sexta-feira, 28 de julho de 2017

‘DENÚNCIA DE DESPERDÍCIO DE DINHEIRO DESNUDA O GOVERNO PAULO CÂMARA’

Foto: Jarbas Araújo

Diante das informações apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre superfaturamento na construção da Arena de Pernambuco, o deputado estadual Álvaro Porto (PSD) disse que o governo de Paulo Câmara (PSB) está "desnudado".
"A denúncia de desperdício de dinheiro público, superfaturamento de serviços e obras inacabadas que deveriam ter sido executados pelo governo do Estado para a Copa de 2014 precisa ser investigada pela Justiça mas também informada ao povo de Pernambuco. Além de ser fundamental punir de responsáveis e esclarecer a multiplicação de gastos em obras que seguem incompletas, a população necessita estar consciente da distância que existe entre discurso e prática dos que vêm governando o Estado há mais de dez anos", diz o deputado.
Para Álvaro Porto, a medida cautelar expedida pelo TCE determinando que o governo do Estado suspenda o pagamento da rescisão do contrato de concessão administrativa da Arena Pernambuco reforça a necessidade de esclarecer gastos do Estado com tudo o que se refere à Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o Tribunal de Contas, a decisão está fundamentada em investigações da Operação Fair Play, da Polícia Federal, que apontam "indícios de conluios" entre as empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht na licitação da Arena.
Auditorias do TCE apontam possível desperdício de recursos e falta de planejamento na construção de um viaduto inacabado que custou cinco vezes mais do que estava previsto no projeto original e um terminal de ônibus subutilizado no município de Camaragibe.
O viaduto que auxiliaria no acesso à Arena Pernambuco deveria custar R$ 5 milhões, mas, segundo o TCE, passou para R$ 45 milhões, dos quais R$ 40 milhões foram liberados, mas apenas duas das quatro pistas previstas estão prontas.
O terminal de ônibus de Cosme e Damião, que deveria facilitar a circulação de passageiros entre a estação Timbi do metrô e a Arena, está ocioso por conta de alterações no traçado original das pistas de acesso. O terminal custou R$ 17 milhões, sendo o mais caro do Estado, mas hoje só recebe duas linhas de ônibus, segundo o TCE. (247).

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