sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Protestos: Gonzaga Patriota cobra do Governo de Pernambuco audiência com cegonheiros


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) voltou a abordar na tribuna da Câmara, nessa quarta-feira (09), a problemática dos caminhões cegonha (que fazem o transporte de outros carros) de Pernambuco. Segundo o parlamentar, a categoria está sendo prejudicada após a Fiat/Jeep contratar o Sintrago, supostamente de Minas Gerais, para atuar no escoamento dos veículos dos produzidos no estado.
O Sindicato dos Transportadores Autônomos e Microempresas de Veículos Congêneres e Cegonheiros de Pernambuco (Sintraveic) alega que a Fiat/Jeep recebeu R$ 7 bilhões dos cofres públicos, através do FNE e do BNDES, para sua instalação; bem como quase 100% de incentivos fiscais. Na ocasião, a empresa aderiu ao Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo (Prodeauto), assinando um protocolo de intenções e incentivos que determinava, como contrapartida, a contratação exclusiva de empresas e profissionais de Pernambuco.
De acordo com o Sintraveic, o Sintrago é uma entidade fantasma onde todos os agregados têm domicílio em Minas Gerais. “A entidade sequer teve uma assembléia funcional, conforme comprova ata lavrada pelo cartório de Goiana (PE)”, disse o presidente do sindicato pernambucano, Milton de Freitas.
“O Estado deu tudo o que pode dar de incentivos fiscais e, lamentavelmente, contrataram uma empresa mineira. Não vamos permitir isso, caso contrário retiraremos os benefícios concedidos dados à fábrica. Faço apelo ao governador que ouça os sindicalistas de Pernambuco! Temos um sindicato pernambucano e ele deve ser contratado. Minas Gerais já tem Betim. Que os cegonheiros mineiros fiquem pra lá, e que os nossos atuem aqui”, destacou Gonzaga Patriota.
Em protesto que se estende desde o dia 31 de julho, os trabalhadores responsáveis pelos caminhões-cegonha fizeram mais um ato na frente do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, na manhã desta terça-feira (8). Integrantes do Sintraveic mais uma vez estacionaram as carretas no centro da cidade. De acordo com Milton de Freitas, o ato só vai acabar quando o Governo do Estado receber os representantes e ouvir as reivindicações.
Em nota enviada à imprensa, a SADA Transportes – responsável pela operação logística da multinacional Fiat Chrysler Automobile (FCA), em Goiana – alega que a Sintrago possui registro sindical e base territorial no Município de Goiana, onde está instalada a fábrica JEEP-FIAT.
…Esclarece que seu transporte está escoando normalmente e nenhum dos caminhões/cegonhas participantes do protesto trabalham para a SADA. Além do mais, a SADA tem como norma ética e jurídica cumprir todos os contratos e acertos, desconhecendo as alegações de descumprimento de algum ajuste e, nesse mister, desafia se demonstrar termo contratual firmado pela SADA onde houve inadimplência. Relevante informa que o sindicato representativo da categoria dos cegonheiros transportadores da SADA é o SINTRAGO-PE, com registro sindical e base territorial no Município de Goiana, onde está instalada a fábrica JEEP-FIAT. Como operadora logística contratada pela FCA para fazer toda a distribuição dos veículos produzidos no polo automotivo, a SADA TRANSPORTES informa que, desde sua instalação em Goiana-PE, vem realizando diversos investimentos em infraestrutura (pátios, equipamentos de transporte, tecnologia da informação, dentre outros), contratação e treinamento de funcionários, além de utilizar 100% de mão-de-obra local e empresas pernambucanas para escoamento da produção de veículos que têm como destino as regiões Norte e Nordeste do país, além da exportação por meio do Porto de Suape-PE, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento regional”, destacou.
Impacto financeiro
Ainda conforme Milton de Freitas, mensalmente, Pernambuco deixa de arrecadar R$ 11.724.960,00 somente em impostos e insumos que poderiam ser adquiridos no mercado interno. Por ano, são R$ 140 milhões de reais que deixam de circular pelo Estado. “Neste valor não estão computados dados como pró-labore e salários, o que poderia ser revertido em favor da sociedade pernambucana”, complementou o sindicalista.
Proteção
Nos Estados do Espírito Santo, Goiás, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande de Sul, os governos locais se posicionaram a favor das empresas e dos transportadores autônomos de veículos sediados nos respectivos estados federados, defendendo-os de todas as formas do famigerado cartel das empresas de transporte de veículos sediadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Isso foi feito com edição de leis estaduais que determinaram em ação afirmativa o percentual mínimo de contratação de empresas transportadoras domiciliadas nos respectivos estados federados pelas montadoras, ou até mesmo judicialização da matéria, em alguns casos, a exemplo do Estado do Rio Grande de Sul.
“Infelizmente o governo do Estado de Pernambuco ainda não se posicionou neste particular. Assim, urge a adoção de medidas governamentais para garantir aos transportadores autônomos e microempresas sediadas no Estado de Pernambuco terem acesso ao transporte dos veículos fabricados pela FIAT/JEEP na planta de Goiana-PE e transporte dos veículos novos aportados no Porto de Suape”, destacou Patriota.(C.Geral).

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