terça-feira, 20 de junho de 2017

Protesto repudia expulsão de PMs e classe pode parar na sexta

Ato marcado para esta terça (20) reunirá integrantes da categoria em frente à Assembleia Legislativa
Ação conjunta começou hoje com a distribuição de cartazes com alerta sobre o crime
Ação conjunta começou hoje com a distribuição de cartazes com alerta sobre o crimeFoto: Clemilson Campos/Arquivo Folha

A exclusão de dois dirigentes da Associação de Cabos e Soldados (ACS) das fileiras da Polícia Militar (PM), formalizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em publicação no Diário Oficial, acirrou ainda mais os ânimos da tropa contra o Governo do Estado. Nesta terça-feira (20), a partir das 13h, integrantes da categoria devem participar de um protesto contra a medida em frente à Assembleia Legislativa (Alepe), na rua da Aurora, área central da Cidade.

A possibilidade de uma paralisação de 24 horas na próxima sexta-feira, véspera de São João, embora considerada remota pelos dirigentes das associações militares, também vem sendo disseminada em grupos privados da categoria nas redes sociais.

Leia mais
SDS exclui os cabos Alberisson Carlos e Nadelson Leite da PM
Oposição critica expulsão de dirigentes da ACS-PE
Cabo Alberisson aciona advogados para tratar exclusão da PM


Alberisson Carlos e Nadelson Leite, presidente e vice-presidente da ACS, respectivamente, foram os líderes de duas passeatas por melhorias salariais ocorridas em dezembro de 2016. Ontem, em entrevista coletiva, eles classificaram a decisão da SDS como um ato de censura. “Foi uma exclusão de caráter político. Recebemos com tristeza, mas sem surpresa”, disse Alberisson. A entidade pretende recorrer da determinação.

Além das passeatas, os líderes também gravaram vídeos, nos últimos meses, criticando o Governo e defendendo a continuidade da operação padrão deflagrada em dezembro. O ato, considerado uma “greve branca”, reduziu o policiamento nas ruas, o que contribuiu para o aumento dos índices de violência no início do ano. 

A portaria que formalizou a exclusão afirma que Alberisson e Nadelson foram acusados de “tecerem críticas ao secretário de Defesa Social e comentários desonrosos ao governador do Estado”, além de terem fomentado a insubordinação dos membros da PM contra seus superiores “aproveitando-se de um momento acirrado de negociações salariais”.

O protesto de hoje está sendo convocado pelo deputado estadual Joel da Harpa (PTN), que é da oposição ao Governo do Estado e foi um dos líderes da greve da PM em 2014. 

“Foi uma atitude extremista e até de abuso de poder. É verdade que os policiais militares não podem ser sindicalizados, mas eles são funcionários do Estado e têm direito de buscar resolver suas demandas, por meio das associações que fazem esse trabalho. Pega muito mal, num estado democrático, uma atitude como a que foi tomada. Onde fica a liberdade de expressão?”, contestou. “Farei um pronunciamento no Grande Expediente e, em seguida, faremos o ato de protesto do lado de fora da Alepe”, completou.

São João
Já a paralisação de 24 horas no São João não seria contra a exclusão dos dirigentes da PM, mas, sim, contra o reajuste salarial concedido pelo Governo. O projeto de lei foi aprovado na Alepe em fevereiro, mas só passou a vigorar no contracheque recebido neste mês de junho. Segundo a cateegoria, um soldado teve um ganho real de R$ 120. 

As associações militares, porém, negam que estejam à frente desse movimento. “Não digo que não acontecerá. Pode haver pessoas articulando, mas não é algo que partiu de nós”, afirmou o presidente da Associação dos Praças, José Roberto Vieira.

Na semana passada, a SDS havia anunciado o esquema de segurança no São João em todo o Estado. Estão previstos 24.683 lançamentos de profissionais de segurança, 17,9 mil deles, só de policiais militares. (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS


União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...