quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Superlotação no Pelópidas Silveira é denunciada

Unidade referência no trato neurológico começou a semana com 83 pacientes. Cremepe buscou MPPE para intermediar os problemas
Doentes estavam acomodados até nos corredores, outros dividiam leitos na UTI
Doentes estavam acomodados até nos corredores, outros dividiam leitos na UTIFoto: Cortesia/cremepe

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), referência em neurologia para a Região Metropolitana do Recife, começou a semana com uma lotação 200% maior que sua capacidade. A denúncia é do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) que inspecionou a unidade e levou ontem o caso para o Ministério Público do Estado (MPPE). Até esta quinta-feira, o Cremepe enviará a promotoria o relatório completo da vistoria na unidade para que o MPPE possa intermediar medidas urgentes que garantam a segurança no trato com os pacientes.

Durante a fiscalização do conselho havia 83 pacientes no hospital, com pelo menos 60 internados nos corredores. Grande parte era idosa. Os pacientes mais graves precisavam dividir leitos na sala vermelha. 

Leia também:
UTI neonatal do Hospital das Clínicas é investigada
Inquérito apura estrutura hospitalar
Hospital Pelópidas Silveira oferece vagas de estágio em diversas áreas


“Com a sobrecarga de pacientes não se consegue dar uma assistência adequada. Ontem (anteontem), os médicos fiscais ajudaram até numa parada cardíaca porque diante da demanda não tinha respirador para colocar o paciente. A situação estava dramática”, relatou o presidente do Cremepe, André Dubeux.

Para se ter uma ideia, a capacidade da sala vermelha do hospital era para dez pacientes, mas estavam internados 20, e desses 11 estavam entubados. Como a capacidade nesta área já havia extrapolado ao dobro o limite, mais quadro pacientes entubados estavam na sala amarela.

Para Dubeux, além da conjuntura de aumento dos quadros neurológicos na população, é a desarticulação de leitos de retaguarda que tem provocado o caos no Pelópidas e em outras unidades de referência para a neurologia como o Hospital da Restauração, no Recife, e Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste. “Todos estes estão muito sobrecarregados, mas principalmente, porque não têm leitos suficientes de retaguarda. 

Os hospitais especializados fazem o atendimento aos pacientes que tiveram um AVC, por exemplo, mas muitos deles ainda precisam de dez a 15 dias para controle da hipertensão ou diabetes. Este segundo atendimento deveria ser feito no leito de retaguarda de hospitais de suporte clínico”, explicou.

Segundo o conselho, 11,6 mil pessoas precisaram de internações no SUS pernambucano por conta de acidente vascular cerebral (AVC) em 2016. Desde 2013, a marca tem ficado acima dos dez mil anuais. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reconheceu a grande procura nas emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR), mas informou que todas estão cumprindo seu papel de prestar assistência aos pacientes, com prioridade para os casos mais graves. 

A pasta esclareceu, ainda, que o atendimento nos casos de urgência e emergência em neurologia e neurocirurgia é realizado em hospitais especializados, de alta complexidade, tanto na Região Metropolitana do Recife (Hospital da Restauração e Hospital Pelópidas Silveira) como no Interior do Estado (Hospital Mes­­­­tre Vitalino, em Caruaru, e Hospital Universitário, em Petrolina), totalizando mais de 300 leitos.

Além disso, a SES garantiu que a rede dispõe de mais de 130 leitos de retaguarda para pacientes que saíram da fase aguda do AVC e necessitam dar continuidade à assistência. 

Esses leitos estão nas unidades Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital Tricentenário e Hospital Evangélico. O governo do Estado ainda destacou que políticas de prevenção e promoção à saúde em pacientes com hipertensão e diabetes também devem ter apoio nos municípios evitando assim casos de doenças cardiovasculares.(Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...