terça-feira, 18 de julho de 2017

EM MACEIÓ, RENAN ATACA TEMER, CRITICA MORO E ELOGIA LULA


Por Vanessa Siqueira e Raíssa Franca/cadaminuto.com.br - O senador Renan Calheiros (PMDB) esteve presente na solenidade de entrega de 15 ambulâncias do Serviço de Transporte Sanitário, na manhã desta terça-feira (18), no bairro do Jaraguá, e fez duras críticas ao governo de Michel Temer e a Reforma Trabalhista. Ele a classificou como uma medida que massacra os trabalhadores.
Durante a solenidade, Renan Calheiros falou com a imprensa e foi questionado sobre a situação atual política do país e da possibilidade de Michel Temer deixar o cargo. O senador afirmou que o país vive seu pior momento político e citou uma matéria do jornal espanhol El País que tratou da supremacia do judiciário na democracia brasileira. “A política está muito exposta e isso não é bom”, avaliou.
Sobre Temer, Renan disse que assumiu uma posição dentro do PMDB que não é isolada, fazendo menção a outros parlamentares que discordam da política do presidente.
“Assumi uma posição no PMDB que não é isolada, há setores que convergem de que o governo assumiu uma agenda única que massacra o trabalhador, principalmente do Norte e Nordeste. Quando ainda estava na presidência do Senado, tinha proposto a Agenda Brasil, que tratava da Reforma Trabalhista pela ótica do equilíbrio entre patrão e empregado. O presidente tem perdido as condições de governar paulatinamente e essa agenda única é uma estreiteza inadmissível. Precisa de uma agenda ampla que diminua os conflitos para que o país retome o leito natural e volte a crescer.”, afirmou.
O senador também criticou o projeto que permite que a terceirização seja aplicada em vários setores e avaliou as recentes medidas adotadas pelo governo como horrorosas. “A terceirização é exagero e fazer isso quando o país tem 15 milhões de desempregados é muito ruim. Isso fará com que as demissões aumentem. A terceirização sem critérios na prática vai obrigar o trabalhador a trabalhar mais, adoecer mais, vai criar mais consequências para o SUS e ao final será muito ruim para o Brasil. Da mesma forma que a [Reforma] Trabalhista, em pleno no século 21. São coisas horrorosas, pavorosas, que não pensávamos mais em conviver”, disse.
Não há provas contra Lula
Renan Calheiros também comentou a decisão do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente Lula a 9 anos e meio de prisão pelo caso do triplex. Para o senador, não há provas contra o ex-presidente e as informações prestadas pelas testemunhas não são robustas.
“Essa condenação é sem provas. As testemunhas disseram que o triplex estava sendo preparado para o presidente Lula. Ora, o fato de estar sendo preparado para o presidente não significa dizer que o triplex era dele e você condenar e ao condenar tentar tirar do processo eleitoral uma pessoa com a representatividade do Lula é muito ruim. Na democracia, o povo é quem julga. Você não pode atravessar um processo judicial para impedir que pessoas participem do processo”, defendeu.
Renan também disse que Lula deixou um grande legado enquanto presidente, destacou a criação do Bolsa Família e criticou os ajustes realizados que podem fazer com que famílias voltem a passar fome.
“Para além de qualquer coisa, o presidente Lula depois de Getúlio Vargas foi o maior presidente que o país já teve e governou num momento de prosperidade. Ele resolveu coisa fundamentais, como a ascensão da massa salarial. Eu como Presidente do Senado e em outros momentos como líder do partido colaborei com muitas coisas. Fui relator do Bolsa Família e o [atual] governo por falta absoluta de planejamento não reajustou o programa e está excluindo pessoas do Bolsa Família. Uma cidade como Cacimbinhas já sofreu a exclusão de 800 beneficiários. Isso é muito ruim. Esse legado não pode ser desfeito, o Brasil corre o risco de voltar para o mapa da fome e isso é muito ruim”, avaliou. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...