terça-feira, 28 de março de 2017

Cientistas alemães ativam maior sol artificial do mundo

Markus Hauschild - Centro Aeroespacial Alemão/Reprodução

Cientistas do Instituto de Pesquisa Solar do Centro Aeroespacial Alemão ativaram no o maior sol artificial do mundo, na cidade de Juelich. Semelhante a uma colmeia gigante, o Synlight é formado por 149 holofotes com lâmpadas de xenon de arco curto que, focalizadas em um espaço de 20x20cm, podem produzir o equivalente a 10 mil vezes a quantidade de radiação solar que normalmente incidiria sobre a mesma área, chegando a uma temperatura 3 mil vezes mais alta. O objetivo do aparato? Testar novos modos de produzir hidrogênio, considerado o combustível do futuro. O procedimento ocorreu em 23 de março de 2017.
Apesar de sua volatilidade, a abundância do hidrogênio (é o elemento mais comum do universo) faz com os cientistas ao considerem a melhor alternativa para a produção de combustíveis livres de emissão de carbono. Porém, na Terra, ele raramente é encontrado sozinho; e a forma mais comum de obtê-lo é separando-o do oxigênio da água usando eletricidade, em um processo chamado eletrólise. A ideia é que o Synlight ajude a encontrar um modo de fazê-lo usando tão somente a energia solar, reproduzindo em maior escala experimentos já realizados em laboratórios menores.
Diretor do instituto, Bernhard Hoffschmidt afirmou ao jornal Daily Mirror que os cientistas esperam, após dominar o processo de produção com o Synlight, aumentar sua escala progressivamente e, em cerca de dez anos, alcançar nível industrial. Mas o equipamento tem um alto custo: para montá-lo, foram gastos € 3,5 milhões. Em apenas quatro horas de uso, ele necessita de tanta eletricidade quanto gasta uma casa com quatro pessoas em um ano. Por isso, o objetivo é que as pesquisas passem a usar a luz solar verdadeira num futuro próximo. Fonte: (CuriosaMente).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...