terça-feira, 2 de maio de 2017

III Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal movimenta cadeia produtiva da região

Feira Juremal 1

Feira Juremal 13

No último final de semana (28,29 e 30), Juremal foi palco da terceira edição da Feira de Caprinos e Ovinos do distrito, que reuniu cerca de 400 animais e mais 6000 visitantes entre expositores, estudantes, visitantes e representantes de setores agropecuários da região. O evento que acontece às margens da BR 407, 40 km da sede, é uma realização da Agência de Desenvolvimento, Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL).
De acordo com o prefeito Paulo Bomfim, o segmento tem crescido consideravelmente no município e região. “A caprinovinocultura tem dado destaque – economicamente falando – ao município de Juazeiro, um setor que vem se consolidando e possibilitando um sustento de qualidade as famílias dos produtores. As feiras de caprinos têm confirmado este fato, e nós da administração, pretendemos potencializar e firmar cada vez mais esses eventos”, declarou.
O produtor José Reginaldo Gonçalves, que expôs caprinos da raça Anglo Nubiana, destacou a importância do evento. “As feiras tomaram tamanha proporção que para nós, a participação é de grande importância, pois é uma oportunidade de expor os animais e mostrar que a nossa região tem um potencial incrível. O evento hoje é uma vitrine para exemplares de diversas raças, incluindo as nativas”, observou.
Feira Juremal  18
Prefeito Paulo Bonfim prestigiou o evento
Além da exposição de animais e dos torneios leiteiros, o evento também contou com palestra sobre ‘previdência social e crédito agrícola’, oficina sobre silagem (processo de conservação de forragem), apresentações culturais, shows musicais e o espaço do empreendedor com presença de comerciantes de artesanatos e produtos culinários (doces, geleias, compotas, sequilhos, biscoitos) do distrito.
“Há cinco anos comecei a vender meus doces aqui na comunidade e na sede, sempre com muita disposição e vontade de crescer. Após as feiras de caprinos e do festival do doce de leite, pudemos divulgar com mais ênfase os nossos produtos e tanto a procura quanto os lucros aumentaram”, relatou a doceira Aldineide Raimunda Duarte.
Já o artesão, Anderson Silva de Petrolina, que há 22 anos trabalha com cerâmica, expôs esculturas em formato de caprinos. “Como vivemos a forte cultura do bode nessa região, resolvi me dedicar a esculpir réplicas de variadas raças e tamanho. É gratificante poder expor e ser valorizado pelo meu trabalho”, afirmou Anderson.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, o sucesso do evento se deve a união de todo o seguimento, prefeitura, instituições e produtores. “Hoje temos oficialmente, seis feiras que movimentam o setor agropecuário de Juazeiro, sobretudo a caprinovinocultura. Em quase todas as propriedades que visitamos na zona rural, encontramos animais com a genética melhorada, isso é fruto do trabalho da administração municipal junto às entidades parceiras e os produtores”, disse.
O evento também contou com a parceria da ADAB, Sebrae, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Banco do Nordeste, Cesol Sertão do São Francisco, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Rádio Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC, Univasf e Codevasf. “A feira já é uma referência em Juazeiro e demais municípios. Durante o evento os produtores buscam mais conhecimento e uma comercialização mais justa, sempre agregando valor à cadeia produtiva”, informou José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de pecuária da ADEAP e coordenador do evento.
Segundo o presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), Frank Wellington Chaves, o progresso dos criadores com a realização das feiras é evidenciado a cada ano. “Nós observamos a evolução genética dos nossos animais desde a primeira edição da feira. Tudo que aprendemos aqui, através das palestras e cursos oferecidos vem sendo estimulado no dia a dia”, declarou.
Vale destacar que o distrito de Juremal é detentor de grandes rebanhos de caprinos e ovinos, tebm sua economia voltada para agricultura de subsistência, a criação de animais, a comercialização de esterco para os projetos irrigados de fruticultura e a fabricação do doce de leite.(Ascom) (Vinicius).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...