quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Em combate à poluição sonora, Prefeitura notifica mais de 30 lojas no centro de Petrolina



‘Operação Som Legal’ também multou 5 estabelecimentos e apreendeu equipamentos de som.
A partir de agora o centro comercial de Petrolina está mais tranquilo para quem circula pelo local. É que pela primeira vez este ano, a Prefeitura Municipal realizou uma grande ação de combate à poluição sonora. Resultado da parceria entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), a ‘Operação Som Legal’ notificou 36 lojas que utilizavam equipamentos sonoros para fazer propaganda sem a devida regularização ambiental.
A cada notificação era solicitada a imediata providência para cessar a poluição sonora, além da regularização ambiental, junto à AMMA. Por descumprirem as notificações, cinco estabelecimentos foram multados em R$ 2.500,00 e tiveram aparelhos de som apreendidos. Para reaver os equipamentos, a loja terá de pagar a multa primeiro, de acordo com a legislação vigente (Decreto Federal n° 6.514/2008; Lei Estadual n° 12.789/2008 e Decreto Estadual n° 28.558/2008; Lei Municipal n° 2.556/2010) A fiscalização foi realizada entre a segunda quinzena de julho e a primeira semana de agosto.
O diretor de Fiscalização e Educação Ambiental da AMMA, Wagner Linhares, lembra que além de crime ambiental, a poluição sonora resulta num grande incômodo para as pessoas. “Infelizmente alguns estabelecimentos comerciais fazem uma busca desenfreada por clientes na base de quem “grita” mais alto. Isso resulta numa situação que se assemelha a uma briga de vizinhos, quando um desrespeita as normas e leis vigentes, por isso precisamos combater os excessos, que são inadmissíveis,” destaca Linhares.
REGULARIZAÇÃO
Para que o estabelecimento comercial possa realizar propaganda sonora dentro do que diz a legislação ambiental, basta buscar a regularização junto à AMMA, que vai emitir o Alvará Sonoro. Para isso, se faz necessário o Licenciamento Ambiental do empreendimento, processo que deve ser aberto presencialmente na sede da Agência que fica na Rua Crispim Amorim Coelho, 303, no centro de Petrolina. O horário de atendimento ao público vai das 8h às 15h. (Ascom), (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...