terça-feira, 18 de julho de 2017

TIJOLAÇO: ACORDO DA PGR PARA GRAVAR TEMER NOS EUA É UM CRIME CONTRA O BRASIL


Por Fernando Brito, do Tijolaço -Michel Temer pode ser o que for, mas este  é um problema nosso, dos brasileiros.
A notícia, hoje, no Valor (Grupo Globo, é sempre bom lembrar) de que a Procuradoria Geral da República se associou ao Departamento de Justiça do governo americano para gravar o – ainda que ilegítimo – Presidente do Brasil em sua viagem a Nova York, que acabou não se realizando, é a mais desavergonhada sabujice de membros do Estado brasileiro a um governo estrangeiro.
Diz o jornal:
Autoridades de investigação americanas e brasileiras teriam planejado uma ação controlada sobre o presidente Michel Temer nos Estados Unidos, de acordo com fontes oficiais. A operação para obter um flagrante contra Temer ocorreria em conversa com o dono da JBS, Joesley Batista, provavelmente na cobertura que ele tem na esquina da Quinta Avenida com a rua 51, em Nova York. Pelas tratativas, o presidente seria gravado. As negociações entre as autoridades dos dois países estavam consideravelmente avançadas, segundo apurou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor. A ação só não foi levada a cabo porque Temer não confirmou viagem que faria aos Estados Unidos, em maio.
O Procurador Rodrigo Janot está na obrigação de apresentar explicações públicas sobre isso e, se não foi o ordenante desta monstruosidade, deve abrir imediata investigação para saber que fez estas negociações espúrias.
Espúrias e ilegais, porque pela lei, só o poder Executivo pode ter relacionamento com Estados estrangeiros, devendo ser o promotor das iniciativas de cooperação entre instituições brasileiras e de outras nações.
Ou será que isso já não vem ao caso, nesta baderna institucional em que vivemos?
Vejam que o próprio jornal antecipa a encrenca que poderia ter sido gerada, “caso a ação controlada nos Estados Unidos tivesse ocorrido”
O presidente poderia ser processado pelas autoridades do país, fato que dificultaria muito as relações com o Brasil.
Dificultaria? Se um Presidente da República ser processado aqui já é um caos, imaginem ser processado lá? Ir depor lá? Ser, eventualmente, preso lá por algum Judge Moro?
O Ministério Público, a confirmar-se esta notícia, ultrapassou todos os limites de sua arrogância imperial. Não apenas julga-se um poder da Nação, o que não é, como passou a considerar-se o próprio Imperador do Brasil.
Ainda bem que isso não se consumou – apenas por um acaso – mas, em casos assim, contenção é gesto e gestos como este são inadmissíveis em um país que minimamente se preze. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...