quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Itacuruba: Comunidade indígena ganha trator para incrementar produção agrícola


A aldeia indígena de Serrote dos Campos, no município de Itacuruba (PE), Sertão de Itaparica, terá a sua produção agrícola fortalecida. Os moradores da localidade, que vivem basicamente da produção de mandioca, foram beneficiados pela 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Petrolina, com um trator agrícola. O equipamento vai contribuir para a melhoria da agricultura familiar praticada no local.
Segundo o líder indígena da aldeia, Jorge Pankará, a comunidade não tinha trator. Para fazer os trabalhos agrícolas, era necessário recorrer aos municípios vizinhos como Floresta e Belém do São Francisco, também em Pernambuco. “Quando a gente aluga um trator, temos que pagar por hora. Normalmente é cerca de R$ 150 a hora. Só conseguimos alugar quando juntamos alguns produtores para dividir o custo”, afirma Pankará.
Sem a necessidade de pagar para usar a máquina, a esperança agora é que a produção aumente e melhore a situação de toda a comunidade. O próximo objetivo é a implantação de um sistema de irrigação na comunidade. Isso poderá se concretizar graças à contribuição conjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Comitê de Bacias e 3ª SR da Codevasf.
O projeto está sendo desenvolvido pela Univasf; já o Comitê de Bacias assegurou recurso para construção de uma adutora, cuja obra está em fase de licitação. Segundo Jorge, se a adutora for construída e o sistema de irrigação for implantado, a comunidade alcançará um novo patamar. Além disso, o plano é construir uma casa de farinha no local.
Facilidade
O superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, acredita que o projeto da Univasf poderá facilitar a implantação do sistema na aldeia indígena pela Companhia. “Nós já acertamos com a aldeia que assim que a Univasf finalizar o projeto ele nos seja entregue para ser estudado. Assim, vamos pensar em uma maneira de viabilizá-lo. Isso seria de uma importância muito grande para eles e nós queremos contribuir para a melhoria de vida daquelas pessoas”, disse Cordeiro. (Fonte/foto: Ascom Codevasf),(C.Britto).


Blog do BILL NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário