sábado, 3 de junho de 2017

GOVERNO TRUMP AGE PARA TORNAR SECRETO RELATÓRIO DE TORTURAS DA CIA

Documento produzido pelo Congresso dos EUA em 2014 mostra torturas contra detidos pela CIA; governo Trump trabalha para evitar que as informações do relatório venham a público.

SAUL LOEB

O governo Trump começou a devolver para o Congresso dos EUA um relatório de 2014 sobre um programa de detenção e interrogatório sob tortura da CIA, segundo informações obtidas pelo jornal "The New York Times" e pela agência de notícias Reuters junto a fontes do governo norte-americano.
Trump trabalha para dificultar o acesso público ao documento de 6.700 páginas. Documentos em posse do Congresso estão fora dos alcance das leis de acesso à informação americanas. É uma resposta de Trump aos parlamentares republicanos - o partido de Trump considera o relatório "excessivamente crítico à CIA".
Um resumo do relatório, publicado no fim de 2014, descreve as técnicas utilizadas para obter informações sobre a Al Qaeda nos anos seguintes ao atentado do 11 de setembro. O documento conclui que os interrogatórios foram mais brutais e menos efetivos do que a CIA alegou ao Congresso, à ocasião.
Entre as violências utilizadas estão espancamentos, simulações de afogamento, privação do sono por mais de uma semana e até alimentação retal. Dos 1119 suspeitos detidos pela CIA, 39 foram torturados. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...