sábado, 20 de maio de 2017

PSB diz que doações da JBS não foram repassadas à campanha de Paulo Câmara em 2014

Presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, divulgou comunicado em que nega repasses ao PSB de Pernambuco
Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB
Carlos Siqueira, presidente nacional do PSBFoto: Arquivo PSB

Em nota divulgada neste sábado (20), o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, saiu em defesa do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, citado na delação do diretor de Relações Institucionais da Holding J&F, Ricardo Saud, à Procuradoria-Geral da República (PGR). Siqueira afirmou que as doações realizadas ao PSB para fins eleitorais pela JBS, empresa controlada pela J&F, “não foram repassadas para o PSB/Pernambuco, tampouco, para a campanha eleitoral do governador Paulo Câmara, na eleição de 2014”.
Além de Câmara, foram citados na delação o ex-governador Eduardo Campos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o senador Fernando Bezerra Coelho, todos do PSB. No depoimento, Saud disse que o grupo tratou de uma “propina” de R$ 15 milhões para a campanha de Eduardo Campos à presidência da República.
Ele afirmou ainda que a JBS decidiu investir em Eduardo por ser “um cara novo, de futuro”. “Fui fazendo os pagamentos oficiais, notas fiscais, essas coisas. Com a morte de Eduardo Campos, o Paulo Câmara, Geraldo Julio me procurou (sic). Procurou e disse: ‘olha cara, temos que honrar aí, temos que organizar isso porque precisamos ganhar a eleição aqui agora, em Pernambuco, em homenagem a Eduardo Campos. O Paulo Câmara está aí para ganhar”, afirmou o delator.
Ainda de acordo com o executivo da JBS, o senador Fernando Bezerra Coelho foi beneficiado com as negociações. "O Fernando Bezerra foi beneficiado. Essa nota fiscal aqui de R$ 1 milhão foi para ele", explicou o delator.
Na sexta-feira (19), depois de as citações virem à tona, o governador Paulo Câmara repudiou a “exploração política do depoimento” e disse que o que foi dito “não corresponde à verdade”. “Não recebi doação da JBS de nenhuma forma. Nunca solicitei e nem recebi recursos de qualquer empresa em troca de favores. Tenho uma vida dedicada ao serviço público. Sou um homem de classe média, que vivo do meu salário”, afirmou.
Já o prefeito Geraldo Julio, em declaração por nota, esclareceu que “nunca tratou de recursos ilegais com essa empresa ou com qualquer outra”. “O próprio documento divulgado pela justiça registra que as doações feitas à campanha nacional do PSB não foram por troca de favores”, afirmou ainda.
O senador Fernando Bezerra Coelho, por sua vez, disse que todas as doações para sua campanha em 2014 foram “devidamente declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral” e que a sua defesa ainda não teve acesso aos autos da delação.
Veja a nota do presidente do PSB, Carlos Siqueira, na íntegra:
DECLARAÇÃO
Declaro a quem interessar possa que as doações da JBS realizadas ao Partido Socialista Brasileiro-PSB, para fins eleitorais, não foram repassadas para o PSB/Pernambuco, tampouco, para a campanha eleitoral do governador Paulo Câmara, na eleição de 2014. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS
Brasília-DF, 20 de maio de 2017

Carlos Siqueira, presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro-PSB

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...