e destrutivas".
As autoridades francesas de Guadalupe ordenaram a evacuação imediata das zonas de risco na ilha.
Esta região é particularmente vulnerável porque acaba de ser afetada pela fúria do furacão Irma, que deixou 40 mortos no Caribe antes de atingir a Flórida, onde morreram 20 pessoas.so'
Furacão José
Um segundo furacão, José, também está ativo no Atlântico e desencadeou alertas de tempestades tropicais para o nordeste dos Estados Unidos (folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...