sexta-feira, 30 de junho de 2017

Greve terá passeata e bloqueio em estradas em Pernambuco

Nove categorias devem aderir à mobilização geral contra reformas do Governo Temer. Metrô e bancos estão entre os que param
Maior ato unificado de centrais sindicais está previsto para as 15h, na Praça do?Derby, no Recife
Maior ato unificado de centrais sindicais está previsto para as 15h, na Praça do?Derby, no RecifeFoto: Anderson Stevens
Sindicatos de nove categorias de trabalhadores no Estado confirmaram que cruzarão os braços por 24 horas nesta sexta-feira (30) em adesão a uma mobilização nacional contra as reformas trabalhista e previdenciá­­ria propostas pelo Governo Fede­­­ral. Nessa lista estão bancários, metroviários, professores das redes estadual e municipal do Recife, metalúrgicos, policiais civis e funcionários dos Correios, do Detran e da Previdência.

Outras 13 classes não devem parar, mas envia­­rão representantes aos atos públicos programados. O maior deles, o “Arraial da Greve Geral”, ocorrerá às 15h, na Praça do Derby, no Recife. Também estão previstas interdições em estradas em pontos não divulgados.

Os bloqueios devem ser promovi­­dos pela Federação dos Trabalha­­dores Rurais (Fetape). As ações ao longo do dia ainda terão a participação da CUT, da Intersindical, da CSP Conlutas, da Força Sindical e das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. A ideia é repetir os efeitos do ato de 28 de abril. “Vamos ocupar as ruas”, garantiu o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, acrescentando que, após a concentração no Derby, será feita uma caminhada pelo Centro do Recife.

Os serviços das nove categorias que cruzarão os braços deixarão de funcionar total ou parcialmente. Nas delegacias da Polícia Civil, serão suspensas as ouvidas, a confec­­ção de boletins de ocorrência, as colhidas de depoimentos, investigações de rua e intimações. Serão mantidos o registro de flagrantes e o funcionamento do IML. Já os bancários farão piquetes na frente de agências. Só os caixas eletrônicos estarão dis­­­poníveis. Nas unida­­des do INSS, do Detran e dos Correios, não haverá expediente. 

Metrô
A CBTU anunciou que garantirá, hoje, a operação da Linha Centro do metrô do Recife (ramais Jaboatão e Camaragibe) só nos horários de pico - das 5h às 9h e das 16h às 20h.

 As composições serão pilotadas por supervisores, já que os demais funcionários resolveram aderir à greve de 24 horas. A Linha Sul (Cajueiro Seco) e o VLT não devem funcionar em nenhum horário do dia.
Quem vai parar hoje :
 Metroviários (parcialmente)
 Bancários
 Metalúrgicos
 Policiais civis (parcialmente)
 Funcionários do Detran
 Funcionários dos Correios
 Funcionários da Previdência
 Professores (rede estadual)
 Professores (rede do Recife)
Das 5h às 9h e das 16h às 20h haverá trens na Linha Centro do metrô (ramais Jaboatão e Camaragibe)
Das 9h às 16h e após as 20h não haverá trens na Linha Centro.
As alternativas são os ônibus dos seguintes terminais integrados:

 Camaragibe
 TIP
 Jaboatão
 Cavaleiro
 Barro
 Afogados
 Joana Bezerra

A Linha Sul e o VLT não operam 

A opção é recorrer às linhas de ônibus:

 TI Tancredo Neves (C. B Vista)
 TI Tancredo Neves (Príncipe)
 TI Tancredo Neves (Imip)
 TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
 TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) (Via:Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...