quarta-feira, 10 de maio de 2017



Resultado de imagem para O ex-presidente Lula já está em Curitiba

O ex-presidente Lula já está em Curitiba, onde presta depoimento logo mais às 14 horas ao juiz Sérgio Moro; aparentando tranquilidade, Lula teve recepção calorosa de vários dos principais líderes do PT e da oposição ao governo de Michel Temer.
Deputados federais como o líder do partido, Carlos Zarattini, Zeca Dirceu, Benedita da Silva, Robinson Almeida, Elvino Bohn Gass, PAulo Teixeira, Wadih Damous, entre outros; senadores como Jorge Viana, Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann, governadores, líderes políticos e de movimentos sociais reforçam a mobilização em torno de Lula, apesar da intensificação da caçada judicial contra ele, com a recente decisão da suspensão do instituto que leva seu nome.
Leia reportagem da Rede Brasil Atual sobre o depoimento de Lula: 
Curitiba amanhece em clima de civilidade, mobilização e resistência pela democracia
Por volta das 10h desta quarta-feira (10), grupos de militantes já se dirigiam para a região central da capital paranaense, de onde devem manifestarão apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que presta depoimento ao juiz Sérgio Moro, previsto para as 14h. No entorno da sede da Justiça Federal em Curitiba, onde se dará o depoimento, forte aparato policial foi armado desde cedo, com pelo menos uma dezena de viaturas, um veículo blindado e outro de monitoramento, com câmeras de observação.
No acampamento Jornada pela Democracia, o clima é de mobilização, entusiasmo e otimismo, apesar dos atos de provocação, como um ataque com rojões ocorrido durante a madrugada. "O clima está muito bom. É um momento histórico para mandarmos um recado para o Brasil e o mundo", afirma o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que está em Curitiba e visitou o acampamento nesta manhã.
Ele afirmou que a solidariedade ao ex-presidente Lula se dá pela sua força simbólica. "Quando essa elite conservadora ataca o Lula, na verdade, ataca a todos nós, todos os setores da sociedade civil organizada, dos movimentos. Todo mundo se sente atacado."
Ele espera que Lula tenha uma "tarde inspirada", e destaca que o ex-presidente esperava por essa oportunidade para "que se faça Justiça". "O que não aceitamos é justiça seletiva. Justiça seletiva não é justiça, é violência." O deputado ainda ressaltou a "mobilização impressionante", com caravanas chegando de diversas partes do país.
Sobre o pedido de suspensão das atividades do Instituto Lula, Pimenta diz que a decisão não se sustenta, pois sequer houve pedido do Ministério Público Federal, configurando decisão arbitrária do juiz, "com o único objetivo de tumultuar e criar clima de insegurança e provocação."
Fernando, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que auxilia na coordenação do acampamento Jornada pela Democracia, diz que os ataques da madrugada surtiram o efeito contrário do pretendido. "O povo está cada vez mais motivado, mais animado. Não vai parar de chegar gente o dia inteiro. Vai ser um dia de festa. Não sairá de nós o primeiro soco, o primeiro tiro. Impor a vontade política à força."
Nívea Diógenes, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), diz que a mobilização em Curitiba é também contra as reformas pretendidas pelo governo Temer, que retira direitos dos trabalhadores. "Nós, do MAB, somos contra essas reformas e contra esse governo golpista."
Com reportagens de Mídia Ninja e Jornalistas Livres. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...