quinta-feira, 2 de março de 2017

História Hoje: Há 48 anos, Concorde fazia voo inaugural de aeronave supersônica

Apresentação Dilson Santa Fé
Resultado de imagem para avião concorde por dentro
Foto ilustração/internet

Março de 1969, o Concorde voa pela primeira vez. O voo inaugural da aeronave supersônica foi impecável.

Em meio a Guerra Fria, a Inglaterra e a França se uniram para construir um avião com velocidade supersônica que pudesse transportar passageiros. O Concorde começou a ser projetado em 1965. O avião anglo-francês decolou de Tolouse, na França e voou por quase meia-hora até aterrissar. O piloto, Andre Turcat, disse que finalmente o grande pássaro voava muito bem.

Durante o teste a três mil metros de altitude, a aeronave não ultrapassou os 480 quilômetros por hora, entretanto, o avião pode atingir a velocidade máxima acima dos 2 mil quilômetros por hora, ultrapassando a velocidade do som.

 Resultado de imagem para avião mais veloz da frança
Foto ilustração/internet

Eram três e meia da tarde e os ventos eram fortes. Testes anteriores haviam sido cancelados devido as más condições do tempo.

O ruído dos motores, enquanto taxiava na pista abafou os aplausos da imprensa convidada para o evento. A aeronave, ao tocar o solo utilizou além do sistema de motor reverso para reduzir a velocidade disparou o paraquedas freios. Assim que a tripulação emergiu no topo da escada de desembarque, o comandante sinalizou positivamente com os polegares.

O consórcio era formado pela britânica British Aircraft Corporation e a francesa Aérospatiale. A expectativa era que o Concorde entrasse em operação comercialmente em 1973, reduzindo o tempo de voo entre Londres e Nova York de 7 horas e 40 minutos para 3 horas e meia.

Resultado de imagem para avião mais veloz da frança

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores. (EBC).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...