quinta-feira, 22 de junho de 2017

UM DIA SEM ÁGUA: PRESIDENTE DO INSTITUTO DA FRUTA DO VALE DIZ QUE “PRODUTORES AINDA NÃO PERCEBERAM A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO

Ivan Pinto Pres Inst. da fruta do vale. Foto Farnésio Silva


As captações de água na bacia hidrográfica do Rio São Francisco serão suspensas todas as quartas-feiras até 30 de novembro, quando está previsto o fim do período seco. A regra, chamada de Dia do Rio, foi publicada no Diário Oficial da União  de ontem (20), e poderá ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas na Bacia.
A medida proíbe retiradas para todos os usos, exceto para abastecimento humano e dessedentação animal. A suspensão também vale para as aplicações de água para irrigação.
Diante da decisão, o Presidente do Instituto de Frutas Ivan Pinto em entrevista ao BlogQSP por telefone disse que a situação do Rio São Francisco é de emergência e calamidade. Ainda assim, ele disse que a produção de frutas no Vale do São Francisco vai ficar prejudicando e com isso afetará a balança comercial e o volume de empregos na região.
“Os projetos de irrigação já param aos domingos e com a proibição das quartas-feiras agora ficarão dois dias por semana sem água. O pior de tudo isso que essa decisão não resolverá nada, a vazão média diária autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) nos reservatórios de Sobradinho e Xingó é da ordem de 600 m³/s, o que sai de Xingó vai para o mar e eles querem culpar as áreas irrigadas, isso é lamentável. Eles querem colocar culpas nas áreas, mais a culpa é da geração de energia”.
Ivan disse que o desemprego será grande. “Vai perder a qualidades das frutas e os produtores vão começar a vender menos, as frutas não vão para a exportação e isso vai ser uma tragédia”, concluiu.(Blog do Farnésio).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...