terça-feira, 22 de agosto de 2017

PROFESSORA AGREDIDA POR ALUNO DENUNCIA MENSAGENS DE ÓDIO


Os ferimentos causados no rosto da professora Marcia Friggi, de 51 anos, professora de língua portuguesa e literatura de Indaial, em Santa Catarina, ganharam as redes sociais. Mas não foram as únicas agressões sofridas pela docente. 
Muitas pessoas escreveram a ela dizendo que ela merecia as agressões por ser feminista e esquerdista. "Já atingiram o meu olho, mas não vão me calar. Nas redes sociais tenho todo o direito de me expressar", afirmou Márcia, que tem dois empregos para sustentar a família. 
"Exerço uma das profissões mais dignas do mundo, com um salário miserável", disse a professora, com voz embargada, em entrevista à BBC Brasil. Para Márcia, os professores foram abandonados por sucessivos governos e reféns de famílias incapazes de educar seus filhos. De acordo com ela, "esta é a geração de cristal: de quem não se pode cobrar nada, que não tem noção de nada", lamenta.
Conforme relatou em uma postagem no Facebook, já compartilhada mais de 321 mil vezes, Márcia pediu que o aluno colocasse um livro que estava entre as pernas sobre a mesa. Após xingar a professora, o jovem de 15 anos jogou o livro em direção a ela. Ao encaminhar o jovem para a diretoria da escola, ela levou socos.
Pesquisa realizada em 34 países no ano de 2014 revelou que 12,5% dos educadores brasileiros sofreram agressões verbais ou intimidações de alunos ao menos uma vez por semana. A média entre todos os países foi de 3,4%. A polícia de Indaial registrou ocorrência na manhã desta segunda-feira (21). O adolescente deverá depor ainda nesta semana por lesão corporal. 
Em 2016, o mesmo jovem já havia sido denunciado por lesão corporal contra a própria mãe e, em 2017, por ameaça contra um Conselheiro Tutelar, que acompanha o desenvolvimento do rapaz. Na ocasião, o jovem havia afirmado que daria um soco no rosto do profissional, tal como acabou fazendo com Friggi.
Junto com manifestações de solidariedade, a professora foi alvo de mensagens de ódio de pessoas que a culparam pelo incidente. Os internautas acusaram-na de ter feito comentários elogiosos à uma ovada recebida peloo deputado federal Jair Bolsonaro.
Nos comentários, ela leu que "apanhou pouco" e que "se a senhora e vários outros professores se preocupassem em ensinar ao invés de imbecilizar os alunos, cenas como essa não existiriam nas escolas. Você é culpada por incentivar o desrespeito, a falta de educação, o vitimismo e o coitadismo".
Além da violência, os professores brasileiros são mal-remunerados. Levantamento da OCDE, de 2016, mostrou que os docentes dos ensinos fundamental e médio do país recebem menos da metade do que a média dos profissionais da educação dos 35 países membros da organização.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...