terça-feira, 25 de julho de 2017

Professores ocupam prefeitura pedindo cumprimento do piso salarial

Educadores também manifestam por melhores condições de trabalho nas escolas. Eles protestam no andar onde fica o gabinete do prefeito

Ocupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do Recife
Ocupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do RecifeFoto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Professores da rede municipal de ensino ocupam desde o início da tarde desta segunda-feira (24) o 9º andar da sede da prefeitura do Recife, na área central da cidade. É neste andar que fica o gabinete do prefeito Geraldo Julio. De acordo a diretora do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere), Cláudia Ribeiro, a ocupação foi decidida na última assembleia da categoria. Os trabalhadores pedem cumprimento do piso salarial e melhores condições de trabalho nas escolas. 

Após o fim do expediente na prefeitura, os professores se recusaram a desocupar o prédio e ficaram no nono andar. De acordo com a Secretaria de Educação, a porta que dá acesso às salas dos funcionários e ao gabinete foi trancada (veja o vídeo), mas eles têm acesso aos dois elevadores e à escada, podendo deixar o local. 

Além de estarem no escuro, os professores reclamam que estão sem acesso à água, comida e banheiro e pedem uma negociação direta com o prefeito. “Eles querem que a gente saia daqui sem ao menos uma negociação. Estamos nessas condições desumanas, mas vamos resistir”, afirmou a presidente do Simpere, Simone Fontana.

Cláudia Ribeiro explicou o motivo da ocupação. "Além de não recebermos o aumento referente ao piso, que já foi determinado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano, a infraestrutura das escolas é precária, basta ver esse último escândalo do fornecimento de comida estragada às escolas”, disse.

Até as 23h40 os manifestantes continuavam no edifício. Segundo a direção do Simpere, há cerca de 30 pessoas e não há previsão de desocupação. A categoria já está convocando pelas redes sociais uma mobilização no local para esta terça-feira (25), a partir das 8h.

Em nota, as secretarias de Governo e Participação Social e de Educação informaram que mantiveram diálogo, durante a tarde desta segunda, com os componentes do Simpere e que as negociações da campanha salarial de 2017 estão em andamento normal. Segundo a gestão, uma reunião da mesa geral de negociação salarial foi realizada na última quinta (20) e outra está marcada para a próxima quinta-feira (27).

A Prefeitura do Recife disse que medidas vêm sendo adotadas, desde 2013, no sentido de valorizar o corpo docente do município, como a implementação da aula atividade, distribuição de mais cinco mil modems, formação continuada de mais de cinco mil profissionais a cada mês, implementação de lei que possibilita a ampliação de carga horária de Técnicos Pedagógicos, contratação de 1.366 professores concursados e investimentos em cursos pós-graduações para professores da rede. 

A Prefeitura também informou que pagou os percentuais de aumento para os professores da rede municipal de ensino, respeitando a Lei do Piso, valor estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

Ocupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do RecifeOcupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do RecifeFoto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco
Ocupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do Recife
Ocupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do RecifeFoto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco
Ocupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do RecifeOcupação dos professores da rede municipal no gabinete do prefeito do RecifeFoto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Porta que dá acesso ao gabinete do prefeito e demais salas funcionais é fechada
Porta que dá acesso ao gabinete do prefeito e demais salas funcionais é fechadaFoto: Cortesia/Whatsapp
Professores pedem por uma negociação direta com o prefeito Geraldo JulioProfessores pedem por uma negociação direta com o prefeito Geraldo JulioFoto: Cortesia/Whatsapp





Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...