quinta-feira, 29 de junho de 2017

Invasor do Alvorada é mensageiro da frustração

Reprodução TV Globo

Possivelmente o motorista que invadiu o Palácio da Alvorada com um carro, na noite de ontem, seja apenas um jovem confuso ou desequilibrado, mas o fato foi um sinal dos tempos. Até o final da noite as autoridades haviam informado apenas que ele acelerou abruptamente ao chegar à guarita e adentrou os jardins do Alvorada. Os seguranças atiraram e ele se refugiu na capela, sendo capturado sem ferimentos.
Se fosse um atentado ou uma ação de natureza claramente política, o alvo teria sido o Jaburu, onde reside Temer. Mas o Alvorada continua sendo o símbolo mais forte da Presidência, sendo mais conhecido até do que o Planalto, por conta de suas colunas inconfundíveis. Devemos procurar o significado do ato inconsequente e perigoso desse jovem. Ele sabia que sua ousadia teria consequências. Que poderia inclusive ter levado um tiro e perdido a vida. Se achava que o presidente residia ali, tanto pior. Quando começam a surgir na sociedade indivíduos dispostos a correr perigos para externar suas insatisfações, é sinal de que as coisas vão muito mal.
No Brasil deste momento o alto grau de insatisfação salta aos olhos e borbulha em todas as pesquisas. Há insatisfação com tudo e uma rejeição de 97% dos brasileiros ao presidente da República, que perdeu completamente as condições de governar ou reinventar seu governo mas continua agarrado ao cargo. Estamos chegando a um estado de anomia social, em que espocam comportamentos inadequados e irracionais para explicitar a frustração e o descontentamento. Nas camadas mais pobres da sociedade, os insatisfeitos escapam do ordenamento social buscando as drogas, a violência, o narcotráfico, as organizações criminosas. Nas classes médias costumam surgir outras válvulas de escape, como ações anarquistas e terroristas.
O prolongamento da crise, que passa pela permanência de Temer na Presidência, vai cobrar um custo elevado dos brasileiros. Prestemos atenção nos sinais da frustração. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...