sábado, 13 de maio de 2017

No Dia D de vacinação contra gripe, enfermeiros e técnicos fazem greve

Profissionais ligados à Prefeitura do Recife reivindicam melhores condições de trabalho e denunciam postos de saúde sucateados
Vacinação
VacinaçãoFoto: Divulgação

Neste sábado (13), acontece o Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza que, no Recife, terá mais de 250 pontos de atendimento. No entanto, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE) confirmou que os profissionais ligados à Prefeitura do Recife estarão com atividades paralisadas durante todo o dia.

Em assembleia, a categoria decidiu não participar da campanha, segundo a presidente do SEEPE, Berenice Garces. “Os técnicos em enfermagem fizeram uma denúncia ao Ministério Público sobre as condições de trabalho. É preciso que a sociedade saiba em que estado estão os postos de saúde: sem materiais básicos, com geladeiras (que conservam as vacinas) sem funcionar, com paredes mofadas e sem segurança, sofrendo assaltos frequentes. É muito sério”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, foi feita uma convocatória aos profissionais e espera-se que eles compareçam à campanha de vacinação. O Tribunal de Justiça de Pernambuco expediu liminar que determina o retorno ao trabalho dos profissionais.

Campanha
A Prefeitura divulgou que as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Prefeitura do Recife estarão abertas para a campanha neste sábado (13). A vacina ficará disponível até o próximo dia 26 de maio. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). 

Devem ser vacinas contra a influenza crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente), indivíduos maiores de 60 anos, população carcerária, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada devem procurar uma unidade da Secretaria de Saúde do Recife para receber a dose. 

A doença
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...