quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Paulo tem primeira conversa com FBC e dá "start" em 2018

A Fernando, governador afirma que será candidato à reeleição. Senador relata incômodo com comando nacional do PSB
Renata Bezerra de Melo


O encontro deu-se, na terça-feira (29), entre 18h30 e 19h30 em Brasília. Desde que o senador Fernando Bezerra Coelho começou a sinalizar a abertura de canais com setores da oposição, Paulo Câmara e ele não haviam conversado mais, a não ser por encontros episódicos e cumprimentos protocolares. Esse hiato vinha sendo, inclusive, motivo de queixa do grupo de FBC nas coxias. 

Ontem, os dois não só foram à mesa, como trataram de forma clara da questão que se impõe entre eles: a disputa pelo Governo do Estado em 2018. A Fernando, Paulo foi intenso quando afirmou que será candidato à reeleição, que enxerga todas as condições de continuar levando adiante o projeto do PSB, iniciado por Eduardo Campos. 

Em outras palavras, para o governador, que vinha insistindo no mantra do "2018 só em 2018", o gesto de jogar às claras com o senador, que tem o nome cotado para encabeçar uma chapa majoritária, equivaleu a acender o sinal verde para o processo eleitoral do ano que vem. Tratar do assunto tornou-se inevitável e, aberta a porta, o governador terá que dar os passos seguintes para a consolidação do projeto. 

Leia também:
Juventude do PSB de PE elege nova direção
Equívocos cometidos pelo PSB fortaleceram a Oposição
Entrevista exclusiva: Lula não descarta aliança com o PSB
Paulo vai até Jarbas e segue sem encontro com os Coelho
Coelhos dizem não ter clima para participar de Convenção do PSB

No meio do caminho, existe uma intenção latente nos bastidores do PMDB nacional de entregar o comando do partido em Pernambuco a Fernando Bezerra, o que poderia viabilizar um projeto majoritário do senador. De quebra, inviabilizaria a chapa majoritária do governador, que tem Jarbas Vasconcelos como potencial candidato ao Senado. 

O risco vai além. Paulo apostou alto no PMDB - partido com maior tempo de TV da Frente Popular - o que gerou ciumeira, inclusive, em aliados tradicionais. No último domingo, Fernando levou falta no Congresso do PSB-PE, o que ampliou a labareda na relação. Na segunda-feira, subiu no palanque, em Caruaru, ao lado de lideranças que trabalham para formar uma frente de oposição e fez ele mesmo uma convocação dessas forças para a eleição do ano que vem. 

À mesa com Paulo, FBC, por sua vez, relatou o desconforto com o PSB nacional. E ele não fala só por si, mas por mais de 10 deputados socialistas que respondem a processo no Conselho de Ética por terem votado alinhados com o governo Temer. O governador, então, sublinhou que tem trabalhado intensamente para manter a unidade das forças na Frente Popular e, naturalmente, no PSB. Destacou seu esforço, que passou por ir até o senador, pessoalmente, na Capital Federal, dia em que não tinha agenda pública. A conversa foi tranquila e a primeira na qual cuidaram exatamente do ponto, sem arrodeios ou agenda administrativa no meio para camuflar o problema. 

Enquanto isso, Jarbas foi a Maia
O convite inicial era para um almoço, mas Jarbas Vasconcelos tinha voo no horário sugerido por Rodrigo Maia. O encontro dos dois acabou ficando para o jantar. Pouco depois das 18h, ontem, o peemedebista adentrou no gabinete de Maia. 

Em compensação > Rodrigo Maia, como a coluna registrou na semana passada, foi convidado para o jantar, oferecido por Jarbas, na última quarta-feira, dia do seu aniversário. Mas terminou não comparecendo em função de votação que se estendeu pela madrugada. Maia, então, convidou o pernambucano para a noite de ontem, dia em que assumiu a Presidência da República, dada a viagem de Michel Temer. 

Meio de campo > Rodrigo tem se posicionado como fator relevante na equação que envolve Fernando Bezerra. É por meio dele que vem se dando as articulações para eventual travessia de socialistas para o DEM, como a coluna antecipou ainda em junho, quando Maia recebera para almoço 16 deputados do PSB.(Folhpe).



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...